Na sexta temos Bahia x Brasil de Pelotas; e na quinta Ponte Preta x Vitória
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
12/10/2016 às 00:05
Gol do Brasil
Foto: DIV
Mesmo sem contar com o talento diferenciado e o poder de finalização de Neymar, a equipe treinada por Tite completou quatro jogos com triunfo, na noite de terça, em Mérida, na Venezuela, e venceu a equipe venezuelana por 2 x 0, sem sustos.
Fechada a rodada das Eliminatórias, assim ficou a classificação. O Brasil ganhou a liderança, com 21 pontos, um a mais do que o Uruguai, que empatou em Bogotá. Equador e Colômbia têm 17 pontos, Argentina com 16 e o Chile só tem 14.
*
Tempo carregado
A situação na Venezuela é tão caótica que a inflação estourou os 200%, é preciso um saco de cédulas para se comprar um ingresso. Clima de manifestações tipo ‘fora Maduro!’ Arquibancadas cheias. No mais, chuva boa constante, e gramado pesado. Em campo, a equipe vinho tinto tem boa defensiva e vontade, raça, mas isso não tem sido suficiente para que os venezuelanos larguem a lanterna, com apenas dois pontos.
*
A posse da bola
Sem Neymar, suspenso, mas com a volta do meia Paulinho e do avante William, os jogadores pareciam querer um tempo para adaptação ao gramado alto, entufado e escorregadio, a bola ligeira. Talvez por isso, aos 7’, o goleiro venezuelano Hernandez errou numa saída de bola, entregando-a a Gabriel Jesus, na frente da área: aquela cavadinha de quem sabe e 1 x 0 Brasil.
Empurrada pelas arquibancadas, a equipe da casa foi pra cima, na correria, marcando na frente. O Brasil evoluindo bem do meio para frente, trocando passes rápidos, Gabriel Jesus e Coutinho os mais insinuantes. Bom ritmo, jogo disputado e limpo.
Aos 30’, noutro erro defensivo venezuelano, Coutinho roubou, tabelou e deixou Paulinho de cara, mas ele pensou demais e bateu para fora. Aos 34, Coutinho pegou uma sobra na arriada, de direita, mas errou o alvo. Eles perigam na bola parada alçada na área brasileira. Aos 40, num contragolpe pela esquerda, quase chegam ao empate, através do veloz Peñaranda. Tivemos a bola, atacamos mais, mas pecamos na decisão de finalizar as jogadas. Neymar faz falta sim. É diferenciado, decide.
No mais, nos 45 iniciais: Gabriel Jesus aceso, golaço, Renato Augusto soberbo no meio campo e William destoando pela direita.
*
Os treinadores não mexeram nas equipes, no intervalo. A mesma pegada. Aos 3 minutos, Gabriel Jesus antecipou-as à zaga num cruzamento de fundo e rasteiro de Felipe Luis, mas errou o alvo. Aos 7’, outro cruzamento de fundo, Renato Augusto na esquerda, a bola atravessou e William fechou do lado oposto acertando o chute: 2 x 0.
Aos 13, um gol de cabeça de Renato Augusto anulado por posição de impedimento de Gabriel. Aos 15, Rondon enche o pé, a bola desvia em Marquinhos e quase entra; dois minutos depois cabeçada do mesmo Rondon assustou, rente à trave. Aos 17’, livre, dentro da área e de frente Paulinho perdeu o gol. Jogo bom.
Paulinho, aos 23, bateu de primeira e perdeu outro gol, sem marcação. Aos 24, num vacilo entre o goleiro Alysson e o lateral Felipe, quase a Venezuela diminuiu. Por volta dos 30 minutos, caiu a iluminação nas torres e o estádio Municipal de Mérida ficou às escuras. Aquele blecaute comum nesses tempos de Maduro, o bicho pegando na casa do vizinho do norte. E haja chuva. Uns vinte e cinco minutos de apagão.
O jogo recomeçou na penumbra, mais morno. O time amarelo continuou dono da bola. Aos 42, Rondon testou forte e Álysson voou, espalmando. Não saiu mais gol, nem o de honra dos donos da casa.
**
Destaques :
Álisson quando foi chamado respondeu; Os laterais Dani Alves e Felipe Luis num bom nível; o miolo de zaga sem complicações, com boa ajuda de Fernandinho. Paulinho correu muito mas foi infeliz nas finalizações, como o Phillipe Coutinho. Renato Augusto, o melhor, Gabriel Jesus no encalço.
*
Próximo jogo do Brasil é em novembro, no Mineirão, contra a Argentina. Messi virá?
*
A rodada
- Bolívia 2 x 2 Equador. A Bolívia fez 2 x 0 e cedeu.
- Colômbia 2 x 2 Uruguai. Um gol com a marca dos dentes de Suarez, fazendo 2 x 1 de virada para o Uruguai e outro do zagueirão palmeirense Mina, de cabeça, sua marca. Um empate bom para o Brasil.
- Chile 2 x 1 Peru. Dois gols do meia Vidal (do Bayern Munique), decisiivo
- Argentina 0 x 1 Paraguai. Los Hermanos caem em Córdoba, desperdiçando até pênalti. Eles berram: Volta, Messi !
**
BaVi
Pela Série A do Brasileirão, o Vitória joga nesta quinta, em Sâo Paulo, contra a Ponte Preta.
Na sexta, pela Série B, o Bahia recebe o Brasil de Pelotas, na Fonte Nova.
Torçamos!
**