Esporte

QUE DECEPÇÃO! BAHIA PERDE PARA O BARCELONA DE ILHÉUS NA FONTE NOVA 0X1

Bahia descendo a ladeira
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 10/02/2022 às 00:02
Bahia 0x1 BCN Ilhéus
Foto: Felipe Oliveira
 
 
 O torcedor que foi à Fonte Nova ver o seu Bahia jogar saiu do estádio indignado com o futebol medíocre da equipe, que corre o risco de não se classificar para a segunda fase do campeonato baiano. O Barcelona, de Ilhéus, debutante na competição, venceu o ex ‘poderoso’ Tricolor, 1 x 0, com competência, na bola. Em campo, um Bahia de envergonhar a história da equipe que tem 49 títulos baianos. 

  Chiadeira, protestos, danações à vista pra cima do presidente Bellintani e do treinador Guto. O elenco é muito fraco tecnicamente. Como encarar o Nordestão e a Série B com esse time? 
*
 Com o resultado, o Barcelona subiu para o terceiro lugar na tabela de classificação, com 10 pontos, atrás apenas do líder, Jacuipense (com 12) e do Bahia de Feira (com 10). O Atlético de Alagoinhas tem 6 pontos mas ainda joga.  O Bahia está em 5º, com 6 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo rival Vitória (com 5), que joga no final de semana, no Sudoeste, contra o Vitória da Conquista.  Esse é o Baianão !
**
Fonte Nova 

- Noite limpa de quarta, verão, 1.500 torcedores nas arquibancadas. Abertura da quinta rodada do Campeonato Baiano. 
- Bahia com a beca branca, tradicional; o time de Ilhéus com camisas vermelhas.
*
 Com bola rolando ... 

O Barcelona começou encarando, buscando o ataque, mas a primeira chance de gol foi do Bahia, logo aos 3 minutos; Raí cruzou da direita, linha de fundo, e Rodallega perdeu a chance na pequena área, a bola bateu na canela do colombiano e subiu.

 O Tricolor aos poucos foi avançando suas linhas e o time ilheense se fechando, marcando duro, apostando nos contragolpes.  O Tricolor com uma saída, passagem de bola muito lenta, previsível, passes laterais e pra trás, um joguinho sem profundidade, pouco agressivo. O tempo ia passando, 27 minutos, nada acontecia. 
  Aos 29’, Cirino recebeu na entrada da área e bateu seco, rasteiro, para boa defesa de Djair. Na resposta ...  
- Gol ! 1 x 0 Barcelona. Arnold, aos 30’. Os visitantes evoluíram pela esquerda, a marcação frouxa, e a bola foi recuada de fundo para a chegada do lateral camaronês Arnold, livre, na frente da grande área inimiga; ele ajeitou e bateu firme, colocado, abrindo o placar.  
- Aos 38’, Rezende arriscou de longe, o goleiro Djair espalmou no rodapé.  
 Um Bahia irreconhecível, bur(r)ocrático, numa primeira etapa opaca, e vaias do torcedor na descida da equipe para o vestiário. O 4-4-2 de Guto não funcionou, sobretudo pela atuação horrível dos meias Daniel e Raí, que não marcaram e nada construíram. Placar justo, o time de Ilhéus foi coletivamente melhor, bem postado, atacando só na boa.
  *
 No intervalo, Guto lançou Borel, Patrick e Marco Antonio, tentando mudar o panorama da partida, o jeito de jogar e o placar. 

-  Aos 2’, Borel recebeu em profundidade pela direita e bateu forte para defesa de Djair. O Tricolor buscava o ataque e o Barcelona na moita, mascando, gastando tempo, marcando com intensidade, quebrando o ritmo adversário, fechadinho, garantindo a vantagem. Aos 17’, Marcelo Ryan no lugar de Cirino.  Aos 20’, Djalma bateu falta, rasteira, Djair rebateu, ninguém aproveitou o rebote. Aos 29’, enfim, um chute de Daniel, aquele ‘peteleco’ nas mãos do goleiro. 

O Tricolor fazia uma pressão...  inócua, sem criatividade, com muitos passes errados e  raras finalizações. O tempo ia passando, a torcida indócil.  Uma derrota inaceitável, mas justa. 

*
Destaques

A vontade e a aplicação tática, coletiva da equipe do Sul do Estado. Djair seguro, a zaga sem erros, o bom lateral camaronês Arnold, o meio-campista Ramires ...

 E só.
*
- Guto Ferreira escalou: - Danilo Fernandes, Jonathan (Borel), Henrique (estreante), Luis Otávio e Djalma; Willian Maranhão (Patrick), Rezende (Luis Henrique), Daniel e Raí (Marco Antonio); Cirino (Marcelo Ryan) e Rodallega. 

- O Barcelona de Ilheus dirigido pelo auxiliar Wellington Pereira (Sales, o treinador, suspenso): Djair, Dinda, Guga, Marabá e Arnold; Ramires, Miquéias, Jean Lucas; Vitinho, Almir e Kel. (Cleitinho, Marcelo Pano, Rambo, Ze Roberto)
Arbitragem de Emerson de Almeida. 
**
 O outro jogo da noite, pela 5ª rodada: Atlético de Alagoinhas x Unirb.  
**
Mundial de Clubes

- O Palmeiras vai mesmo enfrentar o Chelsea, da Inglaterra, atual campeão europeu, em Abu Dhabi, na final do Mundial de Clubes. Com dificuldades, até algum sufoco, o Chelsea venceu o Al Hilal, da Arábia Saudita, por 1 x 0, gol de Lukaku, na tarde dessa quarta.  
   O jogo do título, da Taça de Campeão do Mundo acontece no sábado, 13h30. Os palmeirenses estão eufóricos, acham que dá pra vencer.