Brasileiro é vítima de preconceito em convocação da seleção da Rússia
Nara Franco , RJ |
19/03/2019 às 18:56
Pavel Pogebnyak
Foto:
O atacante russo Pavel Pogrebnyak criticou a convocação do brasileiro naturalizado russo Ari para a seleção do país. Em entrevista ao jornal Komsomolskaya Pravda, o jogador (atualmente no Klub Ural) fez comentários racistas a respeito do brasileiro.
- É engraçado ter um jogador negro na seleção russa. Eu não vejo sentido nisso. Não sei nem o porquê de terem lhe dado um passaporte - disse.
A palavra russa usada por Pogrebnyak pode ser traduzida tanto como "engraçado" quanto como "ridículo". Outro brasileiro, Mário Fernandes (também naturalizado russo) recebeu comentários do jogador.
- Nessa posição temos Igor Smolnikov. Poderíamos seguir atuando sem estrangeiros. Não precisamos deles - disse o atacante.
O presidente da União de Futebol Russa, Sasha Baranov se manifestou contra o posicionamento do atleta e disse que o Comitê Disciplinar da entidade investigará as falas de Pogrebnyak.
- As declarações são de gosto questionável e claramente não vão em encontro aos nossos princípios. Além disso, fere a campanha mundial do futebol sobre um jogo igualitário. É errado definir o lugar de um jogador ou de quem quer que seja baseando-se na cor de sua pele - disse Baranov.
Ari está na Rússia desde 2010, quando começou a jogar pelo Spartak Moscou. Em novembro do ano passado, foi convocado pela primeira vez para a seleção russa para os jogos contra Suécia e Alemanha.