Esporte

Projeto Sport Day da escola Gurilândia incentiva a prática de esportes

Nos dias 16 e 23 de julho, a escola fará um aulão de judô, taekwondo, patins, skate e slackline, com a finalidade de estimular a coordenação motora, equilíbrio, o intelecto e disciplina
Vivian Cangussú , Salvador | 13/07/2016 às 18:04
Educação Física
Foto: Divulgação

Vídeogames, TV, tablets e celulares são alguns dos entretenimentos das crianças de hoje. Raramente você vê os pequenos brincando nas ruas jogando bola, soltando pipa, brincado de pega-pega ou pique esconde. Por isso, com o intuito de diminuir a intensidade desses hábitos e incentivar a prática de esportes foi que a escola Gurilândia criou o projeto “Sport Day” para estimular o desenvolvimento do corpo e da mente.

Nos dias 16 e 23 de julho, a escola fará um aulão de judô, taekwondo, patins, skate e slackline, com a finalidade de estimular a coordenação motora, equilíbrio, o intelecto e disciplina. “Todo esporte proporciona benefícios à criança. Queremos através deste projeto, que elas conheçam outras modalidades além do vôlei e do futebol. O patins e o skate, por exemplo, proporcionam ao praticante o senso de lateralidade e equilíbrio. Já o judô e o taekwondo trabalham os aspectos da formação motora, muscular e cognitiva”, afirma o professor de educação física da escola Gurilândia, Maurício Mazza.

O esporte não deve ser imposto nem visto como obrigação ou como imposição do desejo dos pais de transformar seus filhos em atletas.  Elas precisam gostar e se divertir, e é este o nosso objetivo, que elas brinquem e se sintam bem”, afirma a coordenadora geral da escola Gurilândia, Luciana Pinho.

De acordo com Mazza, o esporte deve ser inserido nos primeiros anos de vida, com a natação. Entretanto, a escolha deve ser da criança, se ela gosta, se leva jeito ou até mesmo a logística (ida, volta, horário do local da atividade). “Além dos aspectos fisiológicos e motores, dentre outras coisas, o esporte tem a competência de ensinar à criança a lidar e se relacionar com companheiros e adversários; desenvolver valores de cooperação e respeito às diferenças; aprender a conviver com conquistas e frustrações, conhecendo seus limites e suas potencialidades”, complementa.