ZedeJesusBarreto comenta que foi apenas um gol de pênalti que selou a vitória do rubro-negro
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
13/02/2022 às 18:43
Vitória da Conquista 0x1 Vitória
Foto: Luan Ferreira/Rede Bahia
Bastou um gol, de pênalti, no final do primeiro tempo (1 x 0) e o rubro-negro da capital ganhou o clássico Vi x Vi, no sudoeste, somando mais três pontos, passando Bahia e Atlético de Alagoinhas na tabela de classificação, ocupando agora o quarto lugar. O Vitória da Conquista até criou boas chances de gol na segunda etapa, mas desperdiçou e continua em derradeiro lugar, segurando a lanterna. O Leão não fez uma grande partida, mas brigou, venceu fora de casa e está na mira pelo título baiano, de novo.
*
- Classificação
O Jacuipense lidera, com 12 pontos e ainda não jogou na rodada, bem como o Bahia de Feira, em segundo lugar, com 10 pontos. O Barcelona de Ilhéus também com 10; EM quarto lugar, agora, o Vitória, com 8 pontos. O Atlético de Alagoinhas tem 7, e o Bahia tem seis, no sexto lugar, fora da zona de classificação. Na rabada, Juazeirense e Vitória da Conquista.
*
No Lomantão
- Conquista, sudoeste baiano, tarde domingueira, sol maneiro, sem chuvas, pouca gente na arquibancada, mas a batucada presente, incentivando. Gramado fofo, meio pesado por conta das chuvas da madrugada na região, relvado desnivelado, mas verdinho. E as árvores, em volta, emoldurando o belo estádio Lomanto Jr.
- De treinador novo, o time da casa, o Bode de Conquista, na lanterna, tentava ganhar a primeira, de uniforme verde. O Vitória da capital, em 6º lugar, com seu padrão rubro-negro tradicional, precisava vencer para subir na tabela de classificação.
*
Com bola rolando ...
- A partida começou em ritmo lento, o rubro-negro com mais posse de bola, trocando passes, o time de verde fechadinho atrás, marcando forte no meio-campo e apostando num lance de contragolpe. Poucas jogadas de área, sem proveito.
- Aos 28’, Eduardo bateu falta de longa distância, pelo alto, o goleiro Nilton espalmou. A resposta do Bode aconteceu dois minutos depois, com um chute forte, rasteiro e certeiro de Rafael Granja, Lucas Arcanjo catou no rodapé. O Conquista foi se soltando aos poucos.
- Nada acontecia, nenhum lance de área, mas, aos 45’, após cobrança de escanteio em favor do rubro-negro, a bola chutada e carambolada na área bateu na mão do zagueiro, o árbitro em cima marcou o pênalti.
- Gol ! 1 x 0 Vitória, Jadson de pênalti. Bateu forte no canto, o goleiro foi mas não chegou a tempo. Primeiro gol do veterano meia com a camisa rubro-negra.
Fim do primeiro tempo, fraco tecnicamente, igual, mas o Leão saiu na frente, de pênalti.
*
Segunda etapa com o gramado já bem sombreado. Um recomeço animado.
- Aos 2’, o Bode assustou, num lançamento longo, a bola dividida entre Johny e Lucas Arcanjo que saiu arrojado e conseguiu desviar a escanteio. Aos 4’, a resposta com um chutaço de longe de Eduardo, para a defesa em dois tempos de Nilton. Aos 5’, Johny perdeu, cara a cara, depois de limpar a marcação, na frente da pequena área. Aos 6’, boa trama do time da casa, Guilherme disparou e Lucas Arcanjo salvou. Na sequência, Granja arejou pela esquerda e visou o canto, colocado, Lucas Arcanjo voou e espalmou, evitando o gol de empate.
Em oito minutos, toda a emoção que não houve na primeira etapa. O jogo ficou mais corrido e aberto, franco, melhor de ver. O Conquista encarou e assustou o rubro-negro, a ponto de Dado Cavalcanti logo trocar Jadson e Queiroz (pouco produziram e cansaram) por Renan e Roberto, mais fôlego. No time da casa, saiu Rodrigo, entrou Fabiano.
- Aos 16’, Allan cruzou da direita e Roberto testou de frente, no travessão de Nilton. Eduardo bateu falta por cima, da entrada da área, aos 23’. Com as substituições feitas por Dado, o Leão voltou pro jogo, equilibrou. Com o tempo passando, começou a travar o ritmo do adversário e garantir a vantagem no placar, mais fechadinho atrás, sem pressa.
- Aos 31’, novamente Eduardo encheu o pé de fora da área para outra boa defesa de Nilton. Aos 45’, Guilherme recebeu de cara com Lucas Arcanjo e bateu pra fora, muito em baixo da bola, perdendo a chance do empate. Jogo administrado, deu Leão.
*
Destaques
Lucas Arcanjo garantiu atrás, Eduardo o mais lúcido no meio.
*
Escalações
- Vitória da Conquista: Nilton, Marcelinho, Mailson, Tiago e Rivaldo; Rodrigo (Fabiano), Darlan e Rafael Granja; Alex Sandre ( Caio Jambeiro), Guilherme e Johny. Treinador, Ferreira.
- Vitória: Lucas Arcanjo, Yuri (Alemão), Cassiano, Ewerton Páscoa e Vicente (Salomão); João Pedro, Alan Santos, Jadson (Jefferson Renan) e Eduardo; Queiroz (Roberto) e Luidy (Erick). Treinador, Dado Cavalcanti.
- Árbitro, Ricarle Gustavo Batista.
**
- No dia 3 de março, uma quinta-feira, às 19 h, o Vitória estreia na Copa do Brasil, contra o Castanhal, no estádio Baenão, em Belém. Jogo único. Basta um empate e o Leão baiano segue na competição. Perdeu ... cai fora.
**
A 5ª rodada do Baianão fecha na quarta-feira próxima, dia 16:
- Jacuipense x Bahia de Feira, o líder e o vice-líder da competição.
**