Agora, o tricolor vai pegar o Coritiba, que faz boa campanha
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador |
12/06/2017 às 22:21
Com gol de Corteza, Grêmio encosta no lider
Foto: Zero Hora
O Tricolor baiano encarou o Grêmio no Olímpico, em Porto Alegre, jogou de igual para igual, suportou bem a pressão até os 42 minutos da segunda etapa mas... num vacilo de marcação, após cobrança de escanteio, tomou um gol e perdeu mais uma vez fora de casa (1 x 0), mesmo mostrando um bom futebol.
Com o resultado, a equipe baiana continua em oitavo lugar, com nove pontos ganhos. O Grêmio foi a 15 e encostou no líder Corínthians. O terceiro colocado é o Coritiba, com 13 pontos, próximo adversário do Bahia, equipe difícil de ser batida em seus domínios.
**
Em campo:
Grêmio: Grohe, Edilson, Geromel, Kenneman e Cortez; Michel, Maikon (Lincon), Ramiro, Artur (Éverton), Pedro Rocha (Fernandinho) e Luan. Treinador: Renato Gaúcho.
Bahia : Jean, Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca (Becão) e Mateus Reis; Juninho, Renê Jr, Vinícius (Mendoza), Allione (Ferrareis), Ze Rafael e Edigar Junio. Técnico: Jorginho.
Arbitragem de Eduardo Valadão, de Goiás.
**
Bola rolando
Duas equipes com sistemas, posturas e padrão de jogo parecidos, no começo. Marcação no campo inteiro, curta, e saída de jogo com a bola no chão, troca de passes. Algumas tentativas de chutes a gol de longa distância, jogo estudado. Equilíbrio. O Grêmio com mais posse de bola, o time baiano saindo rápido nos contragolpes. Nenhuma chance clara de gol até os 35 minutos.
Os gaúchos com mais volume, mais ofensivo, encurralando aos poucos. E os baianos tocando mas sem criar muita coisa, sem conseguir penetrar na marcação dura do adversário, sem chegar, sem chutar.
- No toque, pela direita, boa trama e o primeiro chute de Ze Rafael, de frente e colocado, para defesa de Grohe, aos 36 minutos.
- Aos 37’, na tabela, Pedro Rocha entrou de cara mas Jean saiu bem e fez ótima defesa. A mais clara chance de gol da primeira etapa.
Muita pressão gremista, com escanteios seguidos, no final do primeiro tempo, mas a defesa do tricolor Campeão do Nordeste safou-se bem.
- Aos 44’, a oportunidade baiana: Ze Rafael pegou uma sobra, livre na grande área adversária, e encheu o pé mas errou o alvo por muito. Foi só. Sem prevalências. 0 x 0.
*
Nenhuma mudança nas equipes, nos vestiários.
Os gremistas voltaram a campo postados ainda mais à frente, tentando sufocar. O Bahia suportando mas sem conseguir encaixar um bom contra-ataque. Os gaúchos continuavam donos da bola.
- Aos 15, Ferrareis, que tinha acabado de entrar, arriscou da entrada da área e assustou o goleiro Grohe.
Torcida pressionando, o Grêmio sem achar espaços, o Bahia equilibrou, começou a rondar também a área gaúcha. O jogo foi ficando mais lento e mais travado, faltoso. Mas sem grandes emoções.
- Gol, 1 x 0 Grêmio, aos 42’. Escanteio, Geromel triscou de cabeça tirando a zaga e do outro lado apareceu de surpresa, livre, pela direita, o lateral esquerdo Cortez, que só empurrou para as redes. Quem deveria estar colado no chamado segundo pau?
No finalzinho, Jean ainda fez ótima defesa num chutaço de Fernandinho, esquinado.
Talvez o empate fosse um resultado mais condizente pela boa postura, a atuação defensiva do Bahia, mas o vacilo de marcação num lance, no final, foi fatal. E a equipe continua sem fazer pontos fora de casa.
*
Destaques:
Pelo Grêmio, Geromel foi soberbo, não perdeu uma e foi fundamental na bola alta que resultou no gol gremista. Artur e Ramiro no meio campo correram muito. Luan, a grande estrela, apagado, bem marcado.
Pelo Bahia, Jean fez duas grandes defesas; Tiago e Lucas Fonseca atuaram bem; Mateus Reis também. Mas os melhores foram Renê Jr e Zé Rafael.
Boa arbitragem, jogo bem jogado, leal.
*
Próximas paradas:
- Quinta, feriado, 16 hs, no Couto Pereira, Coritiba x Bahia. O time Coxa é o terceiro colocado na tabela, com 13 pontos, fazendo boa campanha até aqui.
- Quarta, 19h30, no Barradão, Vitória x Botafogo. Na Toca, o Leão é forte.
**