Bahia vai enfrentar o Ceará no próximo jogo
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
28/06/2016 às 21:36
Hernane marcou seu gol
Foto: ECB
Enfim o torcedor tricolor sorriu. Na estreia do treinador Guto Ferreira, mesmo sem jogar um grande futebol, o Bahia venceu o Oeste (SP) na Fonte Nova, perante 6.500 abnegados e cabreiros torcedores, sob chuva e numa noite fria.
Com o resultado, o Bahia foi a 20 pontos ganhos, ficou em sétimos lugar e a dois pontos do G-4, o grupo dos quatro primeiros.
O time com os desfalques de Moisés, Juninho, Luizinho e Edigar Junio, depois de 4 derrotas seguidas. Gustavo Blanco foi a novidade no meio campo.
*
Jogo jogado
As duas equipes com padrão de jogo bem parecidos, muita troca de passes , valorizando a posse de bola e pouca agressividade. O primeiro chute a gol, entrou. Aos 14 minutos, Hayner bateu lateral para a área, Hernane vislumbrou o goleiro meio fora do gol e tocou por cima fazendo 1 x 0. O gol fez o Oeste sair um pouco do conforto defensivo, buscar também o ataque, e a partida ficou mais animada.
Aos 20 minutos, o treinador Guto Ferreira foi obrigado a substituir o meia Cajá, lesionado. O avante Zé Roberto em campo e mudança no jeito de jogar da equipe. A chuva diminuiu mas o jogo continuou murrinha no meio campo, muita briga pela bola e nenhum lance agudo, de área. Pobre de emoções. O Oeste não fez um só arremate ao gol adversário.
*
A equipe tricolor entrou em campo para a segunda etapa sem o avante Tiago Ribeiro, atrasado (alguém deu por falta dele?). O Oeste voltou com um postura mais avançada. Aos 2min, num cochilo defensivo tricolor, Leo Artur entrou livre, de cara com Lomba e bateu para fora, perdendo o gol de empate, já com Tiago Ribeiro em campo. Aos 9’, num chute de longe, forte, Lomba deu rebote para frente e o Oeste perdeu a chance. A segunda. O tricolor não conseguiu articular nada desde a volta dos vestiários.
Aos 16’, num bom contragolpe puxado por Gustavo Blanco, o primeiro, Hernane enfiou para Ze Roberto, na esquerda, e o garoto execrado pela torcida encheu o pé e ampliou: 2 x 0, quando o Oeste vivia seu melhor momento. Aos 26’, o árbitro inventou um pênalti de Danilo Pires (que recebeu a falta ), mas Lomba foi feliz e defendeu de pé. Guto Ferreira substituiu Danilo Pires por PCPenha, logo depois entrou Paulo Roberto em lugar do exausto Gustavo Blanco. A equipe morreu fisicamente, mas suportou o quase sufoco até o final, garantindo o placar e os três pontos. Ufa, valeu pelo placar e os pontos ganhos.
*
Os melhores do Bahia foram o lateral Hayner e o garoto meio-campista Gustavo Blanco. Na frente, mesmo arrebentado fisicamente nos minutos finais, Hernane merece destaque pelo gol que fez e o passe perfeito para o gol de Ze Roberto, o segundo.
Boa estreia, com sorte, de Guto Ferreira.
A equipe do Oeste toca muito, retém muito a bola, mas agride pouco, não finaliza muito.
*
Na próxima rodada o tricolor viaja a Fortaleza, onde encara o Ceará.
**
Briga de Leões
Pela Série A, o Vitória recebe na toca (Barradão), nesta quarta, noite de Sâo Pedro, o Sport Recife, duelo de rubro-negros e a velha rivalidade entre baianos e pernambucanos.
A briga fica mais feia em razão da classificação das duas equipes que têm como símbolos o rei da selva, o leão. O Vitória tem 13 pontos ganhos e está em 15º lugar, a apenas dois pontos do primeiro colocado da Z-4, a zona de rebaixamento. O Sport está na porta da zona, em 16º lugar, com 12 pontos.
O time pernambucano chega com moral, em crescente, após ótimo resultado na Ilha do Retiro, rodada passada. O Vitória, ainda com o gosto amargo do empate contra a Ponte diante de seu torcedor, encara o adversário com dois desfalques importantes no setor de ataque: o artilheiro Kieza e o insinuante Marinho. Mas, como sabemos todos, em competições longas é preciso ter elenco qualificado.
**
Afunilamento na Eurocopa
Já começam as quartas de finais da Eurocopa nesta quinta-feira. Previsão de jogos mais emocionantes:
- Polônia x Portugal. Duas equipes que pouco empolgaram até agora. Cristiano Ronaldo sumidão e Lewandowky idem. São as duas estrelas de cada lado. Portugal é uma equipe mais ofensiva.
- Na sexta, o País de Gales de Bale (avante do Real) pega uma das melhores equipes hoje da Europa, a Bélgica.
- No sábado, o jogaço que bem poderia ser a final da Copa: Alemanha, a atual campeã do mundo, contra a eficiente Itália, que eliminou a Espanha jogando um bom futebol.
- No domingo, os donos da casa – França - recebem a surpreendente Islândia, que eliminou a poderosa Inglaterra, na maior zebra da competição até agora. Afinal, a pequena Islândia, com apenas uns 300 mil habitantes, nunca tinha jogado uma Eurocopa. A festa foi grandiosa. A França é favorita, mas ... quem sabe?