Esporte

Copa das matrioskas e o mata-mata Portugal x Uruguai, ZÉDEJESUSBARRÊTO

Os jogadores espanhóis dão a impressão de que não degustaram bem a demissão do treinador Lopetegui às vésperas dos jogos e tampouco o comando de Hierro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/06/2018 às 20:35
Quaresma e CR7 vão doelar com Cavani e Suárez
Foto:

   Uma Copa do Mundo de espetáculos e disputas arrepiantes, de emoções incontidas dentro de campo e nas arquibancadas, nas ruas. Lágrimas coloridas em rostos de todas as idades, etnias e origens. Porque diante da deusa bola todos são iguais, do mesmo tamanho, humanos. E pequeninos perante o mistério do inesperado, do desconhecido.

    As surpresas, a cada jogo, parecem não ter fim. Como as bonecas ‘matrioskas’, regalos russos, que se multiplicam quando se abrem, maravilhosas.

   **

   O perdeu cai fora

  Já temos dois confrontos definidos do mata-mata das oitavas de final, após os jogos realizados na segunda-feira (dia 25 junho):

   - O Uruguai venceu bem a Rússia, 3 x 0, e classificou-se como o primeiro do Grupo A, que pega pela frente o Portugal, de Cristiano Ronaldo, que comeu dobrado para empatar com o Irã em  1 x 1. Portugal ficou em segundo do Grupo B. 

    Assim, Uruguai x Portugal jogam no dia 30/06, às 15h, em Sochi.     

   - A Espanha também sofreu para empatar com Marrocos (2 x 2), terminou a fase classificatória como primeira colocada no Grupo B e vai enfrentar a anfitriã Rússia.

    Espanha x Rússia acontece no dia 1 de julho, às 11 h, no Luzhniki Stadium, em Moscou.

**

  Uruguai atropelou Rússia

   Com os russos, antecipadamente classificados, poupando alguns dos seus principais atletas e tendo um jogador expulso (com dois cartões amarelos) ainda na primeira etapa da partida, os Uruguaios não quiseram nem saber e atropelaram os donos da casa em Samara, na manhã da segunda, 3 x 0.

 Um gol de falta batida rasteira e forte, pelo lado da barreira, por Suarez, acertou o canto, 1 a 0; O segundo, também no primeiro tempo, saiu de um chute violento de fora da área que desviou no lateral Sheryshev, traindo o goleiro. Os uruguaios se pouparam, administraram e cozinharam o jogo na segunda etapa, mas já no finalzinho o avante artilheiro Cavani fez o dele aproveitando-se de um rebote do goleiro, 3 x 0.   

   Bom jogo fizeram os uruguaios, a ‘celeste olímpica’, uma equipe cascuda, com uma defesa sólida e dois atacantes perigosos – Suarez e Cavani.  Tem cacife para ir mais longe na competição.

*

   Irã engasgou os gajos

  Os iranianos precisavam vencer para continuar na competição e enfrentaram de igual para igual o poderoso Portugal de Cristiano Ronaldo, atual campeão europeu. O Irã lutou até o último minuto com uma dedicação e uma postura exemplares. Por muito pouco não venceu. O choro do final bem poderia ser de orgulho, pela valentia, pela garra em campo.

 O jogo foi em Saransk e o ‘gajo’ Cristiano Ronaldo, tido por muitos como o melhor do mundo, encaixotado com a marcação rígida dos iranianos, pouco apareceu: cavou o pênalti que ele mesmo bateu e perdeu, o goleiro encaixou; reclamou da arbitragem e agrediu sem bola um adversário, irritado com a marcação. Levou cartão amarelo, mas bem que poderia ter sido o vermelho.

  O gol luso foi do veterano Quaresma, em belo estilo, batendo de trivela, de pé direito, da entrada da área, pelo lado direito, acertando o ângulo do lado oposto.  O empate iraniano aconteceu na segunda etapa, um toque de braço do defensor após uma cabeçada do atacante; o VAR decidiu pelo pênalti, convertido em gol por Antari. No minuto final, por questão de palmo, o Irã não virou. Os portugueses praticamente não chutaram em gol na segunda etapa.

 **

  Os espanhóis gemeram

  Marrocos não venceu uma só partida mas deixa boa impressão nessa Copa da Rússia. Perdeu para o Irã no minuto final, um gol contra, puro azar quando jogavam melhor. Levou 1x 0 ferrado de Portugal, gol de cabeça do CR-7, e por muito pouco, nessa segunda, não desbancou a poderosa Espanha, 2 x 2 em Kaliningrado. Esteve sempre à frente do placar e assustando, inclusive com bola na trave espanhola. O jogo foi pegado, difícil.

  O primeiro gol marroquino saiu de uma trapalhada rara entre Iniesta e Sérgio Ramos, na intermediária, permitindo a correria e finalização de Boutaid por baixo da saia do goleiro De Gea; os espanhóis empataram após ótima infiltração de Iniesta pela esquerda que Isco detonou para as redes. Os marroquinos passaram à frente na segunda etapa e a Espanha só conseguiu o empate já no final, num belo complemento do avante Aspas, que acabara de substituir o sergipano/espanhol Diego Costa.

  Os jogadores espanhóis dão a impressão de que não degustaram bem a demissão do treinador Lopetegui às vésperas dos jogos e tampouco o comando de Hierro, um ex-ídolo do Real Madrid. É uma equipe sem fome de bola.

**

 Despedida islâmica   

 De malas prontas para voltar pra casa, Arábia Saudita enfrentou o Egito em Volgogrado e venceu, de virada (2 x 1),  com um gol marcado no último suspiro pelo avante Salém. O astro Salah, venerado no Egito como o ‘pequeno faraó’, abriu o marcador com um totó de classe encobrindo o goleiro. O mesmo Salah perdeu um pênalti na sequência. E o gol de empate da Arábia saiu da cobrança de uma penalidade máxima, bem convertida. Muitas orações e agradecimentos a Alah, dos dois lados.

**

  Brasucas em Moscou  

  A delegação brasileira, sem o lateral Danilo e sem o meia-atacante Douglas Costa, machucados, já está em Moscou para a partida de quarta-feira, dia 27, às 15h, contra a Sérvia.  Com um empate apenas a equipe de Tite se classifica, segue adiante. Um triunfo lhe garante o primeiro lugar no grupo. Ninguém espere um jogo fácil.

**

  Jogos decisivos da terça

  Pelo Grupo C, às 11 h, jogam Dinamarca x França, em Moscou, decidindo o primeiro lugar. O Peru cumpre tabela, contra a Austrália, em Sochi.

   À tarde,15 horas, pelo Grupo D, o bicho vai pegar.  A Argentina, com apenas um ponto ganho até agora, joga suas últimas cartadas contra a Nigéria, com três pontos, em São Petersburgo. A Los Hermanos só resta vencer. 

  A Croácia, líder com seis pontos e já classificada, enfrenta a Islândia (um ponto), em Rostov do Don.

**

  Dá pra parar?

  Pra acabar, eu juro que não aguento mais de tanta piadinha boba com o Neymar, nas redes. Não tem sentido tanta cobrança e patrulhamento. 

Deixem o cara trabalhar, jogar a bola dele em paz, ‘gentem!’