Esporte

BAHIA VENCE CHAPE POR 2X0 E FICA ENTRE OS 5 MELHORES DA SÉRIE A

Leia comentário de ZédeJesusBarrêto
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 04/07/2021 às 13:33
Gilberto comemora a boma e o gol
Foto: Bruno Queiroz ECB


   Com dois gols na segunda etapa – um do artilheiro Gilberto – o Bahia venceu a Chapecoense no frio de Santa Catarina, na manhã de domingo, e voltou ao topo da tabela de classificação, agora com 14 pontos ganhos, em 5º lugar. A equipe fez um bom primeiro tempo e Dado foi feliz nas mudanças, num momento em que a equipe levava um certo sufoco; lançou Gilberto e ele, na primeira bola que sobrou encheu o pé marcou, e mudou o panorama em favor do Tricolor. Rodriguinho completou os 2 x 0 fora de casa, um ótimo resultado.  
*
Classificação 

 O Athlético Paranaense lidera com 19 pontos ganhos, seguido pelo RB Bragantino com 18. O Palmeiras tem 16, o Fortaleza com 15 e o Bahia com 14.  Mas a rodada 9 segue.  
*
 Na Arena Condá 

 Tempo muito frio e neblina na manhã de sábado, em Santa Catarina, Chapecó.  Aos poucos, aquele sol tímido foi chegando.  Bom relvado, quique de bola rápido. 

 A Chape toda de verde, o Bahia com sua camiseta branca, detalhes em azul e vermelho. 
- Com bola rolando ... 

 Começo cadenciado, o Tricolor marcando desde a frente, tentando roubar a bola no campo adversário. Jogo estudado, equilibrado, poucas faltas, bola no chão. Sem boas penetrações ou finalizações até por volta dos 25 minutos. 

 - Aos 28’, a primeira boa pontada tricolor, Daniel lançou Maikon em profundidade, pela esquerda; ele deu o corte para dentro e chutou para boa defesa de João Paulo; ninguém chegou no rebote.  O Bahia evoluia melhor pelo lado esquerdo. Aos 37’, cruzamento fechado de Matheus Bahia, o goleiro deu outro rebote, sem proveito. 

  O Bahia chegava mais na área inimiga, tinha mais volume de jogo, então. Aos 39’, Daniel tentou de fora, o goleiro catou. Aos 43’, Maikon recebeu de frente, já na área, mas foi travado na hora da finalização. Aos 44, Daniel tentou, João Paulo catou. Aos 45’, Thonny Anderson bateu de fora, cobriu o travessão.  Aos 46’, Rodriguinho buscou o ângulo, João Paulo salvou espalmando.  
*
 Uma primeira etapa com acirrada disputa de bola no meio campo e poucos lances de área até os 30 minutos. Daí, o tricolor melhorou, comandou as ações, trabalhando mais as jogadas, e chegou bem mais na frente, criou boas situações de gol mas não fez. A Chape pouco ameaçou.  
*
 Segundo tempo. No intervalo, Jair Ventura trocou dois, Dado voltou com a mesma equipe. O sol apareceu, esquentou um pouco, e a Chape retornou mais acesa em campo, buscando a ofensiva com velocidade pelos lados do campo.  

  Aos 16’, a Chape, querendo jogo, assustou, a bola cruzando a pequena área tricolor; felizmente, a finalização saiu errada. Aos 20’, Dado lançou Gilberto no lugar de Thonny. O time da casa melhor, então. 
- Gol ! 1 x 0, Bahia! Gilberto, aos 22 minutos. Num bate-rebate, o artilheiro pegou uma bola morta, sobrando na frente da área, e meteu o pé, firme, acertando o canto. Golaço ! O primeira intervenção do artilheiro, que acabara de entrar.

 - Gol ! 2 x 0 Bahia ! Rodriguinho, aos 24 min. Nino evoluiu bem e cruzou da direita, Gilberto testou, o goleiro deu rebote e Rodriguinho ferrou, ampliando. 

Dado trocou: Lucas e Ruiz em campo; sairam Jonas, mortinho e Maikon. 

 - Olhe o VAR ! 

   A Chapecoense  faria 2 x 1 !, aos 31 minutos. De tanto levantar bola na área baiana, uma delas sobrou e Perroti empurrou para aas redes, na pequena área.  Mas, a árbitra, chamada pelos árbitros de vídeo, anulou o gol depois de ver as imagens, marcando uma infração na disputa do lance, na área baiana. O gol foi invalidado por impedimento.

  Os donos da casa foram pra cima, tentando sufocar, alçando bolas, provocando muitos escanteios, no desespero, e o Bahia atrás, suportando, se safando de qualquer maneira.  Dado pôs Patrick e Galdezani em campo, nos lugares de Danilo e Rodriguinho.  Pressão total dos catarinenses. 

Era fundamental garantir o resultado, três pontos ganhos.  
*
Destaques    

  Gilberto entrou e decidiu com um belo chute. O goleiro, Nino, Luis Otávio, Rodriguinho ...
*
Escalações 

- Chapecoense : João Paulo, Ezequiel, Felipe Santana, Derlan e Matheus Ribeiro; Lima, Ravanelli e Anderson Leite; Fernandinho, Anselmo Ramon e Kaio (Felipe Silva, Fabinho, Alan Santos, Geuvânoio e Perroti). Treinador, Jair Ventura.

- Bahia : Mateus Teixeira, Nino, Luis Otácio, Juninho e Matheus Bahia; Jonas, Thaciano, Daniel e Rodriguinho; Thonny Anderson e Maycon. Treinador, Dado Cavalcanti.
 Arbitragem paulista, feminina, com VAR. No apito, Edina Alves Batista. 
*
 Na próxima rodada o Bahia recebe o Juventude/RS em Pituaçu; quarta-feira, 18h.
**
 Outros jogos da 9ª rodada:

- América/MG 2 x 0 Santos; Athlético PR 2 x 1 Fortaleza; Corínthians 1 x 1 Internacional
  Flamengo x Fluminense; Sport Recife x Palmeiras; São Paulo x RB Bragantino; 
  Ceará x Juventude; Cuiabá x Atlético Mineiro; Grêmio x Atlético GO. 
**
Copamérica

- Já nesta segunda-feira começam as semifinais da competição. Às 20h, no Engenhão, a Seleção Brasileira enfrenta o Peru (esse jogo foi a final da Copamérica 2020, deu Brasil)
  Na terça-feira, 22h, no Mané Garrincha/DF, Colômbia x Argentina. 
  A Colômbia venceu o Uruguai nos pênaltis, depois de um insosso 0 x 0; e a Argentina, com Messi decisivo, atropelou o Equador (3 x 0). 
 Está pintando uma final Brasil x Argentina, Messi x Neymar. 
**
 Eurocopa 
- Os dois jogos semifinais serão disputados no templo de Wembley, Londres.
  Na terça, 16 h: Itália x Espanha.  Na quarta, mesmo horário: Inglaterra x Dinamarca.
*
  E faltam 19 dias para o começo dos Jogos Olímpicos, em Tóquio/Japão. 
**