Esporte

A NOVELA GUTO X BAHIA: Técnico já é do Inter e só falta pagar a multa

Com informações do site oficial do Bahia e do Zero Hora POA
Da Redação , Salvador | 30/05/2017 às 18:02
Guto dá adeus ao Bahia
Foto: Felipe Oliveira
O Esporte Clube Bahia comunica que o técnico Guto Ferreira chegou a um acordo com o Internacional e que o clube gaúcho manifestou interesse em quitar a multa contratual do treinador.

O Esquadrão de Aço aguarda o pagamento do valor e a assinatura de documentos para encerrar o vínculo com Guto e a sua comissão, composta pelos auxiliares Alexandre Faganello e André Luís, o preparador físico Valdir Júnior e o coach Gustavo Evangelista.

Na reapresentação do elenco, nesta quarta-feira (31), o grupo será dirigido interinamente pelo auxiliar Preto Casagrande.

ZERO HORA

Agora oficialmente técnico do Inter, Guto Ferreira retorna ao Beira-Rio com estilo próprio de trabalho. Interino em 2002, quando conquistou o título do Gauchão pelo clube, o profissional retorna com conceitos de trabalho mais experimentados.

Quem o acompanhou recentemente, não hesita ao comentar a formação preferida do treinador: Guto monta o time no esquema 4-2-3-1. Em geral, opta pela utilização de três volantes, mas três atacantes também são utilizados por vezes.

— Guto gosta de marcação forte e rápida para o ataque — diz Rodrigo Faraco, comentarista da RBS TV e da Rádio CBN Diário, de Florianópolis, que viu de perto o trabalho do profissional na Chapecoense em 2016.

Faraco vai além. Acrescenta a característica do atleta que gosta de usar em determinado setor do campo:

— Um dos volantes do Guto sempre é um jogador de qualidade, que sabe jogar. Guto é um cara frio no vestiário, não faz o estilo paizão.

Daniel Dórea, repórter do jornal A Tarde, de Salvador, pôde ver de perto o trabalho do treinador no Bahia, clube onde este chegou após aceitar proposta que o tirou da Chapecoense:

— No Bahia, logo de cara o Guto armou o time no 4-2-3-1, com dois volantes saindo com a bola desde a defesa, com uma linha de três jogadores à frente, um volante e dois armadores, e, no ataque, um jogador de movimentação: Edgar Júnior. O time é bem organizado e gosta muito de ter a posse de bola. Mas também marca o adversário sob pressão, forçando os erros perto da área — explica.

Guto Ferreira chega ao Inter com contrato até o final de dezembro, havendo possibilidade de renovação por mais um ano. A direção colorada terá de pagar R$ 600 mil aos baianos por conta da multa rescisória prevista no contrato do profissional.