O Oi Praia do Forte Pro 2016 foi iniciado nesta terça-feira, em ondas de meio metro e séries pouco maiores na praia da Catinguiba, pico situado na paradisíaca Praia do Forte, litoral norte baiano.
As meninas abriram o dia disputando duas fases, enquanto os homens foram para a água em seguida.
Logo de manhã, com a maré secando, a ex-top da elite mundial Silvana Lima inaugurou a etapa do Qualifying Series em grande estilo, arrancando notas 8.25 e 5.75 dos juízes.
“Surfei direitinho, peguei boas ondas e estou muito feliz por isso. Agora é manter o foco para seguir bem. Vou acompanhar o masculino para continuar aprendendo com eles e vou torcer para os meus amigos, especialmente Rudá Carvalho, baiano que está me ajudando muito aqui em Praia do Forte”, falou Silvana.
A melhor atuação da rodada de abertura ficou por conta da paraibana Diana Cristina. Muito inspirada, “Tininha” descolou 7.50 e 9.00 dos juízes, registrando o maior somatório do dia (16.50 pontos).
Porém, depois da belíssima estreia, Diana não não conseguiu passar pela segunda fase e perdeu por uma diferença de apenas 0.15 para a cearense Larissa dos Santos.
O duelo foi vencido por outra estrela do Oi Praia do Forte Pro, Jacqueline Silva, que fez duas boas apresentações no primeiro dia da etapa baiana, mostrando um backside muito afiado.
Quem também arrebentou nesta terça foi a pernambucana Monik Santos. Semifinalista da etapa na Praia do Forte em 2008, Monik totalizou 14.15 pontos na estreia e 14.00 na segunda fase.
Também estão classificadas às quartas-de-final as atletas Taís de Almeida, Nathalie Martins, Gilvanita Ferreira e Yanca Costa.
Com três atletas no páreo - Silvana, Larissa e Yanca -, o Ceará chega forte à reta final da prova feminina. A tendência é de que as garotas retornem ao outside somente na quinta-feira.
Entre os homens, foram disputadas apenas quatro confrontos. Quando a maré começou a encher, as direitas da Catinguiba passaram a funcionar com melhor qualidade e o show masculino entrou em cena na Praia do Forte.
O potiguar Alan Jhones abriu a rodada com uma ótima performance convincente, surfando bem à vontade no pico. Invertendo bastante a direção da prancha e com muita velocidade, Alan somou 7.25 e 8.00 para avançar junto com o pernambucano Gabriel Farias, autor de 5.50 e 7.00.
Na sequência, o carioca João Chianca também apostou nas direitas para vencer seu duelo, obtendo 8.50 e 5.50 nas duas melhores ondas. Com uma virada nos minutos finais, o baiano Wallace Sampaio barrou o paulista Wesley Leite, terceiro colocado na batalha que contou ainda com Frank da Silva.
“Gostei muito da direita daqui. É muito boa, parecida com a de Itaúna, onde estou frequentemente pegando onda. Com a água quentinha, não tive dificuldade de me adaptar e consegui encaixar o meu melhor surfe. Estou muito feliz e espero que as próximas baterias sejam tão boas ou melhores que essa. Vou me concentrar bastante para continuar impressionando a todos”, falou João, também conhecido como "Chumbinho".
Na terceira bateria, José Eduardo Oliveira, de Búzios (RJ), foi para as esquerdas e se deu bem, batendo o peruano Adrian Garcia (2o), o pernambucano Paulo Moura e o cearense Itim Silva.
Uma reação fatal nos minutos finais fez o peruano Joaquin Del Castillo roubar a cena no quarto confronto, o último desta terça-feira.
Joaquin mandou 7.00 e 6.00 para assumir a primeira posição e deixar em segundo o baiano Ian Costa, autor de 5.90 e 6.85.
O paulista Renan Peres chegou a ocupar a zona de classificação, mas caiu para terceiro e foi eliminado junto com o baiano Erick Moraes, que também vinha avançando na prova, mas viu os adversários reagirem.
Segundo o ex-top da elite mundial Armando Daltro, diretor de prova do Oi Praia do Forte Pro, a primeira fase masculina terá continuidade nesta quarta, às 8 horas. Em seguida, a tendência é de que sejam colocados na água os oito duelos iniciais da fase seguinte, que marca a estreia dos principais cabeças-de-chave da etapa.
Quartas-de-final
1 Silvana Lima (BRA) x Larissa dos Santos (BRA)
2 Taís de Almeida (BRA) x Jacqueline Silva (BRA)
3 Monik Santos (BRA) x Yanca Costa (BRA)
4 Nathalie Martins (BRA) x Gilvanita Ferreira (BRA)