Esporte

COPA DO NORDESTE: BAHIA E VITÓRIA CLASSIFICADOS PARA A SEMIFINAL

Comenta Zé de JesusBarrêto: Bahia 4x0 CRB; Vitória 2x1 Altos
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 17/04/2021 às 21:10
Bahia 4x0 CRB
Foto: Felipe Oliveira

 Foi difícil e penoso, mas com um golaço do garoto Eduardo, no finalzinho do jogo (aos 45 minutos) o Vitória conseguiu, depois de sete anos, mesmo sem jogar bem no Barradão, novamente se classificar para a disputa das semifinais do Nordestão, a Lampions League.  

 O Leão vai enfrentar o vencedor da parada entre o Ceará e o Sampaio Corrêa, que acontece neste domingo em Fortaleza. 
*
 A classificação do Tricolor, mais cedo, em Pituaçu, foi de goleada (4 x 0) sobre o CRB de Alagoas, numa tarde feliz dos atacantes e um bom jogo coletivo. A equipe de Dado Cavalcanti mostrou evolução, teve o domínio do meio campo, trocou de passes, pos a bola no chão e não teve erros defensivos.  Assim, vai ter duelo de tricolores, na semifinal, a velha rivalidade e a hegemonia do futebol do Nordeste em jogo: Bahia x Fortaleza. Clássico.     
**
- Fortaleza 2 x 1 CSA – o Fortaleza sofreu em casa mas está classificado, é o adversário do Bahia na semifinal. Sábado próximo.  

 - Neste domingo tem o confronto Ceará x Sampaio Corrêa. Quem vencer, pega o Vitória.
**
  O golaço no Barradão

  Começou corrido e sem predomínios. O primeiro chute a gol foi aos 12’, Álisson Farias,  muito alto. O time do Piauí (que veio de buzu e atuou com camisa verde e uma faixa estreita diagonal em amarelo, azul e branco) fechadinho, dificultando, marcando em cima, plantado e com uma proposta de contragolpes. Daí ... 

- Gol ! 1 x 0, Samuel, aos 22 minutos. Boa trama na esquerda de Pedrinho e David, o cruzamento por cima da zaga, o jovem avante artilheiro Samuel bem colocado subiu livre e testou forte, sem apelação, abrindo o placar.

 Não demorou muito. 

 - Gol ! 1 x 1, Lucas aos 26. Thiaguinho cobrou falta com força, a meia altura, da entrada da área; Ronaldo deu rebote, Lucas Campos não perdoou, decretando o empate. 

   Muita disputa no meio campo, equilíbrio de ações e poucas jogadas de área. Primeiro tempo brigado, o Altos encarou. Empate justo.   
 *
   O Leão voltou do intervalo com mais apetite, querendo o triunfo. Aos 5’, Pedrinho disparou forte, já na área inimiga, pra fora. Aos 6’, após boa jogada de David pela esquerda, Alisson bateu forte, de frente, e acertou o poste piauiense, o goleirão já vendido, só espiando. 

  O Vitória era melhor, jogava inteiro no campo adversário. O Altos saia apenas no erro do inimigo, marcando bem, determinado.

   Aos 18’, o Altos assustou, numa cobrança de falta larga, da direita. Thiaquinho mandou o sapato e Ronaldo espalmou a escanteio, no rodapé. Três escanteios seguidos em favor do time verde, por pouco o Altos não desempatou. Rodrigo fez duas mexidas, colocando a equipe ainda mais ofensiva (Soares e Catatau em campo), por volta dos 23 minutos. Mesmo com a equipe visitante demonstrando esgotamento físico, o Leão com sangue novo em campo (Eduardo e Weslei) não conseguia penetrar na defensiva visitante, o time verde já gastando tempo, sem pernas e com desfalques, poucas opções no banco de reservas. 

  O relógio girando, 35’. O Leão na pressão, mas nada acontecia. O Altos suportando, brigando, no limite, e já apostando numa decisão por cobrança de penalidades.  Aí então...

 - Gol !  Eduardo, aos 45 minutos – 2 x 1. E que golaço do garoto, batendo colocado de fora da área, de canhota, consciente, um tapa acertando o ângulo.  Decisivo. 
*
Destaques 

  Claro, o garoto Edu, pelo golaço decisivo, o herói da classificação. Entrou e marcou, depois de dois meses parado, machucado. Samuel, deixou sua marca. Pedrinho e David pela correria.
  No time do Piaui, Thiaguinho, Lucas Campos e o esforço brutal de toda a equipe, aplicada na marcação, disciplinada. Faltou perna no final.  
  *
Escalações

- Vitória : Ronaldo, Raul Prata, Marcelo Alves, Wallace e Pedrinho; Cedric (Soares), Gabriel Bispo e Álisson Farias (Eduardo); Ruan Nascimento(Catatau), Samuel e David (Weslei). Treinador, Rodrigo Chagas.

 - Altos do Piauí : Mondragon, Gean, Ronaldo Lobo, Leandro Amorim e Thiaguinho; Rai, Dos Santos e Serginho; Lucas Campos, Manoel e Klenisson. Treinador, Fernando Tonet.

 Arbitragem cearense, com VAR; no apito, Leo Simão Holanda (fraco, envolvido, mas sem interferir no resultado). 
**
  Goleada em Pituaçu 

  Tarde nublada de sábado, outono, chuvinha esparsa e fina, gramado nos trinques. O Tricolor com suas camisas listradas, calções azuis; o CRB, há 11 jogos sem perder, de camiseta branca com faixa horizontal larga, em vermelho, calções brancos.

 Bola rolando ... 

 O Galo alagoano não entrou atrás, começou encarando, de igual pra igual, marcando em cima e tentando surpreender o Tricolor em casa. Aos 6’, Rossi livre na grande área, recebeu, girou por lado errado e perdeu. 

 - Gol ! 1 x 0 Bahia, Matheus Bahia, aos 14 minutos. Depois de boa troca de passes do Tricolor e um bate-rebate na área dos visitantes, Rodriguinho furou já na pequena área e a bola sobrou para o chute seco e rasteiro do lateral, abrindo o placar, quando as ações pareciam bem equilibradas.

  Aos 28’, Nino cabeceou a bola pererecou no travessão; um minuto depois, Gilberto arriscou da meia lua e a bola triscou no ângulo superior esquerdo do goleiro. O Tricolor já no comando, evoluindo bem com bola no chão. O Galo sentiu inicialmente o golpe, mas aos poucos voltou ao jogo, equilibrando.  Aos 36’, Rodriguinho bateu de longe, fora. Aos 38’, Romão rompeu pela esquerda, em cima de Nino, e encheu o pé, a um palmo do travessão de Douglas.

  - Gol ! 2 x 0 Bahia, Thaciano, aos 42 min, testando firme, da linha da pequena área, um ótimo cruzamento de Nino Paraíba.  

  Aos 46’, Gilberto tabelou com Rodrigunho e chutou forte, rasante... passou perto. Aos 47’, Luighi tentou da entrada da área, errou o alvo. E foi só, na primeira etapa, bem movimentada. O Tricolor trabalhou mais a bola e fez a diferença com um bom aproveitamento ofensivo. 
*
 Inferiorizado no placar, o Galo de Alagoas voltou ousando, marcando bem adiantado, empurrando o adversário, mas abrindo-se atrás. Aos 2’, Nino arrancou pela direita, em contragolpe nas costas da zaga, cortou pro meio e bateu firme rasteiro, assustando. O CRB arriscando mais, o Bahia na moita, jogando no contragolpe. 

  - Gol ! 3 x 0 Gilberto, aos 13 minutos. Chutão de Luis Otávio, Gilberto ganhou da zaga no corpo, trocou figurinha com Rodriguinho e bateu firme, cruzado, rasteiro, no canto, ampliando. 

  Com o placar mais folgado, Dado fez duas substituições táticas: Ruiz e J Pedro no lugar de Nino e Rodriguinho, que atuaram bem. Depois, Galdezani e Lucas Araújo em campo, sangue novo e estreia no meio campo. O treinador Roberto Fernandes também mexeu, buscando o ataque, mas...  

 - Gol ! 4 x 0, Rossi, aos 25 min. Recebeu na entrada da área,pela direita, cortou para o meio e bateu de canhota, rasteirinho, acertando o canto. Pintou goleada na falta cobrada de longe mas com força e direção. O Tricolor já administrando, matando o ritmo, trocando passes, controlando sem se expor, deixando o tempo passar. Ótimo resultado. 
*
 Destaques

 Atuação segura e tranquila do miolo de zaga, Conti e Luis Otávio. Nino e Matheus bem. Thaciano assumiu a titularidade e fez gol. Daniel, Rodriguinho ...  boa atuação coletiva do Tricolor, evoluindo.  
 O time do CRB sentiu a maratona de jogos, as viagens. Não teve pernas na segunda etapa. Romao e Diego Torres os melhores.  
  *

Escalações 
- Bahia: Douglas, Nino (J. Pedro), Conti, Luis Otávio e Matheus Bahia (Capixaba); Patrick (Lucas), Thaciano e Daniel (Galdezani); Rossi, Gilberto e Rodriguinho (Ruiz).  Treinador, Dado Cavalcanti.
- CRB /Alagoas: Diogo, Reginaldo, Gum, Diego Ivo (Mateus) e Romão; Claudinei, Jatobá e Diego Torres; Jimenez/Ewandro, Lucão e Hyuri/Luighi. Treinador, Roberto Fernandes. 

Arbitragem do Piauí, com VAR; no apito, Antonio Dib Moraes de Souza (sem problemas). 
*
 Sul-Americana

 O Bahia volta a campo no meio da semana que entra, pela Copa Sul-americana. Estreia no Uruguai, contra o Montevideo City Torque (equipe que pertence ao grupo que controla o Manchester City/Inglaterra). Outro patamar, outra leitura de jogo, competição internacional.

 No grupo do Bahia estão ainda o Guabirá, da Bolívia, e o Independientes da Argentina, equipe que já abiscoitou 7 Libertadores de América.  São jogos lá e cá e apenas um time se classifica, segue adiante na competição. 
**
  Baianão   
  Quatro jogos pela 8ª rodada: 

 - Unirb x Vitória da Conquista; Atlético de Alagoinhas x Jacuipense; Fluminense x Doce Mel; 
  Em Pituaçu, Bahia x Bahia de Feira.    Na quarta, fechando a rodada, Juazeirense x Vitória.