Na quarta-feira, 22, o Bahia enfrenta o Náutico no Estádio de Pituaçu
Tasso Franco , da redação em Salvador |
19/07/2020 às 18:32
Bahia de Roger joga contra o Náutico
Foto:
Arquibancadas ainda às moscas por conta da pandemia /Covid, mas a bola volta a rolar pra valer em gramados baianos já a partir desta terça-feira, com a retomada da Copa do Nordeste, valendo pela 8ª rodada da competição, ainda fechando a fase classificatória.
Na sequência, quarta-feira, dia 22, teremos, às 20h : - Sport Recife x Confiança (SE); ABC X CSA, o clássico das letrinhas, Rio Grande do Norte e Alagoas; Bahia x Náutico (Pituaçu); Botafogo (PB) x Vitória (Joia da Princesa); River do Piauí x Santa Cruz; CRB x Ceará.
*
Baianão de volta
Sem refresco, já na quinta, a outra dose, a vez do Campeonato Baiano, também fechando com duas rodadas a sua fase classificatória pendente. Os quatro primeiros classificados, até agora, são: Bahia, com 15 pontos; Jacuipense com 12; Bahia de Feira e Vitória 11.
- Dia 23, 16 hs: Atlético de Alagoinhas x Bahia (Pituaçu); Fluminense x Jacuípe (Joia da Princesa); Vitória x Bahia de Feira (Barradão); Juazeirense x Conquista ( Juazeiro); Jacobina x Doce Mel (Cajueiro), pela 8ª rodada.
- A 9 ª e derradeira rodada classificatória: Bahia x Fluminense (Pituaçu); Doce Mel x Vitória (Joia); Bahia de Feira x Juazeirense (Cajueiro); Vit da Conquista x Jacobina (Conquista); Jacuipense x Atlético (Barradão)
*
Bahia e Vitória, com compromissos pelas duas competições em menos de 48 horas, irão a campo com duas equipes diferentes, a critérios de seus treinadores. Os clubes têm planteis profissionais com mais de 35 atletas, todos treinando juntos, normalmente, e podem bem fazer um balanceamento, escalando uma equipe para cada competição.
O Rubro negro fez algumas contratações pontuais dentro de suas possibilidades de caixa e recorre mais uma vez, como é seu feitio, a atletas jovens criados nas divisões de base.
O Tricolor manteve a estrutura do começo de ano e promoveu para o elenco profissional alguns atletas que eram da equipe Sub 23, aprovados.
Vamos ver no que vai dar isso tudo em campo, valendo três pontos.
**
Brasileirão
A CBF já cravou a abertura do Campeonato Brasileiro, a 8 e 9 de agosto. O Vitória estreia no dia 8, um sábado, contra o Sampaio Correia, pela Série B. O Rubro-negro tem um jogo pendente, contra o Ceará, pela Copa do Brasil, em casa e sem data definida. No primeiro confronto deu Ceará 1 x 0, no Castelão.
Pela Série A, no dia 9 de agosto, domingo, o Bahia encara o Botafogo, no Rio de Janeiro. Pela 2ª rodada, Bahia x Coritiba, em Salvador.
**
Um campeão sem Jesus
Com era de se esperar mas com algumas dificuldades perante um adversário/rival valente e determinado, o Flamengo venceu o Fluminense (1 x 0) e sagrou-se Campeão Carioca, sem contestações. Mas, na sequência, Taça na mão, perdeu o técnico português Jorge Jesus, que acertou com o Benfica e escolheu voltar para Lisboa. O treinador fez 57 jogos à frente do rubro-negro carioca, com 43 triunfos e seis títulos conquistados. Ótimo retrospecto. Difícil substituição.
**
Velho mundo e melhor futebol
Na Europa, com o título espanhol conquistado brilhantemente pelo Real Madrid dos brasileiros Casemiro, Marcelo, Vinícius Junior, Rodrygo e Militão, sob a batuta de Zinedine Zidane, e a Juve com a mão na Taça na Itália, a expectativa é pela retomada da Liga dos Campeões da Europa, a Champions League, a nata do melhor futebol do planeta, no início de agosto. Definidos os confrontos das quartas de finais:
- PSG x Atalanta ; Atlético de Madri x Leipzig
Pendentes (8 de agosto): - Manchester City ou Real Madrid x Juventus ou Lion
Barcelona ou Nápoli x Bayern Munique ou Chelsea
*
De brincadeira, uma seleção europeia, imbatível:
Courtois (Real Madrid)Ter Stegen (Barcelona), Arnold (Liverpool), Sérgio Ramos (Real), Virgil Van Diyk (Liverpool) e Davies (Bayern); Widjnaldum (Liverpool), Pogbá (Manchester United) e De Bruyne (Manchester City); Mbappé (PSG), Lewandovski (Bayern) e Messi (Barcelona).
Como se pode observar, nenhum brasileiro. Talvez houvesse, com alguma boa vontade, um espaço para Neymer... se ele quisesse jogar bola, parece que não é o caso.
**
Daniel Alves: Um tricolor cidadão
Trechos da entrevista recente do craque, o Dani, baiano de Juazeiro, o atleta futebol com maior número de títulos conquistados em todo o planeta, cria do Bahia, descoberta do Mestre Evaristo de Macedo, no final do século passado.
Papo com o publicitário Joca Goes, para o “Segundou”/ espaço do Correio da Bahia:
- ... No Brasil existe sim racismo e num grau super elevado. Existe preconceito com nordestinos, com quem mora na favela, com os gays. A gente convive com preconceitos. Parece que é mais bonito comprar uma briga de lá de fora; porque lá nos Estados Unidos estão fazendo isso, por exemplo. Mas aqui do seu lado está acontecendo ! Deveríamos nos organizar para defender causas, ou então vão ser só gritos ao vento que não resolvem nada.
- ... O Dani vai sempre se posicionar quando achar que vai fazer alguma diferença com as palavras dele.
- ... Desde que eu saí do Bahia sempre disse que se um dia vier acabar a minha carreira vestindo a camisa do Bahia seria por gratidão, porque o Bahia me deu oportunidade. E eu me considero uma pessoas grata por quem me abriu as portas ...
O Bahia é o clube do meu coração també; onde tudo começou. Foi de lá que fui para a Seleção, fui para a Europa, as pessoas começaram a me conhecer...
Seria pois um sonho perfeito, antes de parar, passar para agradecer. Não prometo jogar muito, mas uns dois, três meses dá pra jogar ...