Um domingo para esquecer: os representantes baianos no Brasileirão decepcionaram
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
06/05/2018 às 22:01
Sport 2x0 Bahia
Foto: ECB
Foi um domingo amargo para o futebol baiano. Nossos representantes na Série A do Campeonato Brasileiro foram surrados, jogando mal.
Primeiro o Vitória, em casa, perante sua torcida, levou 2 x 1 de virada do Fluminense (RJ) e a equipe saiu de campo vaiada, sobretudo pelo opaco segundo tempo do jogo.
Na boca da noite, em Recife, um Bahia sem fibra levou 2 x 0 do Sport, na Ilha do Retiro, e ainda teve jogador estreante expulso. A equipe jogou 25 minutos e ... entregou-se.
Com os resultados da rodada até agora, o Vitória, com apenas um ponto ganho em quatro rodadas está no penúltimo lugar na tabela de classificação, pairando na famosa zona de rebaixamento. O Bahia, com quatro pontos, está na 15ª colocação. Nada confortável e muito preocupante.
**
Um tricolor frouxo
O clássico nordestino na Ilha do Retiro, em Pernambuco, começou equilibrado, com o Tricolor pondo mais a bola no chão, envolvendo, trocando passes, mas finalizando pouco e mal. Aos poucos o Leão da Ilha foi encaixando a marcação no meio campo e, a partir dos 30 minutos mandou no jogo, ganhando as divididas, o corpo-a-corpo, os rebotes, neutralizando a equipe baiana e chegando mais na frente.
Aos 38’ quase o Sport abre o placar, num cruzamento rasteiro da direita que cruzou a pequena área tricolor; na sequência, Zé Rafael recebeu livre na grande área mas, pra variar, errou feio o chute.
O gol do Sport saiu por acaso, aos 45’: Marlone cruzou despretensiosamente da esquerda, Éverton tentou tirar de primeira mas pegou mal na bola que se chocou no travessão, bateu na mão de Douglas, vencido, e ganhou as redes. 1 x 0, gol contra, numa jogada onde tudo deu errado pros visitantes.
*
Na volta dos vestiários, o mesmo panorama: o Sport marcando duro, disputando cada bola com garra e o Bahia aceitando a marcação e a pegada do adversário sem reagir.
Aos 3 minutos, após duas boas intervenções de Douglas, os pernambucanos bateram um escanteio da esquerda, a defensiva baiana não chegou na bola e, do outro lado, livre, o lateral Winck acertou um chutaço de primeira que bateu na trave e entrou: 2 x 0.
Por volta dos 15 minutos, o treinador Guto Ferreira trocou os dois meias (Vinícius e Ze Rafael) que não conseguiam criar nada, pondo em campo Régis e o estreante Ítalo. Aos 19’, Régis finalizou e acertou a trave do goleiro Maílson e aos 27’ o árbitro carioca, caseiro, expulsou Ítalo (dois cartões amarelos). Aos 29’, Douglas fez duas grandes defesas em chutes de frente evitando um placar mais elástico.
*
Destaques
O goleiro Douglas, sem culpa nos gols; Nino e Leo,os laterais, renderam pouco ofensivamente; Gregore e Élton lutaram muito; Vinícius e Zé Rafael apagados, querendo conduzir demais a bola, perdendo todas as divididas; Edigar Junio nem parece que entrou em campo. Élber foi o mais buliçoso na frente.
No Sport, a pegada forte. Marloni, Anselmo e Felipe Bastos mandaram no jogo.
**
O Bahia encara o Vasco (RJ) na quarta-feira, Fonte Nova, pela Copa do Brasil.
**
Leão decepcionou na Toca
São 12 pontos disputados e apenas um conseguido. O Vitória perdeu de virada para o Fluminense (RJ), 1 x 2, e saiu vaiado de campo pela sua torcida, em fim de tarde chuvoso no Barradão. Foram dois tempos de jogo. No primeiro tempo o rubro-negro até foi melhor, correu mais, marcou bem o adversário e conseguiu fazer 1 x0 diante de um tricolor carioca tímido, aceitando a superioridade da equipe da casa.
- O gol saiu de uma boa trama pela direita. O estreante lateral direito Jefferson foi ao fundo, em velocidade, e cruzou no chão, para trás; Neilton pegou de primeira, de frente, forte e abriu o marcador: 1 x 0.
Na segunda etapa só deu Fluminense, mais adiantado, encurralando o Leão, todo recuado, apostando apenas no contragolpe. O Flu dominou o meio campo, trocou passes e chegou ao gol aos 27 minutos, após cobrança de escanteio da esquerda. A defesa não resolveu e a pelota sobrou limpa, na frente da área, para Pablo Dyego, que bateu seco na direção do gol. Rhaynner atrapalhou Caíque e aconteceu o empate: 1 x 1.
O Vitória não reagiu e o time carioca mandava no jogo. O gol de desempate aconteceu aos 40 minutos, após nova cobrança de escanteio pela esquerda; a defesa espiou e o lateral Gilberto testou firme: 2 x 1.
Frustrado e preocupado, o torcedor vaiou a equipe.
*
Salvaram-se da jornada infeliz o lateral e o volante Yago. Neilton apagado, Denílson brigando com a bola.
*
O Vitória volta a campo na quinta-feira, partida decisiva pela Copa do Brasil contra o Corínthians. No Barradão deu empate. Quem vencer segue adiante na competição.
*
A queda do Goleirão
Fernando Miguel, 33 anos, temporadas seguidas como incontestável titular no gol rubro-negro, caiu em desgraça no clube e está indo para o Vasco (RJ). Que lá retome sua vida, volte a jogar em alto nível.
Ouvi de rubro-negros bem informados que o goleiro perdeu a liderança e o respeito de ‘alguns’ no clube depois do triste episódio daquele Ba x Vi da sujeira, no Barradão. Fernando Miguel teria ficado chocado com as imagens que viu depois na tevê, de alguns colegas batendo covardemente em Vinícius do Bahia, a quem ele, o goleiro, segurava. Teria se arrependido e chegou a expressar repúdio às atitudes dos colegas agressores.
Sua postura perante os fatos teria dividido o grupo e o goleiro comprometeu o que chamam de ‘vestiário’. Foi escanteado, perdeu a motivação e a posição e o melhor foi sair. Caíque assumiu o gol rubro-negro. O mundo e sub-mundo da bola não é só ‘glamour’.
*
A saída do meia
Outro que está deixando o clube, também em desgraça, é o meia Cleiton Xavier, 33 anos, contratado na temporada 2017 para ser o grande maestro do meio campo e líder da equipe mas que nunca conseguiu jogar bem. Viveu mais tempo na enfermaria, machucado, e quando entrou pouco mostrou. Dizem que é o mais alto salário do clube. Deve ser emprestado para um time da segundona e o Vitória se compromete a pagar parte do salário, só pra se ver livre do cabra.
**
A quarta rodada
Vasco 4 x 1 América(MG), São Paulo 2 x 2 Atlético (MG), Corínthians 1 x Ceará,
Cruzeiro 1 x 0 Botafogo; Atlético Paranaense 1 x 3 Palmeiras; Flamengo 2 x 0 Internacional.
Grêmio 5 x 1 Santos.
Amanhã à noite, segunda, fechando a rodada: Chapecoense e Paraná Clube.