E agora vai pegar o Goiás
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
30/09/2021 às 06:06
Vitória 0x0 Botafogo no Barradão
Foto: ECV
São quatro jogos sem fazer gol e 13 empates na competição. Outro 0 x 0 no Barradão, dessa vez contra o Botafogo, e o Rubro-negro baiano sentou praça na zona da degola, agora com 26 pontos e em 18º lugar na tabela de classificação, a três pontos de distância do Brusque, a primeira equipe fora da zona e com um número de triunfos superior ao do Vitória.
O time baiano, que so marcou na primeira etapa, até fez um segundo tempo equilibrado, criou algumas boas chances de golear e jogou uns 15 minutos com um atleta a mais em campo, após a expulsão do zagueiro Kanu, do Botafogo. Então, o treinador Wagner Lopes arriscou tudo, trocou jogadores e lançou-se ao ataque, buscando o triunfo, mas logo Samuel, mal tinha entrado, também foi expulso e o final foi dramático, o Botafogo em cima.
A crise continua.
*
No Barradão
- Com algum trocado no bolso, já que a diretoria pagou algum salário devido aos jogadores, o Vitória entrou em campo mais motivado, focado em vencer e sair da incômoda situação, entre os últimos na tabela de classificação.
- O time baiano com sua tradicional beca rubro-negra e o Botafogo do Rio, vice-líder, todo de branco.
- Noite primaveril, limpa, arquibancadas vazias e bom gramado.
*
Com bola rolando
- Com apenas um minuto de jogo, Marco Antonio (ex-Bahia) penetrou livre pelo meio da zaga rubro-negra e bateu no canto, rasteiro e colocado; raspou o poste, quase abrindo o marcador. O time carioca começou pressionando, dando as cartas, como se fosse o dono da casa.
- Só depois dos 10’ o Vitória conseguiu sair da defesa e aos 13’ Roberto puxou um bom contragolpe pela esquerda; no cruzamento, Manoel, bem posicionado na frente da pequena área, testou por cima. O Leão foi equilibrando, fazendo uma marcação forte no meio-campo. O Botafogo tinha mais a bola mas não conseguia penetrar na zaga baiana.
- Aos 29’, Roberto tentou de longe, da esquerda, cobriu o travessão. Aos 32’, Navarro arriscou da intermediária, passou distante. Aos 37’, os cariocas tramaram bem e Chay disparou da meia lua para o goleiro Lucas Cândido rebater com dificuldade.
Foi só, numa primeira etapa disputada mas sem grandes emoções. O Botafogo teve mais a bola e articulou mais com bola no chão, a despeito dos muito passes errados. O Vitória correu e marcou muito, criou pouco; o goleiro carioca não foi molestado.
*
No intervalo, Enderson Moreira fez duas modificações, mexendo no lado direito da equipe; Wagner Lopes manteve a estrutura cautelosa do Vitória na primeira etapa. Mas era preciso fazer gols, avançar as linhas, chegar na área inimiga, usar velocidade e habilidade. Aos 6’, Bruno fez boa jogada mas finalizou fraco e sem direção. Uma segunda etapa de começo mais parelho.
Aos 15’, uma mudança mais ousada de Wagner Lopes: trocou o apoiador uruguaio Pablo, já com cartão amarelo, e colocou o atacante Caíque. Aos 18’, Renan fez um cruzamento longo, da esquerda, e Manoel testou firme mas errou o alvo; passou perto. O Leão fustigando mais, buscando o gol. Aos 20’, após cobrança de escanteio da esquerda, o goleiro Diego saiu mal, soltou e quase o Vitória abriu o marcador, com Matheus finalizando prensado pela zaga botafoguense.
- Aos 24’, após uma falta boba no meio campo em Manoel, o sagueiro Kanu recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Vitória então com um atleta a mais em campo. Enderson logo tirou Chay e recompôs a zaga com Ewerton. O panorama agora se desenhava mais favorável ao rubro-negro. Pressão total, pois, em busca do triunfo.
- Aos 31’, Caique acertou um chute da direita, Diego defendeu. Van e Samuel em campo nos lugares de Raul Prata e Rend. Ao ataque ! Aos , Samuel, mal tinha entrado, deu uma cotovelada no rosto de Gilvan e foi expulso pelo árbitro, depois de consultar o VAR. De nada adiantou a vantagem, pois.
O árbitro deu um acréscimo de 9 minutos. Aos 47’, Rafael Moura finalizou, depois de um bate-rebate na área do Vitória; o bandeira apontou impedimento e o VAR foi acionado. Gol anulado. Ufa!
Outro empate do Vitória.
*
Escalações
- Vitória : Lucas Cândido, Raul Prata, Wallace, Matheus e Renan; Rend, Pablo Siles, João Pedro, Bruno (Gabriel Bispo) e Roberto; Manoel. Treinador, Wagner Lopes.
- Botafogo : Diego Loureiro, Jonathan (Daniel Borges), Kanu, Gilvan e Carlinhos; Barreto, Oyama, Chay e Marco Antonio (Warley); Diego Gonçalves e Navarro (Rafael Moura) . Treinador, Ênderson Moreira.
- Arbitragem paulista, com VAR e Vinícius Gonçalves Dias Araújo no apito.
**
O próximo jogo do Leão é fora de casa, contra o Goiás.
**
O Bahia não joga esse fim de semana na rodada cheia da Série A; o jogo previsto contra o Ceará, na Fonte Nova, foi suspenso, adiado, por conta da decisão do Governador Rui Costa de não permitir ainda a presença de torcida nos estádios baianos. Preocupado ainda com o numero de casos da pandemia Covid 19 na Bahia.
No meio da próxima semana o Bahia vai a São Paulo encarar o Corínthians, embalado.
**
Pela Copa do Mundo de Futsal, na Lituânia, o Brasil não passou pela Argentina, atual campeã mundial; levou 2 x 1 e deu adeus ao sonho do título. Os argentinos foram melhores no jogo e até agora na competição.
**
Flamengo x Paalmeiras
Pela Libertadores da América, o Palmeiras derrubou o Atlético Mineiro em Belo Horizonte, com o empate de 1 x 1 (o gol fora de casa o favoreceu) e vai disputar a final com o Flamengo, que voltou a vencer o Barcelona de Guaiaquil / Equador fora de casa, em nova atuação brilhante de Bruno Henrique. O mesmo placar da primeira partida, no Maracanã.
Uma final de Libertadores brasileira, única. O jogo das faixas e da taça será em novembro, dia 27, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Festa brasileira.