Esporte

COPA AMÉRICA:BRASIL GOLEIA O PERÚ 4X0 COM SHOW DE BOLA DA CANARINHO

ZédeJesusBarrêto comenta o jogo entre o Brasil 4x0 Peru, no Rio
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 18/06/2021 às 08:12
Richarlison fez o rº gol
Foto: Lucas Figueiredo
   

Dois jogos, seis pontos, sete gols. Uma goleada incontestável (4 x 0), uma segunda etapa gostosa de ver, superioridade absoluta sobre o Peru, e uma classificação praticamente garantida  para a etapa seguinte da competição.

 Uma ótima segunda etapa, e o brilho de Neymar, que chegou a chorar na entrevista ao vivo no final da partida, emocionado com o momento da seleção e do Brasil como um todo. O craque chegou a 68 gols com a camisa da seleção. Só Pelé fez mais.

**

- Estádio Nilton Santos/Arena Engenhão, Rio de Janeiro, tempo invernoso, gramado fofo, pesado, escorregadio, bola lenta.

- A seleção brasileira busca o 10º título na competição. É o atual campeão.   

*

Bola rolando

 Tite escalou a seleção num típico e desusado 4-2-4, com Neymar mais pelo meio, voltando pra armar. Teoricamente uma postura bem ofensiva, certamente prevendo um Peru contido, fechadinho. E nos primeiros minutos de jogo só deu o Brasil trocando passes no campo adversário, chegando na área inimiga. Daí...

- Gol ! 1 x 0 Brasil, aos 12 minutos. Trama coletiva, cruzamento de Cebolinha da esquerda, Gabriel pegou de primeira do lado oposto, na linha de fundo, e o lateral Alex Sandro apareceu na linha da pequena área, escorando, abrindo o placar.

 Com o gol brasileiro, os peruanos se soltaram um pouco, buscando também o ataque e pegando mais duro na marcação. Aos 22’ Fabinho arriscou de longe, passou perto. E a partida foi se desenvolvendo num ritmo travado, pouca velocidade, amuada, Neymar insistindo em investidas individuais e os peruanos chegando junto.

  Aos 38’, quase Yotun empatou, Ederson já batido no lance, Danilo evitando o empate, salvando na pequena área. O Peru gostando do jogo. Aos 44’, Alex Sandro surpreende na área adversária e chuta forte, de canhota, cobrindo a meta de Galesse, assustando.

*

  No intervalo, Tite trocou: Everton Ribeiro e Richarlison nos lugares de Cebolinha e Gabigol, apagados.  Aos 7’, após uma tabela com Gabriel Jesus, Danilo penetrou de frente e encheu o pé, passou rente ao poste de Galesse. O Brasil tem mais posse de bola e troca passes nas proximidades da área peruana.

 Olhe o VAR ! Aos 15’, Neymar fez fila pela esquerda e caiu já na área inimiga, acossado por Tápia. O árbitro argentino não titubeou, apitou pênalti, mas foi chamado pela arbitragem de vídeo e checou as imagens por mais de dois minutos, voltando atrás de sua decisão. Neymar teria provocado o choque.

 Os peruanos se animaram um pouco, mas ...

 - Gol ! 2 x 0, Neymar recebeu de Fred na meia lua, girou em cima da marcação e bateu seco, rasteiro, cruzado, acertando o cantinho. Aos 22 minutos.

  Neymar voando, querendo jogo na segunda etapa. Arrancou do meio campo, deixou Richarlison de cara, na área, mas o goleiro salvou o chute rasteiro, colocado, rebatendo. Aos 29’, Neymar arriscou de fora, errou o alvo, por pouco.  Aos 33’, após cruzamento de falta na área brasileira, a zaga não resolveu e Valera perdeu a chance debaixo da trave, chutando por cima.

  Aos 36’, Neymar fez uma festa de dribles em sequência e foi derrubado quase na linha da grande área contrária. O mesmo Neymar bateu pelo lado da barreira, de curva, raspando o poste. Domínio verde/amarelo, uma segunda etapa mais animada.

 Firmino perdeu gol de cara, aos 42, em passe de Richarlison, trama coletiva.

- Gol ! 3 x 0, Everton Ribeiro, concluindo trama de Neymar pelo meio e passe de fundo, de Richarlison, pela esquerda, aos 44 minutos. Matando o Peru.

 - Gol ! 4 x 0, outra boa trama coletiva pelo meio, Neymar achou Firmino, que perdeu de cara, mas Richarlison em duas tentativas estufou as redes. Aos 47’, definindo a goleada.   

*

Destaques

Miolo de zaga tranquilo, Alex Sandro mais solto, Fabinho e Fred exemplares, Everton Ribeiro e Richarlison entraram muito bem. E o grande segundo tempo, show, de Neymar, individual e coletivamente.     

*

Escalações

- O Brasil de Tite: Ederson, Danilo (Emerson), Militão, Thiago Silva e Alex Sandro (Lodi); Fabinho, Fred; Everton Cebolinha (Éverton Ribeiro), Neymar, Gabriel Jesus (Firmino) e Gabigol (Richarlison).

- O Peru de Gareca : Galesse, Corso, Christian, Abram, Marcos Lopez; Tapia (Arias), Yotun, Carillo; Peña (Iberico), Cueva (Tavara) e Lapadula (Valera).

Arbitragem do argentino Loustau.

**

 Dia 23, véspera de São João, o Brasil volta a campo, no mesmo Engenhão, para enfrentar a Colômbia, que empatou com a Venezuela (0 x 0).

 Nesta sexta, dia 18, pelo Grupo A: Chile x Bolívia, às 18h, na Arena Pantanal; e no Mané Garrincha/Brasília, às 21 h, o clássico Argentina x Uruguai.