Esporte

COM INVESTIMENTOS 9 BILHÕES NOVO ESTÁDIO SAN SIRO TERÁ MENOS CONCRETO

Com Corriere della Serra
Da Redação , Salvador | 29/10/2021 às 18:42
Complexo esportivo San Siro com hotel e shopping nos arredores
Foto: CDS
   O jogo do novo estádio San Siro está desbloqueado. O prefeito Beppe Sala é claro: “Acredito que o conselho pode agir rapidamente para deliberar sobre o interesse público”. O nó derreteu. Os clubes reduziram os volumes dos prédios ao redor do estádio, voltando aos limites do PGT para hotéis, escritórios e shopping centers. Resumindo: mais cálcio, menos cimento. E uma certeza: a cerimônia de abertura das Olimpíadas será no "velho" Meazza. Não há mais tempos técnicos para a construção da nova arena.

O prefeito recebeu o acordo com o Inter e o Milan na cúpula da sexta-feira, 29 de outubro, no Palazzo Marino. À mesa estiveram o presidente rossonero Paolo Scaroni e o presidente do Inter, Alessandro Antonello. «Representei a posição do Município perante as equipas - afirma num post no Instagram - Existem três pré-requisitos fundamentais para poder avançar para a fase executiva do projecto do estádio. A primeira é que o novo estádio terá que respeitar substancialmente as linhas e os volumes contidos no estudo de viabilidade já apresentado à administração. 

O segundo ponto apela a uma reconversão da zona do actual San Siro de forma a desenvolver o projecto do distrito desportivo e de entretenimento, num contexto verde (também neste caso de acordo com o dossiê já apresentado) ”. Por fim, em terceiro e último ponto, “as concessões de direitos volumétricos para o desenvolvimento urbano acessório ao estádio” não prejudicam o que é permitido pelo Plano de Governo do território em vigor. Traduzido: o impacto urbano na área será amenizado, de forma a satisfazer (talvez) até os comitês de moradores e a oposição interna dos Verdes. “As duas empresas concordaram com essas propostas”. Veremos os outros.

Os índices volumétricos

Começou de 0,63, depois caiu para 0,51, mas a Pgt para essa área fornece um índice volumétrico de 0,35. A questão da redução de volumes para os dois distritos (Multifuncional e Sport & Entertainment) é o ponto em que as negociações entre o Município e as duas equipas foram desbloqueadas. A participação no índice de construção territorial superior ao previsto pela Pgt, igual a 0,16, equivalia a uma área bruta a mais de 46.679,40 metros quadrados. No último estudo de viabilidade, apresentado no final de 2020, as duas equipas justificaram o excedente de volumes com a necessidade de fazer face a toda a operação, num investimento total de 1,2 mil milhões de euros. Agora voltamos aos valores da Pgt: 0,35. E então você pode começar com a operação de palco.