Esporte

FLUMINENSE VENCE O BAHIA COM GOL DE PÊNALTI CHIADO, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

O Bahia, com 15, continua na zona do pesadelo, quase entre os futuros rebaixados.
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 11/10/2020 às 18:34
Fluminense 1x0 Bahia
Foto: FFC

 Um VAR, carioquíssimo, decidiu: Fluminense 1 x 0 Bahia, com Nenê, mais uma vez aprontando contra o Tricolor baiano. Deixou o corpo numa disputa de bola já morta, na linha de fundo, e atirou-se. Dois minutos depois o árbitro, chamado pelo VAR (da casa), foi ver o lance na telinha e... após muito confabular com os de cima, marcou o pênalti decisivo. Depois... não teve mais jogo, só sujeira. Na bola, foi uma partida igual, o empate diria melhor.   

  Com o resultado, o time carioca chegou a 24 pontos, colando no grupo dos quatro primeiros. O Bahia, com 15, continua na zona do pesadelo, quase entre os futuros rebaixados. 
*
 Com a bola rolando

 Maracanã de gramado novo, tempo bom e 24 graus no Rio. Bahia de branco, Flu de verde piscina. 
 O primeiro chute foi de Pacheco, aos 3 min, de longe, após erro de passe da defensiva baiana, sem problemas. Um começo morno, o time da casa marcando mais na frente, mais aceso, o bom e veterano Nenê caindo pela esquerda, chamando a bola. Equilíbrio no meio e raros lances agudos. 
 
  - Esquentou. Aos 27’, o Tricolor baiano trocou passes pelo meio, evoluiu bem e Gilberto, de fora, disparou forte, assustando Muriel. Um minuto depois, Fred tabelou com Nenê que chutou forte, no canto, para boa espalmada de Douglas.    
 Escaramuças, lá e cá, bolas alçadas, escanteios e ...  nada de gol na primeira etapa. Igual, disputada, tática, mas sem velocidade, pouca penetração, os sistemas defensivos se impondo.

*
 De volta, aos 6 minutos, quase o Fluminense abriu o placar, numa arrancada de Pacheco pelo meio, o arremate e a bola caprichosa bateu no poste e voltou nas mãos de Douglas. Ufa! No mais, seguia a segunda etapa no mesmo ritmo.  Aos 17’, após cobrança de falta alçada na área carioca, o rebote se ofereceu a Rossi, de frente; ele encheu o pé, por cima, perdendo grande chance de marcar. 

  Aos 20’, Mano lançou mão de Marco Antonio (saiu Daniel) e Saldanha no lugar de Gilberto, já se arrastando. Sangue novo? A partida ficou mais franca, ganho emoção. 

 O VAR carioca !  Aos 23’, Nenê disputa com Gregore na linha de fundo e, já sem contato com a bola, se atira. O árbitro nada marca, o jogo segue e, minutos depois, o VAR chama. O árbitro vai ver na telinha, demora, confabula e decide dar o pênalti, forçado, cavado, para os da casa.

 - Gol ! Fluminense, de pênalti, aos 26 minutos. Nenê bateu rasteiro, no cantinho.  

  Mano Menezes, indignado, foi à loucura com a marcação. Em campo, os atletas também sentiram, nervos à flor da pele.  
  Aos 27, o Bahia tentou responder; cruzamento de Marco Antonio e testada de Saldanha, por cima. O time carioca se encolheu inteiro, apostando apenas no contragolpe e no anti-jogo. 

 Mais substituições: no Bahia, Élber no lugar de Rossi e Fessim no de Clayson, mais Nino Paraíba substituindo Ernando. Pra frente! No Flu, saíram Fred e Pacheco, para a entrada de Caio e Felipe Cardoso e, logo depois, Luis Henrique no lugar de Nenê. Travar a partida!  

  O Bahia foi pra cima, buscando e o Flu trancado, truncando, segurando, dando faltas, fazendo cera, quebrando a sequência dos lances.  Aos 48’, Saldanha foi empurrado na área, mas o árbitro nem pediu VAR. 
 Indignação total de Mano, e dos atletas baianos, cobrando da arbitragem, no final.
 *
 Destaques

 Gregore, pela luta insana. Marco Antonio e Saldanha entraram bem.  No Flu, prevaleceu a manha de Nenê. Depois que acharam o gol não teve mais jogo, com a benevolência do juiz.
 Arbitragem / VAR, la de cima, decidiu. 
*
 Escalações

 - Fluminense : Muriel, Julião, Nino, Digão e Danilo; Dodi, Hudson, Yago e Nenê; Fred e Pacheco. Treinador, Odair Hellman.
  - Bahia : Douglas, Ernando, Lucas Fonseca, Juninho e Capixaba; Gregore, Elias, Daniel; Rossi, Gilberto e Clayson.  Treinador Mano Menezes.

 Arbitragem paranaense, com VAR; no apito, José Mendonça da Silva.
*
 Na rodada 16 o Bahia enfrenta o lanterna Goiás, sexta-feira, 20h, em Goiânia. 
**
  Outros jogos da rodada 15

  - Vasco 1 x 2 Flamengo; Palmeiras 0 x 2 São Paulo; Coritiba 0 x 0 Fortaleza; 
     Atlético MG 3 x 0 Goiás;  Santos 1 x 1 Grêmio.
 - às 18h : Sport x Botafogo; Atlético GO x RB Bragantino.
 - às 20h30 : Internacional x Athlético PR; Ceará x Corínthians. 

**
  Terça-feira, 21 horas, tem Peru x Brasil, em Lima, pelas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa de 2022 no Catar.