Esporte

VITÓRIA DÁ ADEUS A COPA DO BRASIL COM MAIS UMA DERROTA PARA O GRÊMIO

Grêmio vence o Vitória e passa às quartas de final - COMENTA zÉDEjESUSbARRÊTO
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 03/08/2021 às 22:08
Grêmio 1x0 Vitória
Foto:
   Reverter o placar (3 x 0 Grêmio) do Barradão em Porto Alegre seria difícil, sabíamos, mas ficou ainda mais complicado no final do primeiro tempo com um pênalti marcado, o gol assinalado pelos gaúchos e a expulsão do meia João Pedro no lance. O Leão foi pro intervalo com um placar sofrido agregado de 4 x 0.  Não faltaram luta, garra ... mas o tricolor gaúcho mandou na partida e poderia ter goleado. 

  O Vitória volta pra casa sem humilhações e agora tem apenas que se preocupar com a classificação na Série B. Ganhar jogos, fazer pontos e buscar o grupo do alto da tabela. O Gremio copeiro de Felipão está classificado pra mais uma quarta-de-final de Copa do Brasil.   
*
  Medalhas olímpicas
  Nessa terça-feira, a nadadora baiana Ana Marcela conquistou medalha de Ouro na maratona aquática.
  Até agora, o Brasil tem 15 medalhas: quatro de ouro, três de prata e oito de bronze. E vem mais por aí. 
*
Arena do Grêmio

Noite de inverno, frio gaúcho, sem chuvas, bom gramado. Antes de a bola rolar, as duas equipes homenagearam André Catimba, que nos deixou semana passada, e foi ídolo com as duas camisas/ Grêmio e Vitória.

Com o placar desfavorável em Salvador, o Leão tinha de partir pra cima, atacar, tentar fazer gols. Daí, o Leão começou tomando as iniciativas, atacando, encarando, numa postura bem diferente da adotada no Barradão. 

- Aos 15’, o tricolor gaúcho chegou a fazer o gol, anulado por impedimento claro flagrado pelo bandeira. Aos 17’, bom cruzamento de Van, da direita, Samuel ganhou pelo alto, na pequena área, mas cabeceou por cima. Até os 25’, o Leão trabalhou mais no campo inimigo, mas sem achar como penetrar na defesa e sem dar trabalho ao goleiro gaúcho. 

 - Aos 30’, numa bola cruzada da esquerda, a defensiva baiana cochilou e Ricardinho, enfiado, completou raspando de direita para ótima defesa de Lucas Arcanjo, no reflexo.  Aos poucos, o Grêmio foi ganhando o meio campo, trocando passes, valorizando a posse de bola, quebrando o ímpeto inicial do Leão. 
 - Boa pontada baiana, aos 38’; Soares recebeu de Van e bateu forte, da intermediária, a um palmo do travessão de Chapecó. 

 - Aos 40’, o tricolor do sul entrou tabelando pelo meio da zaga rubro-negra e Jean Pierre tentou duas vezes, parando no goleiro e completando em seguida para fora, raspando. No lance, o VAR alertou, o árbitro foi rever o lance na telinha e marcou pênalti – houve mão de João Pedro, no chão, desviando o chute de Jean Pierre; e, pior, o meia marcador João Pedro foi expulso. 

 - Gol ! 1 x 0 Grêmio, aos 45’. Jean Pierre bateu firme, pelo alto, abrindo o placar e aumentando a vantagem do time gaúcho.  No placar agregado, 4 x 0. 
*
  O Vitória até fez uma boa primeira etapa, corajosa. Mas não marcou e, no final, levou um gol e teve um atleta expulso. Se já era ruim, piorou. Jogaria todo o segundo tempo com um jogador a menos em campo. 
*
 Os gaúchos voltaram do intervalo ainda mais tranquilos, já  em ritmo de treino, trocando passes no campo adversário, sem pressa. O Leão fechadinho, com duas linhas defensivas de quatro e só Samuel espetado na frente. Todos lutando. Logo aos 3’, quase saiu o segundo, num bombardeio gaúcho.

  - Aos 11’, após cobrança de escanteio, Lucas Arcanjo saiu mal na bola levantada, Ricardinho testou, a bola bateu no travessão. Aos 12’, Jean Pierre testou da meia lua, tiro forte, Lucas Arcanjo esticou-se para espalmar. 

- David e Gabriel Inocêncio nos lugares de Eduardo e Soares, aos 15 minutos – substituições de Ramon, pondo mais fôlego e vitalidade em campo. O Grêmio querendo mais. Leo Pereira fez outro gol, aos 18’, impedido; outro gol anulado. 

- Aos 22’, noutra trama bem urdida, Jean Pierre tentou acertar o ângulo de Lucas Arcanjo, passou perto. Aos 24’, Ricardinho perdeu um gol incrível, escorando cruzamento rasteiro, da direita, dentro da pequena área, conseguindo encobrir o travessão. Os 30’, Thiago Santos bateu forte da entrada da área e outra boa intervenção de Lucas Arcanjo. 

  No jogo, o Leão não decepcionou, fez o que pode, a segunda etapa inteira com um atleta a menos em campo.  
*
Destaques
Sem marcação individual, Jean Pierre deitou e rolou, o dono da bola no meio campo. 
No Vitória, boas defesas do goleiro Lucas, a vontade de Van, lampejos de Soares, a luta de Samuel.
  *
Escalações 
- Grêmio : Chapecó, Vanderson (Rodrigues), Geromel,  Ruan e Cortez; Darlan (Tiago Santos), Lucas Silva e Jean Pierre; Leo Pereira (Jonathan), Ricardinho e Álisson (Luis Fernando). Treinador, Felipão.              
- Vitória : Lucas Arcanjo, Van (Cedric), Marcelo, Matheus Moraes e Roberto; João Pedro e Gabriel Bispo; Guilherme (Pedrinho), Eduardo (Gabriel Inocêncio) e Soares (David); Samuel ( Caíque). Treinador, Ramon Menezes. 
- Arbitragem cearense; Leo Simões no apito, com ajuda do VAR
*
Próximo jogo do Leão é sábado, no Barradão, às 19h30, contra o Vasco da Gama, pela Série B/Brasileirão. 
**
 Nesta quarta é a vez do Bahia, contra o Atlético mineiro, no Joia da Princesa, em Feira de Santana. No primeiro confronto, em BH, o Galo ganhou de 2 x 0, sobrando. O Bahia, para continuar na competição, passar às semifinais, terá de vencer com três gols de diferença. Se conseguir apenas dois a decisão vai para a cobrança de tiros livres da marca do pênalti.  
 Tarefa difícil. Pelo que vem jogando o time de Dado Cavalcanti (sem vencer nem fazer gol há cinco jogos, a pior sequência histórica do Tricolor), só com a ajuda em campo do “Sobrenatural de Almeida”, entidade criada pelo grande Nelson Rodrigues. 
Té amanhã, pois. 
**