Bahia dorme no G-4 e tem tudo para se classificar
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
04/11/2016 às 22:46
Juninho autor do gol
Foto: DIV
Mesmo atuando mal, sem força e sem nenhuma inspiração em campo, o Bahia conseguiu vencer o Vila Nova em Goiás (1 x 0), com um gol de falta de Juninho feito no começo da partida. Valeu pelo resultado, que permitiu ao tricolor dormir no grupo dos quatro primeiros, em terceiro lugar com 56 pontos ganhos. Valeu também pelo triunfo fora de casa, coisa que a equipe não conseguia há mais de dois meses. Porém a rodada continua no sábado e a classificação pode mudar.
*
A partida Vila Nova 0 x 1 Bahia foi no Serra Dourada (Go), na noite de sexta-feira, jogo único da 34ª rodada da Série B, um público pequeno nas arquibancadas, mas com a torcida tricolor marcando presença.
O Bahia entrou em campo com 53 pontos ganhos em 6º lugar. O Vila em 11º com 46, sem muita aspiração na competição. Para o jogo, o treinador Guto ‘Gordiola’ Ferreira fez mudanças na equipe: Renê Junior foi mantido em lugar de Luis Antonio, Vitor Rangel no de Natã, atuando pelo lado esquerdo, e Regis em lugar de Cajá, na meia.
*
Bola rolando
O tricolor baiano, precisando vencer fora de casa para manter o sonho de classificação começou ofensivo. Aos 6 minutos fez 1 x0, numa cobrança de falta ensaiada e bem discutida em campo; Juninho bateu rasteiro pelo lado da barreira, enganando o goleiro. Antes dos 10’, o treinador Jorge Rauli, do time da casa, teve de substituir o avante Fagner, lesionado, por Aloísio, pelo lado direito de ataque. E o Vila foi para o ataque, em busca do empate, ganhando a disputa no meio campo, empurrando a equipe baiana para o campo defensivo.
Só aos 29’ o tricolor voltou a ameaçar, mais uma vez em cobrança de falta executada por Juninho, a um palmo do poste. A equipe baiana recuada, marcando no próprio campo, apostando no contragolpe, apenas. Acomodou-se com o placar e praticamente não jogou. Não é bem a postura de um time vencedor. Um proposta de jogo arriscada e sem nenhum brilho.
Valeu o primeiro tempo pelo resultado, o 1 x 0, mas o futebol em campo foi muito pobre, sem inspiração.
*
Com vantagem no marcador e um atleta a mais em campo, esperávamos um tricolor baiano mais aceso, marcando em cima, em busca de definir logo a partida. Mas a equipe parecia em câmara lenta, abrindo espaços para contragolpes velozes do Vila, que quase marca aos 5’, o atacante livre e de cara com o gol baiano chutou fora. Só aos 16’ o Bahia chegou, assustando com um chute de canhota do lateral Eduardo, forçando defesa do goleiro Vagner. Rauli pôs o meia Frontini no lugar do veterano Marcelo Cordeiro. E o árbitro danou-se a distribuir cartões amarelos para os atletas do Bahia. O tricolor não definiu, o tempo foi passando e o jogo ficando arriscadíssimo. Aos 22’, outra chance perdida pelo time da casa, Frontini, livre, acertando a trave. Só o Vila jogava.
Aos 30 minutos, o árbitro expulsou o lateral Moisés, aplicando-lhe um segundo cartão amarelo, a chamada ‘compensação’, favorecendo os donos da casa. As duas equipes com 10 atletas em campo, pois. Um Bahia sem força ofensiva, apenas buscando a garantia do placar. E o jogo foi se arrastando, morrinhento, o time goiano alçando bolas na área tricolor e ... só. Aos 44’, enfim, o Bahia chutou uma bola no gol adversário; Luis Antonio, para defesa do goleiro Vagner Bueno. Definitivamente a equipe não sabe o que fazer quando tem um atleta a mais em campo e atua feito um timeco fora da Fonte Nova. Mas... o resultado foi ótimo para manter as esperanças.
*
Bem o goleiro Muriel, o lateral Eduardo, Juninho enquanto teve pernas e ... só.
No Vila, destaque para o baixinho Moisés, buliçoso, que deu canseira.
**
Pela 35ª rodada, na terça-feira, dia 8, na Fonte Nova, o Bahia recebe o lanterna Sampaio Correia (MA). É a reta final, a chegada. Dá para o torcedor acreditar?
**
Rodada de sábado
Eis os confrontos deste sábado que interessam diretamente ao Bahia, complementando a rodada 34 da Série B:
Bragantino (SP) x Vasco(RJ) ; Atlético x Goiás (clássico estadual goiano) ; com 49 pontos ganhos, o CRB (AL) pega o Náutico (PE), em Macieó ; e temos ainda Avaí (SC) x Paraná.
**
Barradão
No domingo, pela Série A, 34ª rodada, Vitória x Atlético (PR), às 16 hs, no Barradão. O time paranaense está em 6º lugar, com 51 pontos, lutando por uma vaga na Libertadores, paroano. E o Vitória está em 17º, na zona da degola, com 36. Só o triunfo importa para o Leão.
*
Copa do Brasil
Decidem o título Atlético (MG) x Grêmio, uma disputa inédita.
O Galo Mineiro é mais time, tem Robinho em estado de graça, mas o Grêmio é time copeiro, cresceu nos últimos jogos sob a batuta de Renato Gaúcho e tem sete decisões de Copa do Brasil nas costas. Bom duelo, são duas equipes competitivas.