ZédeJesusBarrêto comenta a situação critica do Bahia que joga sábado contra o Atlético do Paraná
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
06/10/2021 às 07:26
Timão reencontra a torcida
Foto: Ag Corinthians/Rodrigo Coca
Com um jogador a menos em campo desde o final da primeira etapa (Lucas Araújo cometeu pênalti e foi expulso) o Bahia não suportou a pressão e levou 3 x 1 de virada do Corínthians, em São Paulo. A partida marcou a volta de parte da torcida às arquibancadas, mais de 800 dias depois da suspensão de público nos estádios por conta da pandemia.
Mesmo atrás, fechado e sem criatividade ofensiva, o Bahia abriu o marcador, numa cobrança de pênalti, marcado com a participação do VAR. Mas, antes de o árbitro apitar fechando a primeira etapa o time paulista empatou, também de pênalti e o Bahia teve um jogador expulso. Complicou. O time continua sem padrão de jogo, sem pegada e errando muitos passes.
Com o resultado, o Bahia segue na zona de rebaixamento (e pode afundar mais com a sequência da rodada) em 17º lugar, e o Corínthians subiu na tabela, chegando ao 4º lugar, com 37 pontos ganhos.
*
Na Arena do Curinga
- Com o retorno aos poucos da torcida - cerca de 15 mil pessoas presentes, rigores protocolares nem sempre cumpridos -, valendo pela 24ª rodada.
- Há mais de mês o time paulista não perde e há uns 20 anos o Bahia não o vence.
- O Corínthians entrou em campo com 34 pontos, em 6º lugar; o Bahia com 23 pontos apenas em 22 jogos, a corda no pescoço, na zona da degola.
- Noite limpa em SP, ótimo relvado do Neo Química Arena. O time da casa com camiseta branca e o Bahia de tricolor.
*
Com bola rolando ...
Clima animado, motivação das arquibancadas, emoção estampada nos rostos.
- O Corínthians com a iniciativa, tentando empurrar o adversário pra trás, impondo ritmo, trocando passes. O Bahia postado, marcando, ocupando os espaços, dificultando as ações inimigas, mas sem achar o contragolpe, errando muitos passes.
- Olhe o VAR ! Aos 28’, numa rara bola alçada na área do Corínthians, Gil tirou de cabeça, mas arbitragem de vídeo detectou o puxão do lateral Piton em Gilberto, na área. O árbitro checou o vídeo e marcou o pênalti.
- Gol ! 1 x 0 Bahia, aos 32’. Gilberto bateu com calma, deslocando Cássio, abrindo o placar.
Aos 37’, Renato Augusto bateu falta perigosa, Claus espalmou. Aos 46’, após mais uma bola perdida à toa no meio campo, o Corínthians evoluiu em velocidade pela direita, Giuliano arriscou forte, de frente, da entrada da área, a bola bateu no braço de Lucas Araújo e o árbitro, próximo, marcou o pênalti. Pior, ainda expulsou o apoiador do Bahia, que já tinha levado o cartão amarelo em lance anterior de falta.
- Gol ! 1 x 1, Corínthians, aos 48’. Roger Guedes bateu bem a panalidade, deslocando o goleiro Clauss, no derradeiro minuto do primeiro tempo.
*
No intervalo, Gilberto saiu bradando, falando de erros bobos seguidos, cobrando mais empenho e seriedade dos companheiros em campo. Um empate que chegou em má hora, no final da primeira etapa, e com expulsão, mas justo. O Corínthians teve mais a bola e jogou quase o tempo inteiro no campo do Bahia.
O que Dabove poderia fazer nos vestiários?
*
O Corínthians lançou o centroavante Jô no lugar de William, pra cima, na pressão, pra vencer, explorando a vantagem de um atleta a mais em campo. Dabove não mexeu.
- Gol ! 2 x 1 Corínthians; Cantillo, de cabeça, desviando na frente da pequena área uma falta cobrada por Fagner da direita, Gilberto ficou espiando, apenas. A bola foi no ângulo, descaindo do lado oposto. Aos 9 minutos, a virada.
- Aos 13’, um bombardeio paulista, Claus fez duas defesas seguidas, difíceis, evitando o terceiro. Um Bahia acuado. Aos 17, Luizão e Ruiz nos lugares de Thonny Anderson e Daniel, que pouco produziram. Aos 22’, nova intervenção de Clauss, trabalhando bem no chão.
- Gol ! 3 x 1, Jô, aos 24’. Chute forte de Gabriel, Claus deu rebote e o centroavante finalizou, ampliando.
- Aos 27’, o primeiro chute do Bahia na direção do gol corintiano. Trama coletiva, chute de Gilberto, da meia lua, nas mãos de Cássio. O Corínthians com as rédeas, administrou até o final. Mais uma derrota tricolor, a 7ª fora de casa.
*
Destaques
Apesar do rebote, no terceiro gol, Claus fez boas defesas. Nino bem superior a Capixaba. O miolo de zaga suportou o quanto pode. Do meio pra frente... nada.
*
Escalações
- Corínthians : Cassio, Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Cantillo (Gabriel), Guiliano e Renato Augusto (Luan); William (Jô), Gabriel Pereira (Gustavo) e Roger Guedes (Adson). Treinador, Silvinho.
- Bahia : Claus, Nino, Gustavo Henrique, Luis Otávio e Capixaba; Lucas Araujo, Patrick, Daniel (Ruiz) e Mugni (Edson); Gilberto (Ronaldo) e Thony Anderson (Luizão). Treinador, Diego Dabove.
- Arbitragem alagoana; Denis Ribeiro Serafim no apito, com VAR.
**
Sábado, dia 9, às 19 h, na Arena da Baixada, Athlético PR x Bahia, pela 25 ª rodada.
**
Pela Série B, o Vitória recebe o vice-lanterna Confiança, no Barradão, também no sábado. O jogo pra voltar a vencer, fazer gols.
**
Eliminatórias Copa 2022
A seleção brasileira, comandada por Tite, já está em Bogotá/Colômbia, preparando-se para três jogos valendo a classificação antecipada para a Copa do Mundo no Catar.
O primeiro é na quinta-feira, pela 11ª rodada, em Caracas, contra a Venezuela.
Pela 5ª rodada, atrasada em função da pandemia, encara a Colômbia, no domingo, em Barranquilla.
Fechando o pacote, joga na Arena de Manaus contra o Uruguai, no dia 14, valendo pela 12ª rodada, com alguma plateia nas arquibancadas.
A seleção brasileira lidera a competição, com 24 pontos ganhos, 100 % até agora de aproveitamento.
**