Enderson foi aprovado como treinador. Com informações do ECB
Da Redação , Salvador |
29/11/2018 às 13:05
Enderson segue no comando do time
Foto:
O Diretor de Futebol do Tricolor, Diego Cerri, concedeu entrevista coletiva e falou sobre renovações e sobre o planejamento para o próximo ano. Segundo treinador com mais pontos no comando do Bahia em Brasileirão por pontos corridos, Enderson teve sua renovação contratual anunciada pelo diretor.
“Enderson é um treinador que chegou em um momento difícil. Ele teve um momento mais complicado na final da Copa do Nordeste, mas foi colocando aos poucos o jeito dele de trabalhar e as coisas foram acontecendo. Foi um dos treinadores com o melhor aproveitamento dentro dos pontos corridos, trabalha bem em equipe e se ambientou bem ao clube. Começamos um projeto juntos e temos perspectiva boa para o ano que vem”, contou.
Renovações
Com a temporada terminando, Cerri listou alguns jogadores que tiveram seus contratos renovados e falou sobre a possibilidade de novas renovações.
“A gente tem feito reuniões com a comissão técnica, com o presidente, o vice-presidente e com empresários. Garantimos a permanência de Nino e Elton, que tinham contrato até o fim de 2018, com uma cláusula de renovação até 2019. Já tínhamos feito a renovação do Edigar Junio e do Flávio, e de alguns garotos do sub-23, como Luiz Fernando e Geovane Itinga. Aos poucos vamos montando o elenco do ano que vem, mantendo alguns jovens que podem ingressar na equipe principal e renovando com atletas que foram protagonistas esse ano”, disse.
Temporada 2019
Faltando pouco mais de um mês para o início de 2019, o Diretor de Futebol traçou um panorama da pré-temporada.
“A pré-temporada será muito curta, o calendário não é ideal. Temos a Copa América no meio do ano e iniciaremos a primeira competição no dia 16 de janeiro, a Copa do Nordeste. É um calendário muito apertado, longe de ser o ideal para preparar a equipe”, explicou.
Ele também contou qual será o planejamento inicial para a próxima temporada.
“Vamos tirar a carga de alguns atletas para que eles não joguem tanto durante o ano. O Baiano será um meio para atletas jovens vestirem a camisa do Bahia e terem uma sequência pelo clube para ver como se comporta em ambiente de pressão. Essas serão as premissas para iniciar o trabalho. Conforme for conveniente vamos ajustar. Mas vamos levar esses conceitos. Não esgotar os atletas, fazendo com que eles não façam tantos jogos, e usar atletas jovens no Campeonato Baiano”, falou.
TREINADOR
No clube desde junho de 2018, período em que lançou o meia Ramires e disputou quatro competições, o treinador aceitou a proposta do Esquadrão e iniciará o próximo ano à frente da equipe.
Até então, restando apenas uma rodada do Brasileirão, Enderson liderou o time em 38 atuações. Conquistou 13 triunfos, empatou 13 e perdeu 12 vezes. O aproveitamento atual é de 45,6%.
Destes 38 jogos, 25 deles foram pelo Campeonato Brasileiro (35 pontos – 9 triunfos, 8 empates e 8 derrotas). O retrospecto credencia Enderson como o segundo lugar dos treinadores que mais pontuaram pelo Bahia na ‘era pontos corridos’. O líder deste ranking é Cristóvão Borges, que foi técnico do time durante todo o Brasileirão-2013 e fechou a temporada com 48 pontos.
Tanto na Copa Sul-Americana quanto na Copa do Brasil, chegamos às quartas de final – a melhor campanha da história azul, vermelha e branca. No torneio internacional, fomos prejudicados por erros de arbitragem. Na certame nacional, caímos para o campeão brasileiro Palmeiras.
Além dele, outros membros da comissão contratada em junho continuarão no Fazendão: Luis Fernando Flores (auxiliar), Edy Carlos (preparador físico) e Ailton da Hora (auxiliar de preparação dos goleiros).