Os vencedores do Hackathon+ Turismo foram conhecidos no início da noite deste domingo (21). Após 34 horas de muito trabalho, os 30 competidores da maratona que visou gerar soluções com o intuito de qualificar a experiência de turistas que visitam Salvador e a ampliar a competitividade do setor apresentaram os projetos desenvolvidos.
Com o apoio de dez mentores e também dos profissionais da Rede+, foram conhecidas as propostas que mais agradaram a banca de jurados composta por especialistas renomados. Divididos em seis equipes multidisciplinares, os maratonistas, estudantes e profissionais de diversos setores do mundo da tecnologia e turismo, inovaram e deram vida a ideias inéditas e viáveis.
O primeiro lugar ficou com a equipe Cityfam. A equipe criou uma plataforma voltada para turistas acompanhados de crianças, dando acesso a roteiros, pontos turísticos e atrações interessantes para quem viaja com os pequeninos.
Em segundo, ficou a plataforma Vempraki, que proporciona opções alternativas de entretenimento cultural, de acordo com o perfil de cada turista.
Quem ficou com a terceira colocação foi a equipe Epaço Afora, que desenvolveu uma plataforma voltada ao público do turismo de negócios, que dá opções de espaços alternativos dentro do circuito cultural e turístico capazes de abrigar encontros corporativos. Desta forma, quem viaja a negócios pode conhecer a cidade que está visitando.
Os vencedores ganharam vários prêmios, dentre eles o financiamento total e parcial da participação na Case - Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo -, em São Paulo, além de bolsas em cursos e capacitações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA) e pacotes de coworking e mentorias do Grupo Rede Mais (Rede+).
O evento foi correalizado pelo Sebrae-BA, (Rede+) e Hotel Monte Pascoal, e contou com a parceira da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e da Prefeitura Municipal de Salvador.