Comenta ZédeJesusBarrêto sobre jogo em Pituaçu
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador |
29/05/2021 às 22:29
Bahia 3x0 Santos
Foto: Felipe Oliveira ECB
Com o fim do primeiro tempo (um 0 x 0 modorrento), nem o torcedor mais fanático do Bahia imaginava no final um triunfo com folga e superioridade (3 x 0) diante do Santos na estreia da Série A/2021, em Pituaçu. O Tricolor voltou dos vestiários arrasador e fez três gols em menos de 10 minutos, surpreendendo e matando o peixe. Melhor, a equipe não recuou, soube se fechar no meio campo e contra-atacou sempre com perigo. Uma boa atuação coletiva, inteligente e guerreira.
Valeu pelos três pontos e pela confiança que ganha o grupo e o torcedor, sonhando com uma campanha bem melhor do que no ano passado. Bons presságios?
*
Festa londrina
- Na tarde de sábado, o Chelsea venceu o Manchester City na final da Champions League e é o novo Campeão da Europa; 1 x 0, na cidade Porto, com plateia limitada nas arquibancadas. Um clássico do futebol inglês, jogão de bola, e uma atuação soberba do apoiador Kanté, francês, em todos os lugares do campo.
*
Curiosidades do Brasileirão
- A Série A tem 38 rodadas (10 jogos em cada) e o final previsto para 5 de dezembro.
É um campeonato longo, de pontos corridos. Para que uma equipe chegue entre os primeiros é necessário que tenha um grande plantel, qualificado e competitivo.
- O objetivo, a meta do Bahia é ficar entre os 10 primeiros colocados. Nas temporadas de 2018 e 2019 o Tricolor terminou em 11º lugar, mas no ano passado brigou até o final para não ser rebaixado. A tendência tem sido uma queda de produção na reta final, por conta de um elenco limitado, desgaste físico e técnico, e erros de planejamento.
- As equipes do Nordeste, além de terem orçamentos inferiores às grandes equipes do Sul, são geralmente prejudicados por arbitragens matreiras e sofrem com um desgaste físico maior por conta das viagens semanais, percorrendo distâncias bem maiores que os times do Sul - que disputam muitos mais jogos em suas origens, com muitos times competidores do mesmo estado ou bem vizinhos.
- No dia 25 de janeiro passado o Bahia venceu o Santos em Salvador, 2 x 0, com gols de Rossi e Alesson, pela última rodada do Brasileirão 2020. Agora se enfrentam com elencos bastante modificados.
- Este ano, os clubes só poderão trocar de treinador uma vez durante a competição.
*
Com bola rolando ...
Noite morna e um bom relvado em Pituaçu.
Começo de jogo pegado, faltoso, muita briga pela posse de bola, posturas ofensivas. O jovem time santista trocando passes, como gosta o técnico Diniz. O Tricolor fazendo pressão, marcando a saída de bola defensiva do adversário. O ‘Peixe’ trabalhando mais no campo inimigo.
Até os 30 minutos nenhuma chance de gol, os goleiros trabalhando pouco, as defensivas prevalecendo. Muito suor, pouca criatividade.
- Aos 40’, a única oportunidade de gol do Bahia na primeira etapa: a defesa santista adiantada, Rossi enfiou para Rodriguinho que entrou livre, de cara, mas chutou pra fora, rente ao poste. Aos 45’, Claus salvou no reflexo, no chão, um chute forte e frontal de Marinho, já na área inimiga, na melhor chance santista na primeira etapa. E só.
Um primeiro tempo igual, com muita marcação e pouca criação. O Santos teve mais posse de bola (60%), trocou mais passes, mas pouco penetrou. Rossi, Danilo e Gilberto não apareceram. No mais, o zero a zero diz tudo.
*
Na volta, um Bahia azougado, voando, e logo aos 40 segundos...
- Gol ! 1 x 0 Bahia. O Tricolor pressionou a saída de bola defensiva dos visitantes, Pará errou no corte, a bola espirrada sobrou do lado oposto para Rossi, na área; saiu o cruzamento rasteiro, de primeira, e Thaciano chegou batendo, de cara, abrindo o placar.
- Gol ! 2 x 0, Thaciano, de novo, aos 3 minutos. Jogada de velocidade pela direita de Rossi, que do fundo rolou para a chegada de Thaciano, batendo forte da marca do pênalti e ampliando o placar.
- Gol ! 3 x 0, Juninho, aos 9 minutos. Escanteio ensaiado, bola levantada por Daniel, Juninho na linha da pequena área subiu livre e testou forte. O VAR, consultado, confirmou o gol. Bahia 3 x 0, surpreendente.
O time peixeiro, assustado, foi pra cima, na pressão, tentando diminuir o prejuízo na correria.
No Santos, Marcos Guilherme e Madson. No Bahia, saiu Rodriguinho, entrou Maikon Douglas; Tonny Anderson entrou no lugar de Gilberto. Jonas no lugar de Patrick.
Aos 27’, em boa trama, por pouco o Bahia não ampliou. Aos 40, Dado pôs Gandezani e Lucas em campo, fechando mais o meio campo, garantindo o placar. Muito bom segundo tempo do Bahia.
Ótima estreia.
*
Destaques
Guedes jogou muito. Bem o miolo de zaga, Matheus Bahia deu conta de Marinho, Thaciano arrebentou no meio campo e fez dois gols. Muito bom segundo tempo de Rossi.
Boas substituições de Dado Cavalcanti, bvom vestiário no intervalor e boa postura coletiva da equipe.
*
Escalações
- Bahia : Claus, Guedes, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Patrick, Thaciano e Daniel; Rossi, Gilberto e Rodriguinho. Treinador, Dado Cavalcanti.
- Santos : João Paulo, Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Álisson, Jean Mota e Pirani; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga. Treinador, Fernando Diniz.
Arbitragem carioca, com VAR; no apito, Bruno Arleu de Araújo, sem problemas.
*
Outros jJogos da 1ª rodada
- Cuiabá x Juventude; São Paulo x Fluminense (no sábado)
No domingo: - Flamengo x Palmeiras; Atlético MG x Fortaleza; Ceará x Grêmio;
Athletico PR x América MG; Chapecoense x RB Bragantino; Corínthians x Atlético GO;
Internacional x Sport.
*
Copa do Brasil
- O Bahia volta a campo na próxima terça, em Goiás. Enfrenta o Vila Nova, pela Copa do Brasil. São dois jogos, só um time segue adiante. A volta é em Pituaçu, na semana seguinte.
- O Vitória, que estreou na série B com um empate (1 x 1), em Campinas, contra o Guarani, também joga no meio dessa semana, contra o Internacional de Porto Alegre, no Barradão.
*
Segunda rodada/Brasileiro
Pelo Brasileirão, segunda rodada da Série A, no sábado próximo o Bahia joga em São Paulo, contra o RB Bragantino.
Já o Vitória, no mesmo dia, recebe o Náutico, no Barradão, pela 2ª rodada do Brasileirão, segundona.
**
Semana entrante tem jogo de Seleção Brasileira, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2022/Catar. Dia 4, contra o Equador, em Porto Alegre.