Esporte

BAHIA LEVA 4X3 DO AMÉRCIA MG E DECEPCIONA OUTRA VEZ EM PITUAÇU

ZédeJesusBarrêto comenta que poderia ser bem pior e terminar 4x1 ou até mais
ZedeJesusBarrêto , da redação em Salvador | 30/06/2021 às 21:26
Bahia 3x4 América MG
Foto: Estevão Germano / América

 Podia ser pior, a goleada estava desenhada, numa atuação desastrosa do setor defensivo Tricolor, recordando os fiascos da temporada passada. O Bahia chegou a estar perdendo de 4 x 1, fez dois gols já nos acréscimos. 

 Essa derrota deve ser creditada e cobrada ao treinador Dado Cavalcanti, que escalou mal, não trabalhou bem no intervalo, substituiu errado; e também ao ex-atleta ainda em atividade, o zagueiro Lucas Fonseca, mais uma vez comprometendo, derrubando todo um esquema de jogo armado, com erros de posicionamento, de passe, de atitude... Lamentável. 

 Com o resultado, o Bahia dormiu em sexto lugar, com os mesmos 11 pontos, mas vê o grupo de cima ir se distanciando e o grupo de baixo se aproximando. Atuação que acende um sinal de alerta e perigo. Não se pode perder pontos em casa dessa forma, jogando tão mal, de forma tão apática e desordenada. Nem parecia aquela equipe que encarou o Palmeiras fora de casa.
*
 Em Pituaçu

 Noite invernosa e fria para os padrões de Salvador, sem chuvas, gramado mastigado, mas em boas condições. O Tricolor querendo um lugar entre os cinco de cima, o Coelho de Minas lutando pra sair da zona de baixo, sem conseguir vencer na competição. 

 - Com bola rolando...

 Um Bahia tentando se impor coletivamente, trocando passes, ofensivo; o América com a proposta clara de dificultar as ações, marcando forte, na espera de um contragolpe em velocidade, de um erro do adversário. Com Lucas Fonseca, a defesa tricolor fica mais lenta, mais recuada e vulnerável. E o treinador Mancini sabe bem dessas deficiências do veterano zagueiro. 

  A primeira boa chance surgiu de um cruzamento da direita pra esquerda, Matheus Bahia rolou para o chute de Thaciano na rede, por fora, aos 12 minutos. 

 - Gol ! 1 x 0 América, aos 14’, Felipe Azevedo, Bola perdida com displicência na intermediária, passe errado de Lucas Fonseca,a defesa baiana toda avançada, o contragolpe do Coelho, quatro contra três, recomposição lenta da retaguarda baiana, Felipe Azevedo recebeu livre, o Lucas não deu o bote, ele ajeitou e bateu seco, cruzado, rasteiro, no canto. Uma avenida nas costas de Nino, sem cobertura. 

 - Gol ! 17 min. 2 x 0. Invadiu a área, pelo lado de Lucas Fonseca, passou como quis, entrou de cara e fuzilou, sem que ninguém o incomodasse. 

  O Tricolor tinha a bola (70% de posse), atuava no campo inimigo, mas todo contragolpe do Coelho encontrava a defesa baiana aberta. Com 2 x 0, o Coelho encolheu-se inteiro, óbvio. Retranca total.  Aos 30’, Felipe Azevedo bateu da meia lua, Mateus Teixeira salvou no canto. A defesa baiana é uma mãe, omissa. 

 - Gol ! Rodriguinho, aos 35’, recebeu de Thaciano, na esquerda, cortou para o meio e chutou forte, da linha da grande área, rasteiro, no canto. O goleiro ainda tocou na bola. O árbitro de vídeo/VAR confirmou o gol. O Tricolor diminuiu: 1 x 2. 

 Aos 39’, um bombardeio tricolor. Rodriguinho chutou forte, de frente, carimbou o travessão, o goleiro salvou no rebote, evitando o empate. O Bahia forçando, dominando... 

 Mas o primeiro tempo terminou com o Coelho na frente, 2 x 1, sabendo explorar bem as deficiências defensivas conhecidas do adversário. 
*
 O Coelho, bem orientado, voltou dos vestiários querendo surpreender, pondo velocidade no ataque, a defensiva baiana lenta, recuando, olhando, sem dar combate... O time mineiro voltou mais aceso. Um Bahia sem pegada, cedendo muito espaço, errando na saída de bola defensiva. 

 - Aos 12’, Mateus Teixeira teve de sair arrojado nos pés de Rodolfo, entrando livre pela direita. Aos 13’, o Bahia chegou na frente pela primeira vez, numa bola parada; Rossi levantou, Juninho finalizou, Cavichioli defendeu.  Aos 15’, saiu Thaciano e entrou Maikon Douglas. Mancini fez duas alterações defensivas, fechando mais ainda a casinha atrás.  Aos 16’, Maikon Douglas livrou-se da marcação e bateu forte para boa defesa do goleiro. 

 - Aos 19’, Gol ! 3x 1 América. Falta da intermediária, Juninho levantou, Mateus Bahia fez duas defesaças, a zaga cochilando, Ribamar escorou na pequena área. Cadê a zaga?

 O Bahia acordou? Foi às frente aos 23 minutos, tramando. O chute de Matheus Bahia, da meia lua, saiu mascado, pra fora.  Aos 26’, Nino cruzou na cabeça de Maikon Douglas, na pequena área, mas ele errou feio a cabeçada. 

 - Gol ! 4 x 1, aos 28’. Mais um erro na saída de bola defensiva, contragolpe do Coelho, a defesa do Bahia aberta e recuando, Juninho entrou de cara, pela direita, fuzilando. Pintou goleada. O Coelho jogando com inteligência, fechadinho, no erro do adversário, foi dono da segunda etapa. 

 Jonas, Thonny Anderson e Ruiz em campo; saíram Daniel, Rossi e Rodriguinho. O Bahia não conseguiu jogar no segundo tempo, irreconhecível. Aos 34’ e aos 36’, chances perdidas, com Maikon Douglas e Ruiz. Aos 38’, em novo vacilo defensivo do Tricolor, Eduardo levou Matheus Bahia como quis, entrou de cara e chutou fora. 

-Gol ! 4 x 2 , aos 47’. Gilberto, de cabeça, escorando na pequena área um bom cruzamento de Nino da direita. 

 - Gol 4 x 3, aos 48’, Gilberto, aproveitando de direita uma sobra na pequena área, após novo cruzamento fechado de Nino.  Era tarde demais para a reação. 

 Ainda bem que evitou uma goleada desqualificante. Triunfo justo do Coelho.   
 *
 Destaques  

 Dado Cavalcanti não tem como explicar a entrada desastrosa de Lucas Fonseca no lugar de Luis Otávio; Mancini agradeceu. O setor defensivo do Bahia foi um horror. Levar quatro gols em casa é um absurdo.  
 Ruim a atuação de Gilberto, apático, fugindo do pau todo tempo, mas nos acréscimos achou duas bolas na pequena área e fez dois gols. Matheus Bahia está um bagaço. Danielzinho sumido. Nino e Rossi lutaram muito e só.
 Parabéns ao trabalho tático de Mancini, ganhou no banco. Sò um detalhe: Anderson, o zagueiro e Juninho, meio-campista, jogaram pelo Bahia, conhecem bem Lucas Fonseca e o gramado de Pituaçu.  
  *
- Escalações
  Bahia : Mateus Teixira, Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Matheus Bahia; Patrick, Thaciano (Jonas), Daniel(Ruiz) e Rodriguinho(Thonny Anderson); Gilberto e Rossi (Maikon Douglas). Treinador, Dado Cavalcanti.
  América MG, o Coelho: Cavichioli, Eduardo, Bauermann, Anderson Jesus e João Paulo; Ze Ricardo, Juninho Valoura, Toscano (Juninho); Rodolfo (Alan Ruschel), Ribamar e Felipe Azevedo. Treinador, Vagner Mancini. 
  No apito, Leo Simão Holanda, do Ceará, com auxílio do VAR.
 Pela 9ª rodada, o Bahia pega o Chapecoense, na Arena Condá, domingo, 11h. 
**
- Outros jogos da 8ª rodada, que só termina nesta quinta:
   Fluminense 1 x 4 Athlético PR; Fortaleza 3 x 2 Chapecoense; Inter 1 x 2 Palmeiras;
   Santos 0 x 0 Sport (em andamento); Corínthians x São Paulo; Juventude x Grêmio.
   Na quinta: RB Bragantino x Ceará; Atlético MG x Atlético GO; Cuiabá x Flamengo. 
**   
 Copa América 
 - Definidos os duelos e datas das quartas de final:

   Sexta-feira, dia 2, 18h, Peru x Paraguai.  Na mesma noite, 21h, Brasil x Chile.
   No sábado, às 19h, Uruguai x Colômbia; às 22 h, Argentina x Equador. 
 - O Brasil joga no Engenhão, considerado pelos jogadores o pior gramado da competição. A final será no Maracanã, que está fechado para cuidados com o relvado.
 - Tudo se encaminhando para uma possível final Brasil x Argentina; isso se antes, no percurso, não acontecer uma ‘zebra’.
**
 Eurocopa
 Depois de jogos emocionantes, decididos em detalhes e alguns nos estertores, e muitas surpresas nas oitavas, estão definidos os confrontos das quartas de final da competição que está batendo recordes de audiência/TV em todo o planeta:
 - Na sexta-feira, Suíça x Espanha e Bélgica x Itália.
    No sábado, República Tcheca x Dinamarca, Ucrânia x Inglaterra. 
- Estão de fora, para surpresa geral, as seleções de Portugal, atual campeã da Europa, time do astro Cristiano Ronaldo; também caiu fora a atual Campeã Mundial, a França de Mbappé, Pogba, Benzema; e a sempre poderosa Alemanha.
 - Espanha e Inglaterra, com time rejuvenescidos, pintando. E o jogo mais duro, em tese, será Bélgica x Itália, que bem poderia ser visto como uma final antecipada. 
**