Baba sem emoção
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador |
01/09/2017 às 00:03
Gol do Brasil
Foto: Globo
São nove vitórias seguidas pelos jogos eliminatórios da Copa 2018, na Rússia, classificação e primeiro lugar garantido na competição, sob o comando de Tite.
Brasil 2 x 0 Equador, na Arena do Grêmio, Porto Alegre/ RS, com 37 mil torcedores nas arquibancadas.
**
O baba
Um Equador fechadinho, marcando duro, e um Brasil sem pressa, no começo. Estudos.
O primeiro grande lance foi de Paulinho, aos 8 minutos, costurando uns três na área adversária e finalizando para boa defesa do goleiro Banguera. Um minuto depois, Neymar achou Willian na entrada da grande área; o chute colocado raspou o poste.
A equipe canarinho com a bola, trocando passes mas sem achar a penetração, aquele derradeiro passe preciso, a finalização. Os craques pouco inspirados. O time azul pouco avançou, limitou-se a levantar bolas na área em cobranças de infração.
Aos 33’, Gabriel Jesus recebeu na área, livrou-se da marcação e arrematou forte e a meia altura para outra boa defesa do goleiro, espalmando.
Uma primeira etapa morna, com ares de amistoso, sem brilho. Alguns torcedores vaiaram na descida pros vestiários. A primeira vaia de Tite à frente da seleção.
*
Na volta da merenda, Tiago Silva na zaga em lugar de Miranda, machucado. O torcedor gremista pedindo a entrada de Luan, garoto ídolo do tricolor gaúcho. Mas Tite pôs Phillipe Coutinho no ligar de Renato Augusto.
Uma ótima chance de gol, aos 13min: Daniel Alves cruzou da direita, com a perna canhota e na quina da pequena área Gabriel Jesus testou para a espalmada do goleiro Banguera. Pressão em busca do gol brasileiro. O jogo fica mais ríspido, os equatorianos pegando duro. O time da casa em cima.
- Gol ! 1 x 0 Brasil, Paulinho, aos 24min. Após a cobrança de escanteio da direita, a bola disputada pelo alto sobrou na praia, na linha da pequena área para Paulinho que encheu o pé, abrindo o ferronho e forçando o Equador a sair mais da defesa.
Bombardeio brasileiro, com Willian e Neymar, por volta dos 27’, para duas grandes defesas de Banguera, evitando o gol.
- Gol ! 2 x 0, Phillipe Coutinho, tabelando bonito com Gabriel Jesus, golaço, aos 32 min. O jogo ficou mais fácil com Coutinho em campo.
Aos 38, saiu William, entrou Luan, a pedidos. Triunfo garantido.
*
Daniel errou mais do que acertou, Neymar pouco inspirado, Paulinho sempre presente, e Phillipe Coutinho mudou o panorama do jogo.
**
Outros resultados:
- Venezuela 0 x 0 Colômbia // Chile 0 x 3 Paraguai, acreditem, em Santiago.
Uruguai 0 x 0 Argentina, no Centenário de Montevidéu; pouca inspiração.
Ainda jogam, noite a dentro desta quinta, fechando a rodada, Peru x Bolívia.
Classificação :
O Brasil lidera com 36 pontos, já classificado; Colômbia com 25 ; Uruguai, 24; O Chile tem 23; A Argentina, 23; Equador, 20 ; Paraguai, 21 ; Peru , 18 ; Bolívia 10 e a Venezuela só 7.
**
Próxima rodada, terça-feira, dia 5 de setembro:
Colômbia x Brasil; Bolívia x Chile; Equador x Peru; Argentina x Venezuela; Paraguai x Uruguai.
**
Japa na Copa
O primeiro time da Ásia a carimbar o passaporte para a Copa 2018/Rússia é o Japão.
Pelas eliminatórias da Europa, dois destaques:
- Primeiro, os convincentes 4 x 0 da França, em Paris, sobre a depauperada Holanda. A seleção francesa mais parece uma equipe da África, tantos são os jogadores negros, uma geração nova de muito boa qualidade: Pogba, Kanté, Coman, Lenmar, M’Bapé, Umtiti... Se até lá (junho/2018) conseguir um bom encaixe, é candidatíssima ao título mundial na Rússia.
- Segundo, o gajo Cristiano Ronaldo continua a quebrar recordes, agora maior artilheiro da história do futebol português. Portugal enfiou 5 x 1 numa tal Ilhas Faroe. CR-7 marcou três, um deles de voleio, e chegou a 78 gols com a camisola lusitana. Pelé fez 77 pela Seleção Brasileira.
**
Ba e Vi
Cá no quintal de casa ...
Semana agitada no Bahia, uma equipe em queda no Brasileirão, desengrenou. A notícia que mexeu com o torcedor foi a efetivação de Preto como treinador, até o final do ano. Uma aposta de altíssimo risco da direção do clube. Torcemos para que dê tudo certo, ele tem o apoio do grupo e tal e coisa, mas... se os triunfos não vierem, já, o torcedor vai cobrar com força e a vaquinha tende morrer no brejo. .
Entendo que a Série A é balaio de cobra criada e manha de jogo a gente só pega jogando. Preto, jogador enjoado, não gostava de perder, não tem rodagem como treinador. Ainda.
Preto precisa de um elenco inteiro, voando. Cadê Hernane, Allione, Edigar jr ... ? O tricolor só volta a campo na segunda, dia 11, contra o Atlético (GO), o lanterna, lá em Goiânia.
*
Outra, no Tricolor, política: O quase que lançamento do nome do super-secretário municipal (ora na cadeira de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador) Guilherme Bellintani como candidato a presidente do clube, eleições em dezembro. Ele só topa se Marcelo Sant’Anna, o atual presidente, não ‘se botar’ para um segundo mandato.
**
No rival Vitória, em alta, momento positivo, uma semana limpa para Mancini azeitar o conjunto à sua feição. Gosto da pegada, da aplicação e do preparo atlético da equipe. E as expectativas do retorno de atletas machucados, como o capitão William Farias, os avantes Kieza e André Lima, os meias Carlos Eduardo e Cleiton Xavier...
O Vitória recebe o Fluminense (RJ) no Barradão, domingo, dia 10. Suspensos, não jogam o incansável meia Yuri e o apoiador – zagueiro (líbero) Ramon, que vem atuando muito bem.
**
Zedjesusbarreto / 31 ago2017