Comenbol diz que seguirá todas as normas previstas contra a Covid 19
Tasso Franco , da redação em Salvador |
02/06/2021 às 09:50
Comenbol realiza encontro com árbitros em Luque, Paraguai
Foto: COMENBOL
Em vídeo publicado nas redes sociais, a Conmebol confirmou que as cidades de Brasília, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro serão as sedes da Copa América. O presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, garantiu que a competição será sem público e espera divulgar a nova tabela em breve. A data original de início do torneio é 13 de junho.
– Estaremos realizando os jogos nessas cidades com toda segurança possível, sem a presença do público, com protocolos sanitários rígidos e alinhados com as autoridades de saúde. Estamos trabalhando para, o mais breve possível, poder anunciar a tabela da competição ajustada e os estádios em que serão realizadas as partidas – declarou Domínguez.
ARTICULAÇÃO COM BOLSONARO
O Presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez, entrou em contato com o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo, para avaliar a possibilidade de que o Brasil albergue a totalidade dos jogos da CONMEBOL Copa América 2021.
O Presidente Caboclo conversou com o Presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, que imediatamente apoiou a iniciativa, com a aprovação dos Ministérios da Casa Civil, da Saúde, das Relações Exteriores e da Secretaria Nacional do Esporte.
O Brasil tem uma grande experiência na organização de eventos esportivos de alto nível, com a organização da Copa do Mundo FIFA 2014, Copa do Mundo FIFA Sub-17 2019 e CONMEBOL Copa América 2019, entre outros.
ARBITROS
Em Luque, Paraguai, de sábado a terça-feira 1º de junho, árbitros do continente inteiro estarão se preparando para o certame continental de seleções.
Simulações em campo e na VOR (Video Operation Room), feedback constante dos assessores e preparação física serão a constante nos quatro dias de trabalho.
Eles já aqueceram e estão preparados para entrar no campo. "Os jogadores da CONMEBOL, os árbitros", como são chamados pelo Presidente da CONMEBOL Alejandro Dominguez, iniciaram este sábado um Seminário de Capacitação no centro CETA da sede da entidade em Luque, em preparação para a CONMEBOL Copa América, que começa no dia 13 de junho.
O curso que terá uma duração de quatro dias, até terça-feira, 1º de junho, estará enfocado na teoria e na prática, com intensas sessões de treinamento tanto no campo que a entidade tem ao lado de sua sede administrativa, quanto na VOR (Video Operation Room), instalada no moderno Centro de Treinamento Tecnológico Arbitral (CETA).
As palavras de abertura foram dadas por Wilson Seneme, presidente da Comissão de Árbitros da CONMEBOL. "Realizar um evento presencial já é uma grande conquista. Com todos os protocolos e cuidados necessários que não podem deixar nossas mentes, teremos não apenas durante o curso, mas durante todo o torneio a maior eficácia", disse ele aos 50 árbitros presentes.
Ao dar as boas-vindas em nome do Presidente da CONMEBOL Alejandro Dominguez, Seneme deixou claro que "isso não seria possível sem a visão de nosso Presidente Dominguez. É uma grande conquista sua. Toda a organização e a infraestrutura para ter árbitros cada vez mais profissionais é graças à sua confiança. E ele nos dá as condições para poder fazer nosso trabalho", ressaltou.
-De elite-
Seneme deixou claro aos árbitros que a intenção do Seminário não é mudá-los, mas ajustar os detalhes para o próximo semestre, com as Eliminatórias da CONMEBOL e da CONMEBOL Copa América e o retorno da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sudamericana. "O melhor desempenho de um árbitro, ele mesmo sabe e conhece por si só. Não dá para transformar o árbitro, nós assessores somos um grupo de apoio para vocês. O que nós fazemos é tentar tirar o máximo potencial de vocês (...) Vocês são árbitros de elite e o que fazemos aqui é um ajuste de tudo o que vocês já sabem", acrescentou ele. "Queremos fazer os ajustes necessários, adaptar-nos ao VAR porque a partir de agora todos os jogos internacionais terão VAR".
-Os melhores-
"Queremos ter sempre os melhores". E o resultado final estará no campo. Queremos ter árbitros com critérios, com boas interpretações e seguindo os procedimentos. Queremos que eles tenham uma visão profissional do trabalho que a arbitragem sul-americana precisa", concluiu.