Esporte

Galvão Bueno revela consulta da equipe de vídeo à caminhão da TV Globo

Para Galvão, o erro em um dos jogos de maior importância da temporada escancara a ineficiência do sistema até o momento
Nara Franco ,  Salvador | 28/11/2017 às 14:51
Galvão Bueno revela consulta da equipe de vídeo à caminhão da TV Globo
Foto: div

Durante o programa "Bem, Amigos!", exibido ontem (27) no canal SPORTV, o apresentador Galvão Bueno e o comentarista Arnaldo Cezar Coelho destacaram a ineficiência do árbitro de vídeo e revelaram uma consulta da equipe ao caminhão de transmissão da Globo após o apito final de Julio Bascuñán.

 

De acordo com Arnaldo, ao fim do jogo, um membro da comissão do árbitro de vídeo questionou o motivo de não ter o replay do lance do pênalti pedido pelos gremistas em Jael, já nos acréscimos da segunda etapa. O motivo, porém, foi um erro da própria equipe que trabalhou na partida.

 

- Pela televisão e pelo estádio se vê o choque, pela câmera um (...), imagem clara. Quando vai para o replay, vê que o choque foi provocado pelo argentino, que empurrou acintosamente. Ele leva o apita até a boca e não teve peito de apitar. Eu fui pesquisar e apurar tudo, a informação que tivemos indo embora. Um membro da comissão do árbitro de vídeo foi ao caminhão de externa do Grupo Globo perguntar, “por que eu não tinha essa imagem do replay?”. O motivo é que ele plugou várias imagens das emissoras que estavam gerando, e a imagem da câmera de baixo, que mostra o pênalti, ele não plugou para ter o replay. Ele errou na formulação do equipamento dele, e isso custou caro. Eles foram contratados por um dinheirão e não conseguiram ajudar.

 

Julio Bueno, gerente de Operações de Eventos do Grupo Globo, afirmou que todas as imagens estavam à disposição da comissão, que não quis utilizar justamente a que apresentava o ângulo invertido e mostrava com mais clareza o empurrão do jogador do Lanús na grande área.

 

- Ele tinha várias câmeras que apresentavam o lance e, por opção dele, não pegou uma das nossas câmeras. Eram 24 que ele tinha, a transmissão no total tinha mais. Ele não pegou essa nossa que mostrava o ângulo invertido, que era o mais esclarecedor. Nós colocamos à disposição deles, mas eles não utilizaram as imagens.

 

Para Galvão, o erro em um dos jogos de maior importância da temporada escancara a ineficiência do sistema até o momento.

 

- Eles não sabem trabalhar com esse sistema de árbitro de vídeo, estão passando a maior vergonha. Como Portugal já está com isso há algum tempo no seu campeonato, eles foram no nosso caminhão de externa procurar no final do jogo e dizer, “qual câmera é essa que vocês têm, que mostra tão claramente o pênalti em cima do Jael?”. Todas! Entregamos todas a vocês. Não sabem operar, é um juiz de futebol que não sabe apitar o apito. É a única comparação que eu tenho.