Bahia absoluto em campo poderia até ter marcado mais gols
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
25/09/2019 às 23:42
Bahia 2x0 Botafogo
Foto: ECB
BAHIA BATE BOTAFOGO NA FONTE NOVA
E PAQUERA UMA VAGA NA LIBERTADORES
*
Um triunfo incontestável, três pontos importantes e a invencibilidade mantida em casa, perante sua torcida. A despeito da boa atuação coletiva, a tarefa do Tricolor ficou mais fácil depois da expulsão do lateral Gilson, ainda na primeira etapa, quando Élber infernizou a defesa carioca, desequilibrando.
Com o resultado, o Bahia chegou a 34 pontos ganhos e voltou ao sétimo lugar na tabela de classificação, a um ponto apenas de São Paulo e Corínthians que estão no grupo que almeja a Libertadores em 2020.
*
Com a bola rolando...
- Noite fria de primavera, com chuvas, campo pesado. Público abaixo do que seria esperado. O jogo começou pegado, marcação dura e disputa acirrada pela bola no meio-campo. O Tricolor tentando impor ritmo, atuando mais no campo adversário, rondando.
- Aos 12’, a primeira grande chance de gol. O experiente Diego Souza lançou por cima nas costas da zaga baiana e Douglas teve de sair da área rebatendo como líbero, a bola sobrou, João Paulo tentou mas Juninho tirou de cabeça quase em cima da linha. Quase o Bota chegou no primeiro ataque feito. Aos 17’, Cícero assustou o torcedor, batendo falta com perigo cobrindo o travessão. O Bahia tinha mais a bola, o Botafogo perigava mais, era mais objetivo.
Mas...
- Gol ! 1 x 0 Bahia, Artur, aos 24 minutos. Jogada de Élber pela esquerda, cruzamento forte e rasteiro de Moisés na pequena área, Artur entrou fechando na direita, completando para as redes. Consultado o VAR, gol confirmado.
- Aos 29’, num contragolpe puxado por Élber, do lado esquerdo, Nino Paraíba recebeu livre nas imediações da meia lua e arriscou; Gatito catou.
- Três minutos depois, Élber arrancou em alta velocidade desde o meio campo e foi derrubado por Gilson quase em cima da linha da grande área carioca. O árbitro deu a falta e expulsou Gilson, que era o último homem. Gilberto bateu a falta, forte, e a bola raspou o poste, o goleiro só espiando.
Olhe o VAR ! Nino foi derrubado na área, aos 39 minutos. O árbitro consultou o vídeo por três minutos e decidiu não considerar a falta. O jogo seguiu. E a chuva cessou.
- Com o placar favorável e um atleta a mais em campo o Bahia terminou a primeira etapa senhor da partida, valorizando a posse de bola e atuando na frente. Élber foi o nome, fazendo dupla pela esquerda com Moisés, na correria.
*
- O desenho no recomeço foi de um Tricolor trocando passes no campo adversário e o Botafogo recuado, fechado, esperando uma chance de contragolpe. Assédio baiano, Gatito trabalhando. As ações aparentemente sob controle dos donos da casa.
- Aos 10’, após tabela com Élber, Moisés bateu forte, de frente, rasteiro, queimando o rodapé do poste carioca. Aos 13’, após troca de passes pelo meio, Guerra testou da entrada da área mas pegou fraco e sem direção. Os cariocas só se defendem. Aos 16’, Gilberto perdeu gol feito, cabeceando livre na pequena área... mas errou o alvo.
- Gol ! 2 x 0 Élber, aos 18 min. No cotragolpe, Gregore enfiou para Artur na direita, ele levou a marcação e cruzou rasante para a finalização de Elber, do lado oposto.
- O Bahia continuou acuando, trocando passes no campo ofensivo, sem correr riscos, administrando o resultado. Aos 30’, saiu Elber, muito aplaudido, e entrou Arthur Caíke. Aos 32’ Gregore bateu de longe, por cima. Só aos 34’ o time carioca chegou na área baiana, num escanteio, sem perigar. Douglas não trabalhou no segundo tempo.
- Trocas no Bahia: Fernandão no lugar de Gilberto e Lucca no de Guerra, beirando os 40 min. Só para gastar tempo e garantir o triunfo.
*
Destaques
Gregore, como sempre, Flávio, Artur ... e mais Moisés e um Elber fulminante.
A equipe do Botafogo mostrou-se lenta, envelhecida, não suportou o ritmo e, com um a menos em campo, nem ameaçou.
*
Ficha técnica
- Bahia: Douglas, Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e Guerra; Artur, Gilberto e Élber. Treinador, Roger Machado.
- Botafogo(RJ): Gatito, Marcinho, Marcelo, Gabriel e Gilson; Lucas, Cícero e João Paulo (Gustavo); Pimpão, Diego Souza (Rickson) e Vitor Rangel. Treinador, Eduardo Barrocca.
Arbitragem paulista, com VAR; no apito, Flávio Rodrigues de Souza.
*
Pela rodada 22, o Bahia vai ao Sul encarar o Avaí (SC), na segunda-feira, 30 setembro, às 20h.
*
Outros jogos
- Ceará 0 x 0 Cruzeiro; Flamengo 3 x 1 Internacional; São Paulo 0 x 1 Goiás.
Na quinta: - Palmeiras x CSA; Fluminense x Santos; Grêmio x Avaí; Athlético(PR x Fortaleza.