Brasil sem Neymar perde a força de investidas no ataque da seleção
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
27/06/2021 às 22:04
Paquetá está se firmando na seleção
Foto: CBF
Não foi um grande jogo, tampouco foi o resultado que todos esperavam, com o Brasil vencendo mais uma, mantendo a sequência de triunfos seguidos na era Tite. Mas o empate de 1 x 1 foi suficiente para que a Seleção se classificasse com sobras em primeiro lugar no grupo.
O primeiro tempo foi tranquilo, mas o Equador sufocou na segunda etapa, deu trabalho. Jogo importante também para mostrar que alguns jogadores não rendem com a camisa amarela o que produzem nos clubes, como é o caso de Gabigol, de Cebolinha, de Vinícius Jr, do apático Firmino ...
Mas estamos vivos nas oitavas da competição, com favoritismo, ainda.
*
Estádio Olímpico/Go
Com o Brasil já classificado em primeiro do grupo, o treinador Tite foi a campo com uma equipe mesclada, lançando vários reservas. Neymar no banco. Com chances de classificação, caso vencesse a partida, o Equador (sem ganhar de ninguém) começou encarando o mistão canarinho, marcando duro o campo inteiro e buscando a ofensiva.
Primeiro chute a gol brasileiro aconteceu aos 13’, com Paquetá arriscando de longe para defesa segura do goleiro Galindez. Aos 19’, os brasileiros entraram tramando pelo meio, Gabigol dividiu com o goleiro e perdeu. Aos 27’, após troca de passes pelo meio, Paquetá finalizou da meia lua, raspando o poste equatoriano.
Os canarinhos tinha o controle, ganhava bem as disputas no meio campo, mas sem profundidade, pouco penetrava, mal finalizava. Daí, numa bola parada...
- Gol ! 1 x 0, Militão, aos 37 minutos, escorando de cabeça, subindo mais que zaga, uma falta alçada de longe, da direita, por Cebolinha. Bela testada, no canto, abrindo o placar.
Primeira etapa consistente da equipe de Tite, a despeito de atuações apagadas de Cebolinha (muito individualista), Firmino e Gabigol (apático). Fabinho e Paquetá no comando do meio campo. Faltou ataque.
*
Lodi, machucado, foi substituído por Danilo. Aos 5’, Preciado tentou da entrada da área, a bola desviou e quase traiu o goleiro Álisson. Aos 7’, quase Valência empatou. O Equador voltou da merenda com vontade, animado, pressionando.
- Gol ! Equador, 1 x 1, Mena, aos 9 minutos. Depois de um escanteio, bate-rebate, a defesa brasileira não resolveu, a bola sobrou pra Mena, nas costas de Danilo; ele encheu o pé, de cara, empatando.
O Equador melhor, mais ligado, atacando, encurralando os canarinhos. O time de Tite, então, perdidão. Daí, o treinador decidiu mudar, mexer na equipe: Casemiro e Vinícius Jr entraram no lugar de Firmino e Douglas Luis. Aos 20’ e o Brasil não tinha feito uma só finalização. Aos 22’, Cebolinha cruzou da esquerda para a pequena área e Vinícius Jr, de cara, perdeu a chance clara do desempate, escorando pra fora.
O Brasil acordou? Voltou a equilibrar as ações no meio campo. Tite pôs Richarlison (saiu Cebolinha) e Everton Ribeiro (saiu Paquetá) em campo, querendo vencer o jogo. Os equatorianos marcando forte, acreditando. Aos 29’, Mena bateu falta com perigo, Álisson espalmou.
Com o empate, Equador classificado e o Brasil perdeu o 100% de aproveitamento, quebrou a sequência de triunfos inédita na era Tite.
*
Destaques
Militão, absoluto. O bom primeiro tempo de Fabinho e Paquetá. O estreante lateral Emerson, 19 anos, mostrou qualidades. Gabigol, Firmino, Cebolinha... decepcionantes.
O Equador foi melhor todo o segundo tempo, deu sufoco.
*
Tite escalou: Álisson, Emerson, Militão, Marquinhos e Lodi (Danilo); Fabinho, Douglas Luis e Paquetá; Cebolinha, Gabigol e Firmino.
O Equador de Gustavo Alfaro: Galindez, Hurtado, Arboleda, Hincapié e Pineida; M. Caicedo (Mena), Franco e Méndez; Preciado, Valência e Plata/Diaz.
No apito, o chileno Roberto Tobar.
*
No mesmo horário, no Mané Garrincha/DF : Venezuela 0 x 1 Peru.
**
Nesta segunda, fechando e definindo os classificados do Grupo A, às 21h:
- Uruguai x Paraguai, no Engenhão; Bolívia x Argentina, na Arena Pantanal.
Classificam-se quatro de cada grupo e então saem os confrontos diretos e eliminatórios das oitavas de final. No Grupo B, estão classificados o Brasil, Colômbia, Peru e Equador.
**
EUROCOPA
- No sábado, classificaram-se para as quartas de final, a Dinamarca – que venceu de goleada (4 x 0) o Pais de Gales, e a Itália, que fez 2 x 1 na Áustria já na prorrogação.
- No domingo, na Arena Puskas, a República Tcheca surpreendeu a Holanda, que teve o zagueiro De Light expulso no começo da segunda etapa, e venceu por 2 x 0, classificando-se também.
- No jogo mais esperado do domingo, em Sevilla /Espanha, a Belgica de Lukaku, Courtois e De Bruyne (que saiu machucado) venceu (1 x 0) a seleção de Portugal de Cristiano Ronaldo, atual campeã da competição, em jogo brigadíssimo e dramático até o final. Portugal, que era um dos favoritos, está fora, pois.
- Nesta segunda-feira, novas definições em dois jogaços: 13h, Croácia x Espanha; depois, França, atual campeã do mundo, contra a Suíça (16h).
**
Vôlei
A Seleção Brasileira de vôlei venceu nesse domingo a Palônia, por 3 sets a 1, e sagrou-se campeã da Liga das Nações. Vai com moral lá no alto para as Olimpíadas de Tókio, a disputar medalha.
O vôlei feminino brasileiro, vice-campeã da Liga das Nações, também em alta e esperança de medalha em Tóquio. Faltam 25 dias para o começo dos Jogos Olímpicos do Japão 2021.