Esporte

Mesmo sem brilho, seleção brasileira vence a Sérvia e fica em 1º

Paulinho foi eleito o melhor em campo pela Fifa
ZÉDEJESUSBARRETO , da redação em Salvador | 27/06/2018 às 18:24
Paulinho faz o gol por cobertura
Foto: Internet

Sem tanto brilho mas jogando com inteligência, impondo sua superioridade técnica, o Brasil venceu bem a Sérvia (2 x 0) e segue adiante na Copa da Rússia, classificado em primeiro lugar na fase inicial da competição. Em segundo ficou a Suíça, que empatou com a Costa Rica por 2 a 2, em Novgorod, no mesmo horário.

Enfrentamentos

  Com os resultados mais dois jogos definidos no ‘mata-mata’ das oitavas de final:

  - Brasil x México, dia 2 de  julho, 11 h, em Samara

  - Suécia x Suíça, dia 3 de julho, 11 h, em São Petersburgo

  *

Bola rolando

- A torcida verde/amarela predominante nas arquibancadas do estádio Spartak, em Moscou.  

  A seleção canarinho entrou a todo vapor, buscando o gol, até os 10 minutos quando o lateral Marcelo, uma liderança em campo, sentiu algo nas costas, tipo fisgada na coluna, e foi substituído por Filipe Luiz. Por alguns minutos a equipe pareceu sentir a saída do companheiro. O ritmo mudou. Os brasileiros cadenciando, trocando passes.

 Mas Neymar estava a fim de jogo. Aos 24’, tabelou com Gabriel  Jesus e finalizou da esquerda, em diagonal, para defesa do goleiro, triscando nela a escanteio. Aos 29’, Neymar enfiou para Gabriel Jesus na área mas o centroavante demorou de finalizar e perdeu.

- Gol ! 1 x 0 Brasil !  Phillipe Coutinho, da linha de meio campo, percebeu a penetração de Paulinho na meia lua, nas costas da zaga, o lançamento saiu preciso e Paulinho, com o bico da chuteira, deu um totó por cima do goleiro, abrindo o placar, aos 35 minutos.

  Antes de o árbitro apitar o final da primeira etapa, Neymar limpou da esquerda para o meio e arriscou o chute no ângulo. Passou perto.

*

 No começo da segunda etapa, aquela previsível pressão sérvia, com bolas alçadas. Suportamos bem. Aos  11’, num bom contragolpe  armado por William e Phillipe Coutinho, Neymar finalizou meio sem ângulo e o goleiro salvou de joelho a escanteio.  Aos 15’, num cruzamento baixo, Álisson deu mole, rebateu mal, mas Thiago Silva salvou. Mais uns minutos de sufoco total da Sérvia na área brasileira.

 O Brasil recuou e perdeu o controle do meio campo. Aos 20’, Mitrovic testou nas costas de Fagner, Álisson pegou. Daí, Tite trocou Paulinho por Fernandinho, mais marcador e inteiro.

- Gol !  2 x 0 Brasil !  Neymar cobrou escanteio na cabeça de Thiago Silva, na pequena área; o zagueiro antecipou-se ao goleiro, testando forte, aos 22.

Quase ampliamos aos 25’, numa arrancada de Neymar, mas  Phillipe Coutinho finalizou travado pela zaga. Depois, Filipe Luiz bateu de fora, forte, para espalmada do goleiro. A seleção retomou o controle do jogo. Aos 34’, Renato Augusto entrou no lugar de Phillipe Coutinho, na intenção de abrandar mais o jogo, na troca de passes curtos, de primeira.  Aos 37’, William arrancou em contragolpe pela direita, rolou rasteiro para o meio, Neymar bateu de prima mas a bola quicou e cobriu a trave.

 Posse de bola brasileira e os sérvios na roda. Aos 41’, Fernandinho achou Neymar penetrando na pequena área adversária; o atacante tentou um gol de lençol mas deu o goleiro. Aos 47’, Neymar tentou mais uma vez, mas não conseguiu driblar o goleiro como queria.

  Valeu ! Não foi fácil, mas fomos superiores.

*

Destaques:

 Álisson, boas saídas pelo alto, de soco, cortando cruzamentos e uma vacilada no chão, apenas. Fagner evoluiu bem. Thiago seguro e fez um belo gol de cabeça. Miranda, o capitão, sóbrio. Marcelo jogou pouco e Filipe Luiz atuou bem, soltou-as na segunda etapa. Cassemiro, um leão. Paulinho, que golaço ! Fernandinho entrou bem, revigorando o meio campo. William bem melhor na segunda etapa. Phillipe Coutinho, só pelo lançamento para o gol de Paulinho já valeu. Gabriel Jesus ainda está devendo. Neymar ainda não está voando, mas já jogou muito melhor, tocando bola, caindo menos, chutando em gol. Tende a crescer a cada jogo.

- Paulinho foi eleito o melhor em campo pela FIFA.

 

**

 Maldição dos 7 x 1   

Acreditem, a Alemanha campeã do mundo em 2014, a primeira no ranking da FIFA, aquela mesma dos 7 x 1 (lembra?), tida e havida como uma das favoritas ao título na Rússia, está fora da Copa. Foi desclassificada pela ingênua mas veloz e aplicada Coreia do Sul, 2 x 0, em Kazan.  Não, ninguém sequer imaginava. Uma zebra asiática do tamanho do território russo.

 Para muitos, a síndrome dos campeões do mundo que costumam cair fora, decepcionar nas copas seguintes, caindo já na fase inicial de classificação. Pasmem, a Alemanha ficou em derradeiro lugar do Grupo F. Para muitos brasileiros, supersticiosos, uma maldição, punidos por aqueles terríveis e inesquecíveis 7 x 1 contra o Brasil em 2014, no Mineirão.

 Na verdade, os frios alemães fizeram uma copa decepcionante, a pior de sua história. E quem disse que alemão não chora?  Lágrimas em campo e nas arquibancadas. Os coreanos comemoraram o feito como se tivessem ganho o título.

*

  Muitas surpresas e muitas lições numa Copa do Mundo. Rico futebol. Coisas da deusa bola.

**

 Nosso  adversário

 Em Ecaterimburgo, pela manhã, o México, nosso próximo adversário, levou 3 x 0 da Suécia. Relaxados, já classificados, os norte-americanos latinos erraram muito na defesa. Não fosse o goleiro Ochoa e seria uma goleada. Teve gol contra em jogada bisonha de Alvarez e um cartão amarelo para o defensor Galhardo, por entrada violenta, já aos 11 segundos de jogo, um recorde.

 Mas que ninguém se engane. Contra o Brasil eles costumam se superar, jogam muito mais e com um apetite de feras famintas.  Os mexicanos preferem jogar fechadinhos, marcam muito duro e disparam com três, quatro  em alta velocidade nos contragolpes, geralmente muito bem articulados pelo conhecido treinador Osório.  Muito cuidado com eles, pois.

**

 Jogos da quinta

 Resta a definição dos classificados dos grupos G e H, que vão se enfrentar nas oitavas. Saem nesta quinta-feira:

 Pelo Grupo H, às 11 h, em Volgogrado, Japão x  Polônia (já desclassificada);  Em Samara, Senegaal x Colômbia.   Japão e Senegal lideram com 4 pontos e o Japão tem 3.

Pelo Grupo G, às  15h, Inglaterra e Bélgica, ambos com seis pontos ganhos, definem os primeiro e segundo lugares, em Kainingrado.  Jogão, bom de ver, duas boa equipes.

No mesmo horário, em Saransk, Panamá x Tunísia cumprem tabela antes do retorno pra  casa.

 

**

Zedejesusbarreto     / 27jun2018