Esporte

LEÃO EMPATA EM CUIABÁ NUM JOGO DE SEIS GOLS, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Vitória fez uma boa partida e está jogando melhor fora de casa
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 09/12/2020 às 00:02
Cuiabá 3x3 Vitória
Foto:
 

   O Vitória parece jogar melhor fora de casa. A despeito dos erros defensivos costumeiros, o Rubro-negro baiano fez uma boa partida contra o Cuiabá, dominou e trabalhou até vistoso nalguns momentos, numa partida de muitos gols (3 x 3 ) e muitas alternativas em campo, bom de ver. 

  Com o resultado, o Leão chega a 33 pontos, em 14º lugar. O Cuiabá, em casa, perdeu a chance de encostar nos dois primeiros; está com 44 pontos, em 4º lugar, colado com o Sampaio Correia, o terceiro.  O líder é a Chapecoense, com 54, seguido pelo América (MG), com 50. Rodada que segue.   
*
  Na Arena Pantanal

-  Mazola Junior, anunciado como novo treinador do Vitória, já presente nas arquibancadas, de olho no lance e no plantel com que vai trabalhar a partir de amanhã. Deve ter gostado do que viu. A despeito do nome meio desconhecido da galera das arquibancadas, já rodou, 20 clubes treinados.  

 - Para a partida no Mato Grosso, três desfalques no Leão: o artilheiro Leo Ceará, suspenso; o goleirão Ronaldo e o veterano zagueiro Wallace, machucados. Leo fez falta.  
*
 Com bola rolando

  A despeito da diferença de pontos na tabela de classificação, mais de 10 em favor da equipe da casa, o Leão começou encarando o Cuiabá, bom ritmo, bola no chão, poucas faltas, pontadas ofensivas lá e cá. O time verde foi mais objetivo:

 - Gol ! 1 x 0 Cuiabá, aos 13 minutos. Num contragolpe bem urdido, pela direita, o meia Gava pegou um chute forte e certeiro, de primeira, da entrada da área, abrindo o placar. 

  Aos 16 minutos a resposta, imediata: 

 - Gol ! Vitória, 1 x 1.  Ótimo contragolpe puxado por Thiago, que enfiou na direita para Vico, e recebeu pelo meio, rolada, limpa; o chute saiu rasteiro, no cantinho. Empate. 

 O jogo continuou corrido, animado, aberto. Com o relógio girando, mais cadência nas ações. Chutes de longe, poucas penetrações.    Aos 38’, o Leão entrou trocando passes e Lucas Cândido bateu forte, rasteiro, da entrada da área, tirando casquinha no poste de João Carlos. Aos 44’, Caicedo deu uma boa arrancada pela esquerda, mas a finalização foi nas mãos do goleiro. Aos 46, Rafael Carioca finalizou da esquerda, deu de novo João Carlos. 

  O Vitória terminou o primeiro tempo melhor em campo, trançando mais e chegando na área inimiga. Um começo corrido e uma metade mais trabalhada. Placar justo. 
 *
  O Rubro-negro voltou ocupando bem os espaços, controlando a partida, atuando mais no campo adversário. Aos 7’, Fernando Neto obrigou João Neto a espalmar chute certeiro, da meia lua. 

 - Gol ! Vitória 2 x 1. Aos 9 minutos Vico cobrou falta na grande área, a meia altura e Fernando Neto mergulhou na frente da zaga,  testando firme, virando o placar. Merecido.

 Aos 11’, Fernando Neto levou a marcação na grande área, pela direita e foi calçado por Ednei. O árbitro nem vacilou, deu pênalti.  ... Chance de o Leão ampliar, mas Vico bateu de canhota, longe do alvo, perdeu, errou feio. Quem não faz ... 

-  Gol ! 2 x 2, Elton, aos 15 minutos. O Cuiabá entrou fácil, tabelando, pelo meio, Élton ficou de cara  com o goleiro e não perdoou, empatou o jogo.

 A perda do pênalti pareceu ter afetado os baianos, caíram de produção na sequência, deu um branco defensivo, e certamente deve ter estimulado os donos da casa, que foram pra cima, à vontade. 
 - Gol ! 3 x 2 Cuiabá. Aos 23’, Elton escorou na pequena área, livre, uma cabeçada de Marcinho, da esquerda, após cruzamento da direita por cima da zaga baiana. Gol de cartilha, elementar, e virada dos donos da casa, mostrando força.

  O treinador Rodrigo mexeu, pôs sangue novo no meio campo, tentando retomar as rédeas , reequilibrar . Aos 32, Rafael Carioca cruzou forta de esquerda e por pouco Caicedo não aproveitou.
 - Aos 37’ ... Gol ! Vitória 3 x 3. Cruzamento da direita, em cobrança de falta, Thiago fecha para o cabeceio na frente da pequena área e Edinei termina fazendo contra, de ombro. Empate de novo. Nada definido.  
  Aos 42’, numa infelicidade, Anderson Conceição fez gol contra num cruzamento de Rafael Carioca, mas o árbitro anulou, pegando impedimento de Caicedo no lance. 
   O Leão querendo e chegando forte no final. Aos 46, num contragolpe veloz, quatro atacantes contra dois defensores, Ewandro errou um passe tolo, já na frente da área inimiga, e o Leão perdeu a chance de sair de campo com um triunfo, que não seria injusto..               
*
Destaques
Rend esbanjou no meio campo; Fernando Neto voltou a correr muito. Thiago com lampejos, Vico arisco até perder o pênalti, bisonho. Bom trabalho também de Rafael Carioca, pela esquerda. 
 O Cuiabá é bem articulado do meio para frente, troca passes, envolve; mas a defesa compromete.    
*
 Escalações 

 - Cuiabá : João Carlos,  Lucas Ramon (Iago), Ednei, Anderson Conceição e Romário; Gava, Pierini (Bonilla) e Elvis ( Felipe); Maxwell (Marcinho), Elton e F Marques. 
 - Vitória : Cesar, Leo (Van), João Victor, Maurício Ramos e Rafael Carioca; Rend (Magrão), Lucas Cândido (Frizzo), Fernando Neto (Marcelinho) e Thiago; Vico (Ewandro) e Caicedo. Treinador Interino: Rodrigo Chagas.

 Arbitragem : 
*
 Na sequência, pela 28ª rodada, o Vitória recebe o Cruzeiro, no Barradão. Na sexta, 21h30.
  **
  Nesta quarta tem Bahia, na Fonte Nova. Enfrenta o argentino Defensa Y Justicia, primeiro dos embates que definem quem segue para as semifinais da Copa Sul-americana. 
 Chegou a hora dessa turma, bragueada, mostrar que tem valor. Tem torcedor que acredita.           
, **
  8 dezembro do futebol
  Dia Histórico. A Senhora da Conceição, padroeira, a morte de Tom Jobim, de John Lennon... E agora a data, neste aziago 2020, pode entrar para os anais do futebol. 

O que aconteceu? Em Paris, no frisson e fricção do momento, Paris Saint Germain (PSG) x Istanbul, partida valendo pontos pela Liga dos Campeões, o mais visto do futebol mundial. Lá pras tantas, 13 minutos,  após um bate-boca e empurra-empurra fora das quatro linhas (no banco de reservas do Istambul), praticamente todos intervindo, a partida foi paralisada e suspensa por decisão dos atletas em campo, de ambas as equipes, que se recusaram a continuar o ‘baba”. Um basta, gritado: - Não vamos jogar ! 

 O motivo de tudo: O ‘chamado’ 4º árbitro (que fica peruando os treinadores e os suplentes), um romeno chamado Sebastián Coltescu, no entrevero com integrantes da comissão técnica do time visitante, teria xingado e injuriado racialmente o ex-atacante Pierre Ebô, camaronês, bem rodado no mundo da bola. Alguns jogadores testemunharam as ofensas racistas, as palavras ditas. 

 Depois de muito bafafá, e o bicho pegou feio, sob a batuta do senegalês Demba Ba, 35 anos, vivido, todos os atletas – do PSG (Marquinhos à frente, Neymar e Mbappé colados) e do Istambul decidiram abandonar o gramado, marcando a decisão como uma forma de protesto que ganha o mundo: “Basta de Racismo ! Não dá mais!” 
  Que o gesto, inédito, ecoe e ajude a se criar na humanidade a consciência da estupidez do racismo, de toda e qualquer forma de racismo. Que possa, sim, marcar uma nova era, bem colorida. O futebol se prestaria, sempre, exemplar.  
  Os franceses, nada bobinhos, faturam em cima. Paris no foco do planeta.