Eleição no Vasco sempre dá rolo
Nara Franco , Rio |
08/11/2017 às 09:39
Julio Brant também comemora
Foto:
A chahapa de Eurico Miranda, "Reconstruindo o Vasco", foi proclamada vencedora nas urnas no início da madrugada desta quarta-feira, com 2.111 votos, contra 1.975 de Julio Brant e 421 de Fernando Horta, que abriu mão às 16h para apoiar Brant. Mas o pleito cruz-maltino vai parar na justiça novamente, já que a oposição promete lutar para anular os 475 votos da urna 7, que foi isolada e lacrada para ser analisada posteriormente em juízo.
Júlio Brant e Fernando Horta, candidatos de oposição ao atual presidente do Vasco, Eurico Miranda, uniram suas chapas nas horas finais da eleição à presidência do clube. A votação está sendo realizada hoje, dia 7, em São Januário.
Horta apareceu bem atrás de Brant e Eurico nas primeiras bocas de urna, realizadas pelo Globoesporte.com e pela CBN e decidiu apoiar o segundo colocado.
- Isso mostra que o Vasco está unido, o Vasco está pacificado - disse Brant. - É importante convocar os sócios a virem para São Januário. O dia está bonito. Dia 7 de setembro é a independência do Brasil, e dia 7 de novembro marcará a independência do Vasco.
Com a saída de Horta, Brant passa a ser o único concorrente contra o atual presidente, Eurico Miranda. Os votos recebidos por Horta até agora serão desconsiderados.
Horta declarou, após abrir mão da candidatura, que não pediu cargo numa eventual diretoria de Brant:
- Não quero cargo. Eu nunca quis. O que faço é pelo bem do Vasco - disse Horta, que também é presidente da Escola de Samba Unidos da Tijuca.
Nas semanas que antecederam à eleição, Brant já havia se unido à chapa de Alexandre Campello, que abriu mão da candidatura à presidência para concorrer como primeiro-vice-presidente. A união com Horta se dá em moldes diferentes: como ocorreu no dia do pleito, não há uma junção propriamente dita das chapas, mas sim uma desistência de Horta como forma de apoio a Brant. Horta recomendou a seus eleitores que ainda não votaram que optem por Brant.
A união contra Eurico tem o intermédio de sócios beneméritos e grandes beneméritos que apoiaram Brant e Horta. Caso se una com Brant, Horta perderá os votos que já havia recebido até aqui. As chapas de oposição apostam, porém, que uma desistência de Horta dirigirá mais votos para Brant, aumentando as chances de que Eurico não seja reeleito.
Na boca de urna divulgada às 16h, Eurico aparecia com 830 votos, seguido por Brant, com 801. Horta tinha 215 votos, enquanto mais de 500 sócios não declararam em quem votaram. As parciais estão sendo feitas por Globoesporte.com, CBN e Rádio Tupi.
Foto: Brant vota acompanhado do médico Alexandre Campelo