Vídeogames, TV, tablets e celulares são alguns dos entretenimentos das crianças de hoje. Raramente você vê os pequenos brincando nas ruas jogando bola, soltando pipa, brincado de pega-pega ou pique esconde. Por isso, com o intuito de diminuir a intensidade desses hábitos e incentivar a prática de esportes foi que a escola Gurilândia criou o projeto “Sport Day” para estimular o desenvolvimento do corpo e da mente.
Nos dias 16 e 23 de julho, a escola fará um aulão de judô, taekwondo, patins, skate e slackline, com a finalidade de estimular a coordenação motora, equilíbrio, o intelecto e disciplina. “Todo esporte proporciona benefícios à criança. Queremos através deste projeto, que elas conheçam outras modalidades além do vôlei e do futebol. O patins e o skate, por exemplo, proporcionam ao praticante o senso de lateralidade e equilíbrio. Já o judô e o taekwondo trabalham os aspectos da formação motora, muscular e cognitiva”, afirma o professor de educação física da escola Gurilândia, Maurício Mazza.
“O esporte não deve ser imposto nem visto como obrigação ou como imposição do desejo dos pais de transformar seus filhos em atletas. Elas precisam gostar e se divertir, e é este o nosso objetivo, que elas brinquem e se sintam bem”, afirma a coordenadora geral da escola Gurilândia, Luciana Pinho.
De acordo com Mazza, o esporte deve ser inserido nos primeiros anos de vida, com a natação. Entretanto, a escolha deve ser da criança, se ela gosta, se leva jeito ou até mesmo a logística (ida, volta, horário do local da atividade). “Além dos aspectos fisiológicos e motores, dentre outras coisas, o esporte tem a competência de ensinar à criança a lidar e se relacionar com companheiros e adversários; desenvolver valores de cooperação e respeito às diferenças; aprender a conviver com conquistas e frustrações, conhecendo seus limites e suas potencialidades”, complementa.