Esporte

LAURO DE FREITAS: CAPOEIRA FILHOS DA BAHIA FORMA 375 CRIANÇAS E JOVENS

Rede internacional de Capoeira Filhos da Bahia forma 375 crianças e jovens em Lauro de Freitas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/09/2021 às 19:12
Aconteceu neste domingo e virou manchete
Foto: Lucas Lins
  A Rede Internacional de Capoeira Filhos da Bahia, realizou neste domingo (26), no barracão de eventos da instituição, no bairro da Itinga, a formatura para troca de corda, em Lauro de Freitas. Além dos jovens e crianças que trocaram de corda, quatro alunos adultos também se formaram neste domingo. 

Um com a graduação maior da capoeira, a de mestre, entre outras graduações, a exemplo de Ailton Souza, de 38 anos, que já está a apenas uma corda para se tornar mestre de capoeira, uma longa caminhada, iniciada há quinze anos. A capoeira ressignificou sua vida, eliminando grande parte dos problemas que ele tinha por conta de uma doença respiratória.

Para o vice-presidente da Rede Internacional de Capoeira Filhos da Bahia, Geraldo Pereira, a formatura deste ano tem um significado especial, porque é realizada em um ano de muitas dificuldades, agravadas em função da pandemia do novo coronavírus. De acordo com ele, não fossem os apoios recebidos pela Rede, a exemplo do suporte dado pela Prefeitura Municipal, talvez a formatura tivesse que ser adiada.


A arte do resgate

Com cerca de 15 mil alunos formados no currículo, Mestre Sérgio, responsável pelo início do trabalho social desenvolvido pela Rede em Lauro de Freitas, não esconde a emoção em ver o projeto seguir adiante, resgatando crianças e jovens, dando a eles oportunidades para seguirem o caminho da cidadania e da disciplina, um trabalho realizado por todo o Brasil e em outros países.

"Há mais de quarenta anos desenvolvemos este trabalho aqui na Itinga e em toda Lauro de Freitas, além de outros municípios do Brasil e fora do país onde a Rede atua com centenas de mestres e contra mestres. Quando você resgata esses indivíduos de um caminho errado,  eles vão ter uma arte, uma profissão, a gente dá a eles um caminho de cidadãos," comemorou Mestre Sérgio.