Veja as mudanças anunciadas pelos dois times
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
15/12/2019 às 17:52
Geninho segue no Vitória
Foto:
Foram realidades distintas as vividas pelos rivais Bahia e Vitória neste ano de 2019, que se finda. O Tricolor na primeira e o rubro-negro da segunda divisão. Mas os torcedores, de ambos, terminam o ano com aquele gosto amargo na boca, sem muito o que comemorar no Natal.
*
O Vitória teve uma temporada para esquecer, perdeu tudo o que disputou. Conseguiu a ‘façanha’ de não ser rebaixado para a Série C, graças às manhas do veterano treinador Geninho, o salvador.
O Bahia ganhou o Baianão e iludiu o torcedor. Caiu no Nordestão, derrapou na Sul-americana, chegou perto na Copa do Brasil e deu uma de ‘cavalo paraguaio’ no Brasileirão, fazendo um bom primeiro turno e um péssimo returno, quando desandou a perder e empatar jogos na Fonte Nova, desiludindo o torcedor que até chegou a sonhar com uma classificação para a Libertadores.
*
Agora, é hora de juntar os cacos, lavar roupa suja, avaliar elencos, dispensar atletas que não aprovaram, que negaram fogo, e buscar reforços para a temporada 2020. Com critérios, apuros para que a grana, curta, seja bem empregada.
Ao trabalho, pois
**
Um Leão remoçado
A primeira providência da direção do Rubro-negro baiano foi a de manter Geninho no comando da equipe, com a missão de montar uma nova equipe tendo como celeiro as divisões de base do clube, com tradição de revelar bons atletas. Em tese, decisão certeira.
O time estreia na temporada no dia 15 de janeiro, pelo Campeonato Baiano, contra o Jacobina. Deve usar uma equipe sub-23, sob o comando de Agnaldo Liz, ex-atleta do clube, um velho amigo do presidente Paulo Carneiro. No dia 25 de Janeiro o Leão recebe o Fortaleza (melhor time do Norte/Nordeste) no Barradão, já valendo pela Copa do Nordeste. Aí estará em campo o time principal, sob comando de Geninho.
*
Eis o elenco base para 2020:
- Martín, Caíque, Ronaldo e João Gabriel são os goleiros.
- Nas laterais, Van, Bocão, Uélisson, Rafael Carioca (já anunciado,ex-Bragantino) e Carleto, que renovou contrato e fica.
- No miolo de zaga a tentativa de segurar Éverton Sena e Ramon, com contratos findos. Serão promovidos os garotos Carlos e John, com 19 e 20 anos. Contratações à vista para o setor, um dos pontos fracos do ano infeliz. O time levou gols demais na temporada.
- Rodrigo Andrade e Gabriel Bispo continuam. Mais os jovens Rend e Maykon Douglas. Ficam os meias Nickson e Mateus Tenório. Foi anunciada a contratação do rodado Gerson Magrão, de 34 anos (ex-Ponte Preta).
- Como atacantes, Caicedo, Eron, Ruan Levine e Negueba, pra começar. Neilton retorna mas, pelo alto salário, deve ser negociado.
*
Geninho está participando ativamente da montagem do elenco. A prioridade das prioridades em 2020 é o retorno da equipe para a Série A, a primeira divisão. Cada ano fora da elite o rombo aumenta.
**
No Tricolor, um sobe-desce
O Bahia manteve Roger Machado no comando da equipe, agora com a missão de montar um grupo à sua feição. Que busque atletas comprometidos, profissionais, que queiram e gostem de jogar e honrem a camisa. E que se estabeleçam metas.
*
Saem, em função de término de contrato: o lateral Ezequiel, os zagueiros Xandão e Ernando, os meias Guerra e Shaylon e o avante Artur- dessa turma, Artur é o único que realmente fará falta.
Em princípio, permanecem :
- Os goleiros Douglas, Fernando e Anderson. É preciso um goleiro rodado, de confiança, para revezar com Douglas e até fazer sombra a ele.
- Nino Paraíba e João Pedro, pela direita; Moisés e Geovani (não aprovado), na esquerda. Os laterais. Preciso de fôlego, juventude, velocidade pelos lados.
- No miolo de zaga, o quase ex-atleta ainda em atividade Lucas Fonseca continua; Juninho, Wanderson e Ignácio também. Esse setor carece de um zagueiro forte, alto, veloz e líder, que tenha voz de comando. Urgente. Uma zaga que jogue mais adiantada, compactando com meio-campo e ataque.
- Apoiadores: Gregore, Flávio, Ronaldo e Élton (será que volta recuperado?). Volta Yuri, que estava emprestado.
- No meio-campo teremos a volta de Régis, que estava emprestado ao Corínthians. Continuam o apagado Lucca, o eternamente machucado Marco Antonio e o instável Arthur Caíke. O grupo carece de um meia, camisa 10, dinâmico, organizador e criativo, que tenha chute e o passe profundo. A direção anunciou a contratação de Daniel (ex-Fluminense/RJ),
- Na frente, cairá bem, em tese, a volta de Edigar Junio, que estava no Japão. Ficam o goleador Gilberto, o grandalhão e pesado Fernandão, o veloz e imprevisível Élber, de altos e baixos, e o inócuo Rogério. O time precisa de ter uma opção de um centroavante de velocidade, finalizador, ousado e abusado.
*
O diretor de futebol Diego Cerri decidiu ficar e anuncia mais umas duas ou três contratações até o fim do ano. Com as cartas, pois, o treinador Roger Machado, que é bom de papo. A torcida exige uma equipe mais competitiva, ousada, e sem tanta instabilidade.
**
2020 promete
Baianão, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. É preciso elenco de qualidade pois o calendário é duro.
**
Mundial de clubes nas Arábias
O Mundial de Clubes já começou em Doha, no Catar, mundo árabe. São oito jogos, ao todo.
O Flamengo estreia no dia 17, terça-feira, às 14h30 (horário do Brasil), contra o Al Hilal, da Arábia Saudita, clube que já foi treinado por Jorge Jesus, atual treinador do Flamengo.
O Liverpool vai a campo no dia seguinte, no mesmo local e horário, contra o Monterrey do México.
Tudo armado para uma grande final entre Flamengo x Liverpool, dia 21, revivendo a decisão de 1981, no Japão, quando o Flamengo de Leandro, Junior, Andrade, Adílio, Zico, Tita, Nunes ... sagrou-se campeão.
**
Minha seleção do Brasileirão/2019:
- Santos (Athlético PR), Rafinha (Flamengo), Gustavo Gomez (Palmeiras), Lucas Veríssimo (Santos) e Cortez (Grêmio); Sanchez (Santos) e Gerson (Flamengo); Dudu (Palmeiras), Éverton Ribeiro (Flamengo) e Bruno Henrique (Flamengo); Gabigol (Flamengo).
Revelações: Michael (Goiás), Artur (Bahia), Tales (Vasco) e Rainier (Flamengo)
Treinador: Jorge Jesus (Flamengo)