É ouro! É ouro! Em clima de festa, a Bahia recebeu nesta terça-feira 20, seus heróis paraolímpicos: Jeferson Gonçalves, o Jefinho, e Cássio Reis, baianos de Candeias e Ituberá, respectivamente, medalhistas no Futebol de 5, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Aos gritos de “é campeão!”, os para-atletas deixaram o aeroporto de Salvador em direção à sede do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), no bairro do Barbalho, em carro do Corpo de Bombeiros.
Recebidos pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, que representava o governo do Estado, os medalhistas comemoravam. “A conquista deles foi simplesmente espetacular. Vamos continuar incentivando o paradesporto baiano que tem sido apoiado, dentro das possibilidades, nas suas mais diversas modalidades”, afirma.
Nesta quarta-feira 21, às 15h30, os dois campeões paralímpicos Jeferson e Cássio serão recebidos, em audiência, pelo governador Rui Costa, no prédio da Governadoria.
EMOÇÃO
Entre familiares, amigos e o público em geral, os dois medalhistas paraolímpicos esbanjavam alegria e bom humor. Nos braços das pessoas queridas, que se multiplicavam em abraços, os dois comemoraram a conquista.
A mãe de Jefinho, Agripina da Conceição, a dona Pina; a esposa de Cássio, Gisleine Ramos; o técnico de futebol do ICB, Gerson Coutinho; as professoras Patrícia e Elenice; e os amigos mais próximos Claudete e Dodô vibravam muito.
Ao lado dos companheiros de equipe do ICB, Ricardo, Rondinei, Tiago, Adailton e Maicon, relatavam detalhes da campanha vitoriosa e da festa de comemoração do título, realizada no Rio de Janeiro. “O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho esteve presente e até apresentou uma música de sua autoria para a nossa equipe”, diziam.
CONQUISTA
Jogador Tiago, que treinou com o grupo em São Paulo, e foi “cortado” na última hora, dizia aos amigos: “A conquista de vocês foi muito boa para todos nós, principalmente por ser dentro de casa”. O treinador Gerson Coutinho valorizou a renovação da Seleção Brasileira e o bem planejado ciclo paraolímpico do grupo.
O título inédito (tetracampeã olímpica) foi conquistado no último sábado 17, quando a Seleção Brasileira de Futebol de 5 derrotou o Irã por 1 a 0, gol de Ricardinho, aos 12 minutos do primeiro tempo, no Centro Olímpico de Tênis (no Parque da Barra).
Jefinho, por exemplo, contou que deseja que o público passe a apoiar ainda mais o esporte paraolímpico. “Foi surpreendente a presença dos torcedores em todas as competições. As pessoas compraram os ingressos e a ideia das paralimpíadas. E espero que isso continue”, frisou. Ambos os jogadores esperam que as empresas ampliem o patrocínio à Seleção Brasileira e, por extensão, ao ICB, que mesmo sendo hexacampeão brasileiro não tem patrocinador.
O próximo Campeonato Brasileiro de Futebol de 5 será realizado em São Paulo, entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro, quando Cássio e Jefinho estarão novamente em quadra, em busca de novas conquistas. “Perdemos a hegemonia nacional em 2015, - depois de nove anos de vitórias seguidas - e agora vamos buscar um novo título”, finalizam.