Esporte

BAHIA AMASSOU O VASCO E DÁ UMA BOA RESPIRADA 3x0, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Bahia fez sua melhor partida da temporada no campeonato brasileiro
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 07/10/2020 às 21:23
Bahia 3x0 Vasco
Foto: Felipe Oliveira


  Enfim, o Tricolor voltou a vencer em Pituaçu. Fez um primeiro tempo surpreendente, esmagou o Vasco, fez os gols (3 x 0) e não deu chance ao adversário. A melhor partida sob o comando de Mano Menezes. A equipe marcando duro, impondo ritmo, ganhando o meio campo e com uma postura mais competitiva.  Na segunda etapa, placar mantido, soube administrar as ações sem passar sufoco, sem se expor, mostrando maturidade. 

 Com o resultado, o time chegou a 15 pontos e chegou ao 13º lugar, afastando-se da zona do terror. O torcedor dormindo mais aliviado.  
*
Apresentação 

- 14ª rodada, o Bahia com 12 pontos ganhos e na 16ª colocação, na porta da zona do breu, com 5 partidas sem vencer em Pituaçu. O Tricolor com a defesa mais vazada da competição (22 gols em 13 jogos). 
   O Vasco com 18 pontos, na 9º posição, vinha de uma sofrida goleada, em casa (4 x 1), para o Galo Doido /Atlético Mineiro, líder. O Cruzmaltino tem um dos artilheiros da competição, o argentino Germán Cano (7 gols), mas há 4 rodadas não vencia (agora cinco).

 - Noite limpa e quente em Salvador, gramado nos trinques, arquibancadas vazias.
*
 Com a bola rolando
 Com mudanças na zaga e no meio campo, Mano Menezes à procura de um jeito de jogar mais produtivo, que renda triunfos. A partida começou bem franca. Antes de chegar aos 8 minutos, Gregore experimentou Fernando Miguel e Marcos Jr assustou Douglas, em tiros da entrada da área. Corrido. 

 - Gol !  Bahia 1 x 0, Rossi, aos 10 minutos. Trama pela esquerda, cruzamento fechado de Clayson, Rossi antecipou-se à zaga e tocou antes de Fernando Miguel, abrindo o placar. 

  Com o gol, a partida ficou mais pegada, truncada, algumas faltas mais duras e seguidas, de lado a lado. O Tricolor marcando bem e chegando mais na frente, ganhando o meio campo, perigando mais. 

  - Gol ! 2 x 0 , Gilberto, aos 32’, completando forte, de direita, uma ótima jogada de ponta do improvisado lateral direito Ernando. 
  Aos 34’, num contragolpe rápido de Rossi, pela esquerda, a bola foi rolada para o meio, Juninho entrando livre, de cara, gol aberto, chutou para fora, perdendo chance incrível de ampliar.      
  - Gol ! 3 x 0 Bahia, Clayson recebeu na área um presente de Pikachu, que tirou mal de cabeça, ajeitou e fuzilou de direita, ampliando.
  Um Bahia absoluto, bem distribuído em campo, como há tempo não se via. Os melhores 45 minutos da equipe desde a chegada de Mano Menezes. Sério, intenso e objetivo.
*
 Nos vestiários, Ramon Menezes trocou três, pôs sangue novo : Carlinhos, Cayo e Gabriel em campo. Ao tudo ou nada, foi pra cima.  O Tricolor com a mesma equipe e a mesma postura, na espera do contragolpe em velocidade. Aos 5’, a bola chutada no gol do Vasco parou no braço do defensor carioca. Os tricolores pediram pênalti, claríssimo,mas o árbitro ignorou. Absurdo !  Assumiu, nem foi ver o VAR.
  
 Aos 7’, Carlinhos tentou de longe e por pouco não diminuiu. Depois, Felipe Bastos também arriscou de longe, com perigo. Os vascaínos todos na frente. Tentando sufocar, com a ajuda do ‘soprador de apito’ gaúcho.

  Mano pôs Élber no lugar de Rossi e Ronaldo no de Danilo. Aos 20 minutos, numa puxada de contragolpe pela esquerda, Capixaba foi derrubado por trás; segundo cartão amarelo e expulsão de Bruno; o time carioca ficou com um atleta a menos em campo.  Ramon entrou no lugar de Gregore, que já tinha cartão amarelo.  

  Administrar era preciso, sem pressa, regia Mano, da pista. Saldanha e Fessim substituiram Gilberto e Clayson, aos 30’. O Bahia  voltou a dar calor na defensiva carioca, valorizando a posse de bola, trocando passes, gastando tempo. Sem agonia, sem riscos até o final. 
  *
Destaques
Clayson, enfim! Ótimo primeiro tempo. Gregore, Ernando ... a zaga sem erros, Rossi brigando muito. Gilberto marcou. No mais a postura mais guerreira e tática da equipe inteira. 
 O Vasco não conseguiu jogar. Foi amassado na primeira etapa e nada conseguiu no segundo tempo, quando teve a bola e tentou equilibrar.  
*
 Escalações 

 - Bahia : Douglas, Ernando, Lucas Fonseca, Juninho e Capixaba; Gregore, Elias, Rossi, Daniel; Clayson e Gilberto.  Treinador, Mano Menezes. 

 - Vasco da Gama : Fernando Miguel, Pikachu, Ricardo (Miranda), Castán e Henrique; Bruno Gomes, Felipe Bastos, Marcos Jr e Talles Magno; Cano e Vinícius.  Treinador, Ramon Menezes.

 Arbitragem gaúcha, com VAR;  no apito, Jean Pierre Gonçalves Lima, que deixou de dar um pênalti claro em favor do Bahia e travou a goleada tricolor na segunda etapa.
*
 O Bahia segue a jornada domingo, no Rio de Janeiro, contra o Fluminense. 
**


 Copa do Mundo

 Nesta sexta-feira (dia 9) começa para o Brasil a Copa 2022, a primeira em território das Arábias. Fase classificatória. Na rodada de abertura das Eliminatórias da América do Sul a seleção de Tite recebe a Bolívia, às 21h30, em São Paulo.  O segundo jogo é na terça, em Lima, contra o Peru.

  Em campo um dos três goleiros (Éderson, Santos ou Wéverton?), Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Lodi; Cassemiro, Bruno Guimarães, Philipe Coutinho e Éverton; Firmino e Neymar. É a equipe mais provável. 
**
  Outros jogos da rodada 14 /Brasileirão Série A
  - Corínthians 1 x 1 Santos; Flamengo 3 x 0 Sport; Grêmio 2 x 1 Coritiba.
     Às 20h30 : (em andamento) São Paulo x Atlético(GO); Goiás 1 x 1 Fluminense
     Às 21h30 : Botafogo x Palmeiras; Fortaleza x Atlético(MG)
 - Na quinta: Athlético(PR) x Ceará (às 19h15); RB Bragantino x Internacional (21h)