Com o resultado, o Bahia soma agora 28 pontos e ´deu um salto na tabela de classificação
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
05/09/2018 às 21:55
BAHIA 2X0 SPORT
Foto: ECB
Vingança. Os mesmos 2 x 0 que o Leão da Ilha do Retiro enfiou no Tricolor, lá no Recife, levou o troco na Fonte Nova. Se o jogo foi feio e com raros lances de emoção na primeira etapa, no tempo final a partida ficou mais aberta e o Bahia foi superior, goleou e poderia ter feito até um placar mais dilatado, teve chances para isso.
Importante voltar a vencer e diante de seu devotado torcedor. Cresce a confiança.
Com o resultado, o Bahia soma agora 28 pontos e ´deu um salto na tabela de classificação; entrou em campo no 14º lugar e saiu de campo já em 10º lugar (sujeito a modificações com o andamento da rodada).
*
O pré-jogo
Um dos grandes clássicos nordestinos. A rivalidade é histórica, alimentada ainda pela manjada rixa Bahia x Pernambuco e pela situação de ambos os clubes na tabela de classificação: o Sport entre os quatro últimos e o Bahia ali, de junto, fazendo um returno ruim até então, sem conseguir se desgarrar da turma da rabeira.
- O Tricolor com a beca branca, tradicional, e o Sport com seu rubro-negro.
- Um minuto de silêncio, na abertura, em homenagem ao ponteiro canhoto Artur, do Bahia (começo dos anos 70), falecido esta semana.
*
Bola rolando
O Tricolor, com modificações sensíveis nas laterais e meio-campo, em casa, tomando a iniciativa. O Sport com três zagueiros de área e o meio-campo muito povoado. Daí, muita marcação nas intermediárias e primeiras tentativas só em chutes de longa distância, lá e cá.
Aos 11’, primeiro chute perigoso, de Gabriel, para a espalmada de Douglas; o meia baiano do Sport caiu nas costas de Tiago, livre, com Lucas Fonseca recuado lhe dando condições de jogo.
Muitos erros de passe, uma partida disputada mas tecnicamente fraca, feia. O Bahia tenta investir com mais velocidade e consegue duas finalizações, com Ramires e Ze Rafael, mas os chutes saem fracos, nas mãos de Magrão. O Tricolor tem mais posse de bola, o Leão da Ilha, fechadinho, aposta nos contragolpes em correria pelos lados.
Aos 40’, a melhor chance de gol da primeira etapa, e do Bahia: o estreante Ramires (garoto, 18 anos, oriundo da base) recebeu na área adversária, balançou, tirou a marcação e bateu forte de canhota acertando em cheio o poste de Magrão, levantando a torcida. Foi o melhor lance dos 45’ iniciais. O Leão pernambucano fazendo uma partida estratégica, leva perigo.
Parte da torcida vaiou, manifestando desagrado.
*
Ciente das dificuldades do time baiano com a saída de bola defensiva, a lentidão dos zagueiros, o Sport voltou marcando mais à frente. O jogo, pegado, ficou mais aberto.
- Gol ! 1 x 0 Bahia, Gilberto, aos 8 min, completando na frente da pequena área uma bela jogada de Gregore, arrancando pela direita, rompendo as linhas defensivas do adversário e rolando, limpa.
Aos 9’, por muito pouco o Bahia não ampliou, Marco Antonio tentando duas vezes, Magrão vencido, Ronaldo Alves salvando a pátria rubro-negra. Os pernambucanos, com o placar adverso, foi pra cima e se abriu inteiro. Aos 12’, Gilberto perdeu outra chance, de frente, a bola desviada raspou a trave.
Eduardo Batista trocou Andrigo por Rafael Marques, mais alto e mais rodado. Na sequencia, saiu Neto e entrou Felipe Bastos, mais rodado. Ênderson Moreira retirou Marco Antonio e pôs Clayton pelo lado esquerdo. O Sport cadenciando mais, o Bahia querendo o contra-ataque.
Aos 27 ‘, em boa trama coletiva do Tricolor, Zé Rafael tentou de primeira, da meia lua, mas errou o alvo. Aos 28’, saiu o meia estreante Ramires, aplaudido pela torcida, entrou Flávio. Do outro lado, Mateus Gonçalves, atacante, no lugar de Deivid. O Leão da Ilha arriscando tudo no ataque. Saiu o lateral Paulinho, entrou o zagueiro Everson.
Aos 38’,Clayton bateu falta de esquerda, colocada, Magrão espalmou. Tricolor ofensivo.
- Gol ! 2 x 0, Bahia ! Tiago, completando livre na pequena área uma bela trama de Gilberto e Everton, que rolou da linha de fundo para o meio, a zaga pernambucana paralisada. Aos 40 min, para delírio da galera.
O Leão da Ilha, no desespero, lançou-se à frente, inteiro, na pressão, alçando bolas na área baiana. Aos 49’, o Bahia chegou a fazer mais um gol, mas o árbitro viu toque de mão do zagueiro-lateral Everson, que escorregou quase em cima da linha, perdendo gol incrível.
Ótimo resultado !
*
Destaques
Gregore, monstruoso. O garoto Ramires, grata surpresa. Clayton e Everson entraram muito bem. Lucas Fonseca compromete atrás, sem pernas.
*
Ficha técnica
Bahia – Douglas, Nino, Tiago, Lucas Fonseca e Paulinho; Gregore, Élton, Ramires; Ze Rafael, Gilberto e Marco Antonio. Treinador, Ênderson Moreira.
Sport – Magrão, Ernando, Ronaldo Alves e Durval ; Claudio Winck, Neto Mouta, Deivid e Sander; Gabriel, Andrigo (Rafael Marques) e Rogério. Treinador, Eduardo Batista.
No apito, o paulista Marcelo Aparecido de Souza.
*
- O próximo compromisso do Tricolor, já valendo pela 24ª rodada do Brasileirão, é sábado, no Morumbi (SP), contra o líder São Paulo.
*
- O Vitória joga, na complementação da rodada 23, nesta quinta, no Maracanã (RJ), contra o Fluminense, às 19h.
**
Demais jogos da rodada:
- Botafogo 1 x 1 Cruzeiro (19 hs) ; Ceará 2 x 0 Corínthians (20 h)
Paraná x Chapecoense e Palmeiras x Atlético (PR), às 21 h
Às 21h45 : Atlético Mineiro x São Paulo e Internacional x Flamengo.
- Nesta quinta, além do Fluminense x Vitória, teremos mais dois jogos: Santos x Grêmio e América(MG) x Vasco.
**
Seleção Brasileira
O primeiro jogo da seleção treinada por Tite depois da frustração da Copa 2018/Rússia será o amistoso contra os EUA, lá mesmo na América do Norte (Nova Jersey), na noite de sexta, o feriado de Sete de Setembro.
A despeito de caras novas entre os convocados, o conservador Tite deve mandar a campo uma equipe com a maioria dos atletas que jogaram a Copa. Ele acha que fez tudo certo. Pois.
Provável equipe: Alisson, Fabinho, Tiago Silva, Marquinhos e Fillipe Luiz; Cassemiro, Fred e Phillipe Coutinho; Douglas Costa, Firmino e Neymar.