ZédeJesusBarreto comenta e alerta para o próximo jogo contra o Flamengo, no Maracanã
ZédeJesusBarreto , Salvador |
12/12/2020 às 21:38
Palmeiras fez 3x0 no primeiro tempo
Foto: Facebook
O presidente Belintani nem pode comemorar a reeleição, no sábado, obtida com ampla maioria de votos dos associados do clube. Ainda fazendo o balanço do feito, viu pela tevê seu time cair de novo no Brasileirão (quarta derrota seguida), dessa vez para o Palmeiras, 3 x 0, no Allianz Parque, cometendo os mesmo erros bem conhecidos e não corrigidos.
O Tricolor tem a defesa que mais leva gols na competição. Gols de falhas individuais e coletivas infantis e que arrebentam qualquer sistema, qualquer planejamento de jogo, quebram a moral da equipe. E são muitos gols levados logo nos primeiros minutos. Repetitivos. Desatenção ou falta de qualidade técnica?
O time continua com seus 28 pontinhos, peneirando um pouco acima da zona de rebaixamento. Torcedor apreensivo.
*
Com bola rolando
Em campo, uma equipe do Bahia com escalação bem mexida: na defesa, meio campo e ataque, uma nova formação. Aos 13 segundos, Gilberto lançado em profundidade limpou a marcação e tamancou da entrada da área para defesa elástica de Wéverton. Um Tricolor avançado, sufocando, tentando surpreender no começo. Animador. Mas...
- Gol ! 1 x 0 Palmeiras, aos 6 minutos. Mayke avançou pela direita e cruzou alto da linha de fundo; Douglas deu tapinha, sem convicção, e a bola descaiu na pequena área. William, esperto, só empurrou. Foi o primeiro lance de ataque do Verdão e Douglas falhou feio no lance, mal posicionado e tapeando a bola para trás.
O Tricolor continuou atacando, exigindo logo depois outra boa intervenção de Wéverton. Aos 14’, Rodriguinho mandou de fora da área, mas deu Wéverton, de novo. Aos 20’, outra finalização de Rodriguinho, o goleiro do Verdão bem colocado. Aos 21’, chute longo de Menino, nas mãos de Douglas. Aos poucos, com o adversário arrefecendo o ritmo, o Palmeiras começou a tomar conta do meio campo, trocando passes, cadenciando, envolvendo.
Aos 27’, após cobrança de escanteio, a zaga baiana perdeu no alto e Gomez testou de frente para defesa de Douglas, rebatendo; no contragolpe, Zeca entrou de frente em velocidade mas chutou fraco nas mãos do goleiro.
Aos 33’, Mayke invadiu a área pela direita, em velocidade, e foi derrubado na área num carrinho de Matheus Bahia por trás. O árbitro, em cima, marcou pênalti.
- Gol ! 2 x 0, Rafael Veiga bateu forte e alto, sem chance de defesa, ampliando. Aos 35’.
Na sequência, o índio Ramirez tentou de canhota, de fora da área, encobriu Wéverton e a trave; por pouco, seria um golaço.
- Gol ! 3 x 0, Roni, aos 43 minutos. Recebeu no meio da área, livrou-se fácil da marcação dos zagueiros de miolo, girou e quase caindo finalizou. Douglas não foi na bola.
Aos 45’, Gilberto desperdiçou uma falta quase na linha da grande área inimiga e, logo depois, Anderson Martins quase fez contra. Fiasco de primeiro tempo.
Do meio pra frente ... um time que até encarou. Mas a atuação defensiva foi um horror. Goleiro e zaga comprometem.
*
Nos vestiários ficaram Rodriguinho, que pouco ou nada jogou, Mateus Bahia que levou um passeio e Anderson Martins; entraram Claysson (Zeca foi para a lateral), Rossi e Nino Paraíba (Ernando foi para o miolo de zaga).
Aos 5’, Gilberto dominou na área inimiga, girou, tentou o chute mas caiu de bunda, a bola escapou – numa tentativa de jogada parecida com o gol de Roni. Aos 12’, numa boa arrancada em contragolpe, Rossi foi fundo, cruzou forte, Gilberto não achou, não chegou a tempo, e quase o zagueiro fez contra. Aos 14, saiu Gilberto entrou Gabriel. Do outro lado, saiu R. Veiga e entrou Scarpa.
Aos 15, Nino disparou fechando para o meio, entrou de cara, bateu e Wéverton salvou; no rebote, Ramirez tentou mas ... deu Wéverton, soberano.
Era um Bahia até mais competitivo, que atacava, atacava... só.. O Palmeiras quando chegava na frente era um Deus nos acuda . Aos 17, Scarpa bateu falta de longe e a bola raspou o poste de Douglas, saltando à toa. Aos 19, William bateu rasteiro, de longe, Douglas espalmou no rodapé.
O Bahia imprimia velocidade, o Palmeiras já sem ansiedade, quebrava o ritmo, chegando só na boa. Aos 30, chance clara perdida por Alan, de cara com Douglas; quase o Verdão ampliou. Aos 36’, após trapalhada da defensiva paulista, Gabriel pegou a sobra na frente da pequena área, finalizou mas... o paredão Wéverson salvou outra vez. Aos 41, blitz verde, bola desviada a escanteio, Douglas batido, e bola no travessão. Aos 42, Ronaldo tentou de fora e errou o alvo. Um Bahia barreado.
*
Destaques
Ótimas e precisas intervenções do goleiro Wéverton, seleção brasileira. William sempre faz gol no Bahia. O Verdão é uma equipe consciente, com defesa consistente, meio campo que trabalha bem e ataque finalizador. Como gosta o treinador Abel Ferreira.
No Bahia, que até mostrou volume de jogo nalguns momentos, é o sistema defensivo que compromete, derruba. São erros individuais primários, seguidos, repetidos... de posicionamento, de marcação, indecisão ... E, sejamos claros, tudo começa na insegurança do goleiro. O colombiano índio Ramirez deixou boa impressão, sabe jogar, é canhoto.
*
Escalações
- Palmeiras: Wéverton, Mayke , kuscevic, Gustavo Gomez e Viñas (Marcos Rocha); Emerson (Luan), Menino, Rafael Veiga (Scarpa) e Breno Lopes, William e Roni (Alan). Treinador Abel Ferreira.
- Bahia: Douglas, Ernando, Anderson Martins (Nino), Juninho e Matheus Bahia (Claysson); Gregore, Ronaldo, Zeca e Índio Ramirez (Fessim); Rodriguinho (Rossi) e Gilberto (Gabriel). Treinador, Mano Menezes (o auxiliar James Freitas no banco, Mano suspenso).
Arbitragem de Santa Catarina, com VAR; Rafael Traci no apito, sem problemas.
**
O próximo jogo do Tricolor no Brasileirão, rodada 26ª, é contra o Flamengo, domingo / de amanhã a oito, às 18h15, no Maracanã. Na primeira fase levamos 5 deles na Fonte Nova.
Antes porém ... tem o jogo revanche decisivo contra o Defensa Y Justícia, na Argentina, valendo vaga numa das semifinais da Copa Sul-Americana. Quarta-feira, à noite. Talvez o jogo mais valioso do Bahia na temporada. Levamos 3 x 2 na Fonte Nova, a partida do VAR.
*
O time feminino do Bahia vai disputar a Série A 1, primeira divisão, em 2021. As meninas se classificaram ao vencer o Fortaleza, sexta-feira, na Fonte Nova. E briga ainda para conquistar o título da competição classificatória. A equipe, até aqui, está invicta: em 9 jogos venceu 8.
*
Bellintani foi reeleito presidente do Bahia, por mais três anos, com maioria absoluta dos votos dos associados. Esperamos que repense e mude os rumos da gestão do futebol, profissional e da base também.
*
Outros resultados da rodada 25
- Athlético (PR) 0 x 1 Atlético (MG); Bragantino 2 x 1 Fortaleza; Internacional 2 x 1 Botafogo.
A rodada segue até a noite de domingo.