Esporte

FIM DE SEMANA com França x Portugal, Vitória xFlu, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Jogaços neste final de semana para os amantes da bolas
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 08/07/2016 às 18:01
C7 é a esperança de Portugal
Foto: DIV

França e Portugal, 16 horas, e Vitória x Fluminense (RJ) às 19h30, domingo. Um bom programa para os que gostam de futebol.
*
Final latina 

O França x Portugal é a final, vale o título de Campeão da Europa. Uma final inédita na Eurocopa. A França, em casa, é a favorita, até porque não perde para Portugal há décadas. Mas...

Os irmãos lusos têm um bom goleiro, uma defesa bem postada (sobretudo se Pepe jogar) e difícil de ser vazada, e na frente tem o Cristiano Ronaldo, um exímio finalizador, o maior artilheiro das eurocopas. Portugal, nessa competição, empatou muito, venceu partidas à custa de prorrogações e cobranças de penalidades, mas engrenou com uma bela vitória sobre Gales. Vai fazer o jogo da vida em busca de seu primeiro título de campeão europeu. Seria (?) a glória maior do vaidoso CR-7. 

A França está empolgada e tem um elenco superior. Um bom goleiro, um craque genial e elegante no trato da bola, Pogba, tem o artilheiro da competição, Griezmann, e um eficiente esquema de jogo. Será um jogão de bola e vale caneco. 
** 
O Leão na Toca
Baixando bem a bola, no âmbito da província teremos ainda no domingo, pelo andamento da Série A, o duelo entre o rubro-negro baiano e o tricolor carioca: Vitória x Fluminense, no Barradão, boca da noite.
O time carioca está em crise. Não vem bem na competição e, no meio da semana, em casa, empatou com um certo Ipiranga (RGS) pela Copa do Brasil. O resultado abalou as Laranjeiras e o treinador Levir Culpi chegou a dizer nos microfones que estava fora da equipe. Mas jogadores do clube e dirigentes o fizeram recuar. Vem a Salvador, portanto, com obrigação de vencer, ou ...
O Vitória, que alterna bons e sofríveis jogos, caiu na armadilha da Raposa (o Cruzeiro MG) em plena Toca do Leão, no meio da semana, levando 2 x 1 da equipe mineira, mesmo jogando bom pedaço da partida com um atleta a mais em campo. Isso pela Copa do Brasil; mas tem a volta na semana que entra, lá no Mineirão.
No domingo, vai partir pra cima do tricolor carioca, a ordem é vencer na Primeirona para não se aproximar mais da zona de rebaixamento. O ponto forte da equipe é um meio campo consistente na marcação (Amaral, William Farias e Diego Renan) e um ataque insinuante, veloz, que se mexe muito: o veterano Dagoberto, Kieza e o serelepe Marinho que, quando joga bem, desequilibra. 
*
Essa semana a diretoria anunciou reforços: já chegou na Toca o avante boliviano Ramallo, pra fazer sombra a Kieza, e está chegando o jovem meia Serginho, do Santos, promissor.
**
No conserto

O Bahia da Série B, depois de uma fracassada sequência de seis jogos perdidos, inclusive dois em casa diante de sua indignada torcida, parou para reparos. A derrota feia para o Vila Nova, na tal Arena da Fonte (1 x 0) provocou tempestades. Demissões, protestos de torcedores, xingamentos pelas redes e ... o recém contratado treinador Guto ‘Gordiola’ Ferreira decidiu levar 31 atletas do plantel (muitos garotos da base) para um ‘freio de arrumação’, trabalho dobrado em Porto Seguro, até o próximo jogo, dia 15, em São Luiz do Maranhão, contra o duro Sampaio Correia.

Nessa ‘tempestade’ desencadeada pela derrota e por uma entrevista aloprada, ainda nos vestiários e de cabeça quente, do presidente Marcelo Sant’Anna, foram dispensados: O preparador físico, muito criticado pela falta de pernas da equipe em campo; o jovem lateral Hayner, mais pela cabeça pequena e quente do que pelo futebol; o meia Danilo Pires, que caiu assustadoramente de produção nos últimos jogos; e o insípido e caro Tiago Ribeiro, sem ânimo. Mais cabeças rolariam, disse o dirigente. 

O presidente do clube prometeu ainda umas cinco novas contratações, mas ... até agora foi anunciado apenas o empréstimo, sem custos, do garoto João Paulo, avante do São Paulo, destaque na Copa São Paulo. Vem para pegar corpo, amadurecer. Uma espécie de estágio. Tá? 

O torcedor quer mais em campo e exige profissionalismo também fora de campo. 

**
Fiasco Sampaulino

E o São Paulo, hein? Encheram o Morumbi, a torcida cheia de esperança na equipe treinada pelo gringo Bauza, e o tricolor paulista levou chumbo, 2 x 0 em casa para o Atlético Nacional de Medellin (COL), uma equipe copeira. Valendo pelas semifinais da Libertadores da América. Alguém acredita que o SP possa vencer lá na Colômbia, sem o becão Maicon, expulso, e sem Ganso, machucado? 

Decepção. Mais uma prova de que o futebol brasileiro anda em baixa. Clubes e seleção. Ninguém mais nos respeita em campo. Fato. 

**
E vem aí as Olimpíadas dos escândalos, da sujeira, da violência... começa em agosto. O Rio de Janeiro continua sendo.