A instabilidade do Vitória no campeonato brasileiro é preocupante, pois, perde jogos em Casa
ZédeJdesusBarrêto , Salvador |
21/06/2017 às 21:52
Mais uma derrota do Vitória, em casa
Foto:
Em contragolpes de alta velocidade, aproveitando-se de erros individuais e lentidão da zaga rubro-negra, o Santos venceu o Vitória ( 2 x 0 ) no Barradão. O time da Baixada fez 16 pontos e chegou à terceira posição na tabela de classificação. O Vitória bate na porta da zona de rebaixamento, mais uma vez.
O rubro-negro não jogou mal. Aparentemente teve mais a bola, jogou mais no território inimigo, mas sofreu muito com a velocidade e a harmonia dos contragolpes santistas. O time da Vila Belmiro é uma equipe tinhosa, que espera, sem pressa, para dar o bote mortal. Mesmo com desfalques, um time jovem, muitos atletas feitos em casa, o Santos é uma equipe perigosa e não é à toa que está entre os primeiros, jogando do mesmo jeito fora e dentro de casa.
**
Escalações
O time de Gallo: F Miguel, Salino (Neilton), Kanu, Fred e Géfferson; William Farias, Uilian, Patric e Gabriel Xavier (Todinho); David (André Lima) e Kieza.
A equipe de Levir Culpi: Vanderlei, Vitor Ferraz, L Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Renato, Alison (Leo Citadini), Vitor Bueno (Rafael); Copete, Kayke e Bruno Henrique.
Arbitragem do experiente Herbert Roberto Lopes.
Começo de inverno, noite de friagem e chuva fina intermitente no Barradão meio esvaziado.
**
Bola rolando
Duas equipes com postura ofensiva, equilíbrio em campo nos primeiros minutos. Os donos da casa disputando com mais vontade as divididas, ocupando mais o campo do adversário, explorando as laterais. O Santos apostando na velocidade de seus contragolpes.
- Aos 16’, numa bola enfiada por Vitor Bueno, Copete entrou livre, encarou Fernando Miguel, tentou driblá-lo mas prevaleceu o goleiro, cedendo escanteio, na primeira chance real de gol. Aos 19’, após cruzamento da esquerda, Lucio Veríssimo testou mergulhando, livre, mas errou o alvo.
- Aos 24’, numa furada de Alison, por muito pouco o Vitória não abriu o marcador; Vanderley salvou o chute de Patric, a bola repicou em Lucas Veríssimo e voltou, raspando o poste.
- Aos 29 min, Copete ganhou de Salino na velocidade, pela esquerda, e cruzou largo, rasteiro, para a chegada do outro lado de Bruno Henrique que finalizou prensado por Géfferson, fora.
- Gol ! Santos 1 x 0, aos 33’. Fred errou o passe na saída de bola e ofereceu o contragolpe fatal; a bola foi enfiada por Bruno Henrique, pelo meio, e encontrou Copete entrando em velocidade para bater de fora, por cobertura, acertando o ângulo de Fernando Miguel adiantado. Golaço!
- Aos 44’, Patric tramou bem pela direita com Salino, mas a finalização foi muito alta.
O Santos foi mais feliz na primeira etapa, equilibrada.
*
Galo modificou o jeito de jogar, a postura da equipe, já nos vestiários. Retirou Salino, lateral, e colocou o avante Neilton (que começou a carreira no Santos), puxando Patric do meio campo para a lateral direita, sua posição original.
E o rubro-negro foi pra cima, a buscar o empate, tentando reverter a desvantagem no placar, ao ataque, na pressão. O Santos na dele, como gosta, aguardando o momento certo de dar o bote. Até os 5 minutos, só pressão do Leão, a torcida junto.
- Aos 12’, Bruno Henrique disparou em alta velocidade no contragolpe e chegou de frente com o goleiro Fernando Miguel que esticou o braço e salvou. Um minuto depois, David Braz tocou nas pernas de Neilton, que costurava dentro da área, o avante caiu pedindo pênalti mas o árbitro ignorou.
- Aos 19’, David cortou da esquerda para o meio, levou a marcação e bateu forte, assustando o goleiro Vanderlei. Logo depois, Galo retirou David, mais corredor pelas beiradas e enfiou pelo meio o veterano André Lima. Kieza saindo mais da área. Tudo por um golzinho !
- Aos 22’, novamente a velocidade do bote santista; Kayke entrou livre e mais uma vez Fernando Miguel saiu bem e evitou o gol.
O Santos encolhido, o Vitória com a bola, tocando para os lados, tramando, Neilton trabalhando muito, o time até penetrando mas sem conseguir boas finalizações.
- Gol! Santos 2 x 0, aos ; Bruno Henrique arrancou e deixou Fred na saudade, pela direita, entrou de cara e vislumbrou Copete entrando do outro lado; o avante colombiano teve calma para limpar e bater forte, de canhota, sem defesa. O contragolpe mortal santista, mais uma vez.
- Aos 43’, após uma bola alçada na área santista, a bola desviou no braço de Bruno Henrique e o árbitro Herbert Roberto assinalou o pênalti que Kieza bateu forte e acertou o travessão de Vanderlei, perdendo a chance de diminuir o placar.
O Vitória continuou na pressão, jogando bolas altas, cruzando sobre a área santista, a defesa se safando bem. Antes do apito final, Fred bateu falta com perigo mas Vanderlei espalmou. E só.
Deu peixe na Toca do Leão
*
Destaques:
No Vitória, o goleiro Fernando Miguel, umas três intervenções salvadoras; Kanu, Uillian e Neilton, na segunda etapa, foram os melhores. Nos costados de Fred e Géfferson o Santos fez a festa.
No Santos, o goleiro Vanderlei, seguro; os dois zagueiros de área firmes; o experiente Renato e os dois melhores em campo, decisivos: Copete e Bruno Henrique, arranque, velocidade e muito entendimento entre eles.
**
Já valendo pela 10ª rodada do Brasileirão, Atlético (PR) x Vitória, domingo, 16 hs, na Arena da Baixada, Curitiba.
*
E tem Bahêa !
E nesta quinta (22 de junho), no Itaquerão (SP), Corínthians x Bahia, às 19h30, ainda fechando a 9ª rodada. O Timão, com 20 pontos ganhos, na liderança, tem o Grêmio na cola e vai pra cima, dentro de seus domínios. O Tricolor, com alguns desfalques, suportará a pressão? Olho na telinha.