Pela Copa do Nordeste Ceará 2x2 Bahia; e pelo Baianão, Vitória 2x1 Atlético de Alagoinhas
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
15/02/2020 às 20:09
Vitória lidera Baianão ao lado do Bahia
Foto: ECV
O tricolor levou um gol do manjado Vinícius, virou com dois gols do centroavante artilheiro Gilberto, parecia ter o jogo controlado mas, outra vez, o becão Lucas Fonseca, nos cacos, entregou nos segundos finais e deu empate 2x2 contra o Ceará, lá em Fortaleza.
No Barradão, pelo Baianão, o Vitória fez 2 x 1 no Atlético de Alagoinhas, foi melhor em campo e agora divide a liderança da competição com o Bahia. No dia 1 de março tem o Ba x Vi do Campeonato Baiano, no Barradão, e vamos ver quem tem uma equipe de transição melhor.
*
Estádio Castelão
- Em Fortaleza, tarde ensolarada de um sábado de verão. Um clássico nordestino,rixa histórica.
- O Tricolor baiano entrou em campo com a obrigação de vencer. Perdeu o clássico para o Vitória (2 x 0) e ficou nos 4 pontos ganhos, em 6º lugar no Grupo A, que tinha como líder o Fortaleza, acompanhado de Sport e Botafogo (PB),todos com cinco pontos ganhos.
- O Ceará entrou em campo também pressionado, em 7º lugar no Grupo B, com apenas três pontos ganhos. Confiança, com 7, e Vitória com 5 pontos na frente do grupo.
- Enderson Moreira, que esteve treinado o Bahia por um bom tempo e conhece bem o plantel tricolor é o novo técnico do Ceará, um histórico osso duro dos baianos, lá e cá. Nos últimos confrontos, os cearenses têm levado a melhor.
- O Tricolor baiano de camiseta branca, o Vovô cearense de listras largas em preto e branco. Público bem razoável.
*
Com a bola rolando ...
- O Bahia começou no seu padrão, valorizando muito a posse de bola, a troca de passes, e o Ceará marcando em cima, arisco nos contragolpes quando roubava a bola. Duas propostas diferentes e equilíbrio de ações.
- Gol ! 1 x 0 Ceará, aos 18 minutos; Vinícius, ex Bahia, acertou uma bomba colocada, de primeira, de pé direito, de fora da área, surpreendendo o goleiro Anderson, na primeira investida em gol do Vovô. Golaço !
- Os tricolores sentiram o golpe, dando mostras de desarticulação e errando muitos passes.
- Gol ! 1 x 1, Gilberto, aos 40 minutos. Quando a equipe baiana parecia batida, perdendo o meio campo, uma bola dividida e mal rebatida espirrou para Gilberto, entre os zagueiros, o avante foi mais esperto e veloz, encarou Prass e desviou, empatando. Veio a calhar.
Antes de terminar a primeira etapa, o Tricolor desperdiçou duas boas chances, com Capixaba, depois de uma arrancada de Elber (Prass saiu e fechou), e a testada frontal de Gregore, por cima, após a cobrança do escanteio. Um empate justo. O Ceará fez seu gol e passou a controlar o meio campo, mas no final, depois do empate, o Tricolor cresceu.
*
- O Tricolor fez 10 minutos de bom futebol, teve uma postura ofensiva no começo da segunda etapa, criou uma boa chance mas... foi recuando, recuando e o avoado Lucas Fonseca quase entrega, aos 13 minutos; Anderson salvou.
- Logo depois, saiu Rossi, sentindo dores na coxa, entrou Arthur Cayke, que no primeiro lance que pegou na bola, viu Prass adiantado e bateu forte, tentando cobri-lo, mas o goleirão salvou, aos 19’. Sem predomínios, então. Aos 22, saiu Vinícius, entrou Felipe no meio campo cearense.
- GOL ! 2 X 1 Bahia Gilberto, aos 27 min. Bola roubada nomeio campo e Clayson meteu de primeira, de três dedos, nas costas da zaga, para penetração do artilheiro, que driblou Prass e virou o placar.
- Na sequência, Roger tirou Clayson, cansado, entrou Ronaldo, mais marcador, mas o apoiador não entrou ligado. E o Vovô, perdido, foi pra cima, na pressão, arriscando tudo. Gilberto levou uma pancada na cabeça e foi substituído pelo garoto Saldanha aos 30’. O moço entrou bem, aceso e fez logo duas boas jogadas de área: numa o becão salvou a outra Cayke finalizou fraquinho.
- Daí, os vacilos ! Aos 44’, Ronaldo deu mole no meio campo, perdeu a dividida e quase o Ceará empatou: o chute no canto foi desviado pelo goleiro Anderson, com a ponta das luvas.
- Gol ! 2 x 2 Ceará. Quando tudo parecia controlado, aos 49’, pra variar, o senhor Lucas Fonseca entregou. Rebateu mal e a bola carambolou e sobrou para Mateus, que tentou duas vezes na linha da pequena área e empatou, 2 x 2.
O Tricolor teve o jogo nas mãos, mas os erros da zaga tricolor, recuando, rebatendo à toa ... comprometeram. Empate, enfim, justo pelo que se viu em campo.
*
Destaques
Lucas Fonseca precisa descansar, Roger, não dá mais, chega ! Compromete, entrega no final, quase sempre, sem pernas, sem reflexos.
Pela luta, Capixaba, Juninho, Gregore, Élber. Gilberto, pelos dois gols de centroavante.
O Ceará se garantiu pela persistência, acreditou até o final, na raça, e achou o empate na praia.
*
Escalações :
- Ceará : Fernando Prass, Samuel Xavier, Luis Otávio, Eduardo e Bruno Pacheco; William, Charles, Vinícius (Mateus) e Lima (Rodrigão) ; R Sóbis (Rodrigão)e L Carvalho (Quixadá). Técnico, Ênderson Moreira.
- Bahia : Ânderson, João Pedro, Lucas Fonsea, Juninho e Capixaba; Flávio e Gregore; Rossi (Cayke), Elber, Gilberto e Clayson (Ronaldo). Treinador, Roger Machado.
Arbitragem do Rio Grande do Norte; no apito, Zandick Gondim.
**
No dia 19, ainda pelo Nordestão, o Bahia encara o CSA das Alagoas, em Maceió.
*
- A diretoria está anunciando a contratação do veterano (33 anos) meia Rodriguinho, ex-Corínthians e Cruzeiro e seleção brasileira. Um risco, como qualquer investimento. Mas sabe jogar bola, conhece. Está há uns seis meses sem jogar, lesionado. Recuperado?
**
DEU LEÃO NO BAIANÃO
Vitória 2 x 1 Atlético de Alagoinhas, no Barradão. Com o resultado, o rubro-negro foi a 11 pontos, os mesmos 11 pontos do rival Bahia, que é o líder, por critérios de mais gols feitos. E o próximo confronto, na próxima rodada, é exatamente o Ba X Vi, no Barradão. O Fluminense de Feira chegou a 9 pontos.
*
A partida começou bem equilibrada, com poucas chances de gol lá e cá. Nos 30’, o meia Geovane recebeu de Eron nas imediações da marca do pênalti, livrou-se da marcação e finalizou no canto, de canhota, abrindo o placar: 1 x 0.
Na, sequência, por pouco não saiu o empate do time de Alagoinhas, João Pedro salvou. Aos 38’, Levi entrou na área, fintou o zagueiro Eduardo e caiu, no choque; o árbitro viu pênalti. Eron bateu mal e o goleirão Fabio Lima catou. Bem parelha a primeira etapa.
*
No segundo tempo o Leão fez 2 x 0, com um golaço de Emílio, o becão do Atlético, contra. Foi cortar um chute forte, enviesado e acertou o ângulo do bom goleiro Fabio, seu parceiro.
O time de Alagoinhas reagiu e fez 2x1, por volta dos 27’, mas a meninada rubro-negra segurou bem, mesmo com alguns atletas já no bagaço, sem pernas, e muito cai-cai. Enfim, deu Leão, justo, jogou mais.
*
Escalações
-Vitória de Agnaldo Liz: João Pedro, Wélisson, Carlos, Nuno e Leo; Figueiredo, Gabriel Bispo, Maicon Douglas (Renzo), Eduardo e Geovane (Nickson); Levi e Eron.
- O Atlético de Alagoinhas, treinado por Paulo Sales : Fabio, Paulinho, Eduardo, Èmilio e Felipinho; Kaeffer (Jackson), Dedeco e Carlinhos; Russo, Magno Alves e Vitinho.
No apito, Bruno Pereira Vasconcellos.
**
A equipe titular do Rubro-negro atua neste domingo, ainda em casa, no Barradão contra o Freipaulistano, de Sergipe.
**
Outros jogos do Baianão, pela 5ª rodada:
- Jacobina 1x 3 Bahia ; Doce Mel 2 x 5 Fluminense de Feira.
No domingo: Vitória da Conquista x Bahia de Feira; Juazeirense x Jacuipense.
**
No mais, “Já é Carnaval, cidade ! Acorda pra ver !”