Se condenado Guerrero pode ficar fora da Copa do Mundo 2018
Nara Franco , Rio |
30/11/2017 às 14:32
Paolo Guerrero
Foto:
Paolo Guerrero, atacante do Flamengo, está sendo julgado hoje (30) em Zurique. Ao chegar à sede da FIFA, na Suíça, o jogador teve seu carro cercado por torcedores, mas entrou rapidamente no local acompanhado de seus advogados e não deu declarações.
A sessão é fechada, sem acesso de jornalistas, e começou por volta de 11h (de Brasília) - deve durar aproximadamente três horas.
Em frente à entrada principal da Fifa, um grupo de 20 peruanos que vivem na Suíça enfrentou o frio - sensação térmica de -1°C - para dar apoio ao jogador antes do julgamento. Eles vestiam camisas da seleção do país e levaram bandeiras. Também havia alguns jornalistas peruanos.
Guerrero dará seu depoimento, bem como testemunhas levadas por seus advogados. No entanto, segundo o estafe do atacante, é improvável que o resultado seja conhecido de forma imediata. A expectativa é que a decisão demore mais alguns dias e saia até até segunda-feira, dia em que termina a suspensão provisória de Guerrero.
Guerrero testou positivo para a substância benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína. O exame em questão foi realizado após a partida entre Peru e Argentina no dia 5 de outubro, pela eliminatórias da Copa do Mundo, e o camisa 9 recebeu suspensão provisória de 30 dias a partir de 3 de novembro, quando o caso foi divulgado.
A defesa do peruano Paolo Guerrero encontrou chá de coca e chá com mistura da folha de coca no hotel no Peru em que o jogador ficou hospedado com a seleção de seu país, na véspera da viagem para a Argentina, para confronto pelas Eliminatórias, em outubro. Isso significa, segundo o advogado do jogador, Bichara Neto, que não houve contaminação cruzada na fabricação do chá consumido, como acreditavam. Ele bebeu chá que continha folha de coca. O atacante será julgado nesta quinta-feira, às 14 horas de Zurique (11h de Brasília), na Suíça, na Comissão Disciplinar da Fifa, por doping para benzoilecgonina (um metabólito da coca ou da cocaína).
Se condenado, Guerrero deverá ficar fora da Copa do Mundo de 2018.