Evento conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Da Redação , Salvador |
12/10/2018 às 09:52
Evento em Salvador
Foto: Morgana Sampaio
A 2ª edição do Salvador Maxxi Basketball teve início nesta quinta-feira (11), na capital baiana. Até o próximo domingo (14), a competição reúne 620 atletas de diversos estados brasileiros, que disputam 65 jogos. As partidas acontecem sempre das 8h30 às 22h, na Associação Atlética da Bahia, na Barra; no Colégio Salesiano, em Nazaré; no Iceia, no Barbalho e na Faculdade 2 de Julho, no Garcia.
“O evento vem crescendo a cada ano. Nesta edição, contamos com a participação de atletas de 30 a 73 anos de idade, muitos deles que atuaram na seleção brasileira e são referências do basquete em nosso país”, destaca Ives Costa, presidente Liga Nordeste de Basquete (LNB), instituição que realiza o campeonato, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Jogadora veterana e presidente da Liga de Basquete Feminino Máster do Brasil, a carioca Irene Blanck, 65 anos, é uma das participantes mais animadas com os jogos. “Ano passado já foi um sonho e as expectativas para esse ano são maravilhosas. Voltei a treinar desde que me aposentei para ter um envelhecimento saudável. Se eu não fizer atividade física, fico cheia de dores”, conta.
O soteropolitano André Luiz Guimarães Fonseca, o Ratto, 49 anos, também encontrou no evento uma oportunidade de matar a saudade das quadras. Com uma
carreira vitoriosa no esporte, André fez parte da seleção brasileira, disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta, de 1996, e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999. “Todos que estão aqui sempre tiveram acima de tudo amor pelo basquete. Parei faz 10 anos, mas mantenho o meu preparo físico e não perco um campeonato. O basquete continua me proporcionando coisas boas”, explica André.
Atleta da seleção brasileira durante 14 anos, a paulista Suzete Gobbi, 60 anos, considera que o Salvador Maxxi Basketball é também um ambiente de confraternização. “Já está muito gostoso pelo reencontro com amigos. A expectativa é de ver mais gente na quadra, relembrando os velhos tempos”, afirma.