Sol de verão, calor de sertão (34 graus), público aquém da expectativa. Gramado verde, em boas condições de jogo e arbitragem tranquila de Diego Pombo Lopez.
ZedeJesusBarreto , Salvador |
20/01/2019 às 20:16
Fluminense 0x0 Bahia
Foto: Felipe Oliveira
Com uma equipe alternativa /sub-23 ( Fernando, o estreante Mateus Silva, Ignácio, Éverson e Mayk; Lepo, Luis Fernando e Filipinho; Iago, estreante, Brumado e Marco Antonio), o Bahia. comandado pelo auxiliar técnico Claudio Prates, estreou no Baianão 2019 empatando contra o Fluminense, o Touros do Sertão, no Joia da Princesa, em Feira de Santana, ambos estreando na competição.
*
Sol de verão, calor de sertão (34 graus), público aquém da expectativa. Gramado verde, em boas condições de jogo e arbitragem tranquila de Diego Pombo Lopez.
*
BABA PEGADO
O jogo começou feio, brigado no corpo a corpo, tecnicamente fraco, sem boas tramas coletivas. Os Touros do Sertão mais encorpados, rodados, e a equipe da Capital mais leve, tentando trocar passes, mas perdendo as divididas e rebotes no meio campo.
Aos 18’, a primeira boa chance de gol, do Flu de Feira: o veterano Reinaldo Alagoano ganhou a dividida na intermediária e deixou Banbam de frente pro gol, na velocidade, mas o arremate saiu errado.
Aos 28’, a resposta do Bahia, já mais assentado em campo: Filipinho pegou de canhota uma bola espirrada, na área do Flu, o tiro forte passou perto da trave do goleirão Léo Paredão. Aos 31’, Mateus cruzou da direita e Brumado testou para a Leo Paredão manda a escanteio com a ponta dos dedos. Aos 44’, Filipinho arriscou de canhota, de fora, assustando o goleiro feirense.
Aos 45’, Jucimar pegou um rebote na entrada da área e bateu rasteiro, com jogadores caídos na área do Bahia, goleiro vencido, a bola passou perto da trave, na melhor chance dos Touros.
O Bahia teve mais posse de bola, trocou mais passes e chutou mais no gol adversário; muito pouco, porém. O zero no placar foi justo na primeira etapa.
*
No retorno dos vestiários, as mesmas equipes. Mais correria, mais vontade de parte a parte, porém pouca inspiração.
- Aos 5’, o lateral Mayk cruzou da esquerda na cabeça de Brumado, mas a cabeçada saiu torta, chance perdida. Aos 11’, após cobrança de falta rasante na linha da pequena área do Flu, os zagueiros Ignácio e Éverson livres perderam o gol, na boa intervenção de Leo Paredão.
Aos 25’, saiu o apagado Marco Antonio e entrou o desconhecido Rodrigo (23 anos, ex-Cianorte), um avante por outro. Saiu Iago, que nada fez, e entrou o grandão Caíque aos 30. No finalzinho, entrou Uéslei Jr (filho do craque Uéslei, 18 anos) no lugar de Brumado.
- Rodrigo ainda teve duas boas chances de tiro, da linha da área, mas pegou mal na bola, em ambas. Já nos acréscimos, o Flu assustou em um cruzamento rasteiro, mas ninguém chegou finalizando. Zero merecido, futebol pobre, nada a reclamar.
*
Destaques:
O goleirão Fernando tranquilo, sem muito trabalho; o lateral Mateus fez boas jogadas no primeiro tempo mas sumiu no segundo. Mayk não comprometeu; bom jogo do miolo de zaga – Ignácio e Éverson; Filipinho foi bem na primeira etapa e desapareceu; Brumado perdeu duas chances e brigou, só. Iago e Marco Antonio decepcionaram.
*
- O Bahia tem 47 títulos de Campeão Baiano. Nesta década, venceu em 2012, 14, 15 e 2018.
*
- Os próximos confrontos do Tricolor : quarta-feira próxima contra o Juazeirense, pelo Baianão, na Fonte Nova, e sábado contra o Santa Cruz (Recife), pelo Nordestão.
**
Novidades em Itinga
- O zagueiro-capitão Tiago, 28 anos, está sendo negociado com o Lanus da Argentina.
- Chegam o apoiador Douglas, 22 anos, emprestado pelo Corínthians; o zagueiro Ernando (ex-Sport) e o meia Fernando, canhoto, irmão gêmeo do apoiador Flávio.
**
Outros jogos
Valendo pela primeira rodada do Baianão: - Juazeirense 2 x 2 Atlético de Alagoinhas.
- Jequié 1 x 0 Jacobina.
Bahia de Feira 2 x 1 Jacuipense, no sábado, na nova Arena dos Cajueiros, da equipe feirense.
No meio da semana, fechando a rodada, Vitória x Vitória da Conquista, no Barradão.