Esporte

BAHIA DE FEIRA VENCE ATLÉTICO DE ALAGOINHAS E DERRUBA TABU 1X0

ZédeJesusBarrêto comenta jogos do campeonato baiano de futebol
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 30/01/2022 às 19:22
Bahia de Feira 1x0 Atlético 0
Foto: REP


 Campeão baiano e vice na parada, rivalidade e um tabu de dois anos quebrado: deu Bahia de Feira, o vice, 1 x 0, com mais um gol do cascudo meia Diones, decisivo. O Carcará, atual campeão baiano, perdeu a sua segunda partida seguida (no meio da semana levou 1 x 0 do Barcelona de Ilhéus, 3ª rodada), tem dois jogos sem fazer gols, e também perdeu a vice-liderança da competição para o rival feirense. 

  O líder, com 100 % de aproveitamento, é o Jacuipense, 9 pontos ganhos. O Bahia de Feira tem 7. Atlético tem 6 e o Bahia tem 5. O Vitória tem 4, é o quinto colocado.
 
A terceira rodada segue e fecha, na noite desse domingo, Juazeirense x Vitória da Conquista.
*
Na Arena Cajueiro 

 Repeteco da final do campeonato 2021, ano passado, que deu Atlético. Tarde nublada, abafada, 31 graus, mas sem chuvas em Feira de Santana, nesse domingo, fim de janeiro. Público pequeno e controlado nas arquibancadas (355 pessoas espaçadas presentes), gramado sintético, liso, rápido.

- Atlético de branco predominante, o Bahia de Feira de azul escuro. Valendo já pela 4ª rodada.  
*
Bola rolando

 - Muito equilíbrio e briga na disputa de bola pelo meio campo. Garra, ritmo mas sem penetrações, sem chances de gol, até que ...

- Gol ! 1 x 0, Diones, aos 24 minutos. Saída em falso dos visitantes campeões, Caíque roubou e achou o veterano meia Diones livre, pelo meio; da meia lua, o tiro certeiro na saída do goleiro, abrindo o placar para os donos da casa.
- Aos 47’, o Atlético chegou às redes, após escanteio e uma dividida de bola aérea entre o goleiro Adilson e Jerry, que empurrou de cabeça; mas o árbitro voi falta do atacante no goleiro.

  Equilíbrio de ações, na primeira etapa, muita briga pela posse de bola, mas o Bahia de Feira foi mais objetivo, buscou o gol e teve melhor aproveitamento. 
*
 Sol de mormaço, fim de tarde. Recomeço, na segunda etapa, com o mesmo panorama. Rivalidade, cautela, jogo duro mas na bola. O Campeão, perdendo, com mais pressa, tentando por velocidade, indo pra cima. O Vice-campeão bem postado, sem permitir penetrações em sua área. 

 Muitas bolas longas, poucas tramas, raras oportunidades. Aos 16’, num contragolpe, Deon recebeu na grande área, livre, ele e o goleiro... o artilheiro feirense desperdiçou, bateu pra fora.  O Carcará tem mais volume de jogo, mas o Tremendão resiste e chega com mais perigo nos contragolpes. 

 - Aos 30’, Testada de Deon nas mãos do goleiro. Aos 36’, do outro lado, testada de Tetéu, cara a cara, para defesa no susto de Adilson. O Carcará na pressão, tentando o empate, todo na frente até o apito final, mas pouco finalizou. Aos 56’, Miller bateu firme da entrada da área, mas Adilson voou, espalmou e evitou o empate, garantiu o triunfo do Bahia de Feira.  
*
Destaques? O rodado Diones, de meia, comandando. Adilson garantiu atrás e Deon perdeu duas chances incríveis de golear.
No Atlético, Dionísio e Miller foram os mais lúcidos. 
*
Escalações
- Bahia de Feira, o Tremendão : - Adilson, Welisson, Ricardo Silva, Marcelo e Cazumba; Gustavo (Victor), Diones (Bruninho), e Jonathan; Catarina (Ze Oliveira), Deon (Ruan), Caíque (Wilson). Treinador, Flávio Araújo. 

- Atlético, o Carcará de Alagoinhas: - Fábio, Edson (Paulinho), Iran, Bremmen e Mateus Leal (Reninha); Lucas (Tetéu), Dionísio, Miller, Thiaguinho; Gabriel (Emerson)e Jerry (Rael). Treinador, Agnaldo Liz.  
- Arbitragem de Marielson Silva, experiente.
*
Juazeirense x Vitória da Conquista, na sequência da rodada, à noite. Na beira do São Francisco, cheio e belo, fechando a rodada.
*
No meio de semana, quarta-feira, 19h, acontece o clássico Vitória x Bahia, no Barradão (pela 4ª rodada do Baianão). É o primeiro clássico Ba x Vi da temporada. 

**

 Eliminatórias Copa 2022  
 Na terça-feira, às 21h30, a seleção brasileira de Tite recebe o Paraguai, no Mineirão. Cumpre tabela, apenas, o Brasil líder, invicto e já classificado para a Copa do Catar, em novembro. Hora de testar atletas novos e formas alternativas de jogar. Mas... o que se pode esperar do treinador conservador Tite? a ver.