Esporte

DEFESA VACILA e Uruguai empata com Brasil 2x2, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Neste sábado conhece-se os dois semifinalistas do Baianão
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 26/03/2016 às 08:06
Cavanni marcou o primeiro gol do Uruguai
Foto: Getty

   Recife, arena cheia, lua gorda, céu limpo na noite da sexta-feira santa e decepção para o torcedor pernambucano. Depois de estar vencendo por 2 x 0 e com domínio das ações, a seleção de Dunga vacilou muito na defesa, caiu de produção no segundo tempo e cedeu o empate – 2 x 2. 


  Na área doméstica, neste sábado tem começo de rodada do Baianão, em partidas decisivas pelas quartas de final.

**

   Decisões no Baianão

   Os jogos deste sábado definem dois dos quatro semifinalistas do Campeonato Baiano 2016.

   No Barradão, às 18h30, o Vitória precisa vencer o Flamengo de Guanambi que o derrotou no primeiro confronto, no Sudoeste, pelo placar mínimo, 1 x 0. Um empate classifica a novata equipe de Guanambi que deve vir pro jogo fechadinha, na espera.

   Em função de suas necessidades para continuar brigando pelo título de Campeão, o rubro-negro vai para o combate usando toda a força disponível, inclusive suas novas armas: a volta do conhecido e rodado zagueiro Vitor Ramos, filho da casa, e a ‘apresentação’ do avante goleador Kieza, que no rival atuava como um falso camisa 9. Vai lutar para se encaixar na equipe e no sistema de jogo do treinador Mancini. 

   De volta também o goleiro titular Fernando Miguel, agora com uma sombra negra, maior que ele: o garoto Caíque que surpreendeu positivamente, talvez um herdeiro do grande Dida. 

O rubro-negro precisa ir pra cima, tem de golear, vai sair e propor o jogo. É arriscado, mas, como diria o mestre Evaristo, quem tem medo de perder não ganha. Com o apelo das presenças de Vitor Ramos e principalmente Kieza espera-se enfim um bom público no Barradão, todo em vermelho e preto.  

*

Antes do embate de rubro-negros no Barradão, teremos  Galícia x Fluminense, às 16 horas, com toda vantagem para a equipe dos Touros do Sertão, de Feira, que venceu a primeira com folga: 3 x 0. 

****

  Juá e BaBa

  Dois outros semifinalistas serão conhecidos no domingo, jogos começando às 16 hs.

No Interior, o Jacobina recebe o Juazeirense com a difícil missão de reverter o resultado negativo do primeiro embate ( 2 x 0 ). A equipe do Velho Chico é mais rodada e tem se mostrado mais competitiva na competição. É favorita. Jacobina seria zebra. 

*  

   O Bahia encara o Bahia/Feira na Fonte Nova com as regalias dos 2 x 0 obtidos no fim de semana passado. Apesar da vantagem, o tricolor da capital está levando muito a sério a partida e deve usar o que tem de melhor disponível. 

   Ainda ficam de fora jogadores importantes como Hernane, o brocador, o apoiador Danilo Pires e o lateral direito Tinga.

  O torcedor confia na presença do experiente zagueiro Lucas Fonseca e torce pela estreia do avante Thiago Ribeiro, recém contratado como ‘estrela’ do time.  Vamos esperar seu desempenho e observar o espaço que vai ocupar em campo.  Vai ser atração para o torcedor que não tem comparecido em massa como esperado.  

**

  A bola da Seleção 

   Um animado primeiro tempo. Não podia ter um começo de partida melhor para os anfitriões. Aos 40 segundos Douglas Costa fez 1 x 0 completando na pequena área uma habilidosa jogada de fundo de William pela direita, sem que o Uruguai tenha tocado na bola.

  Aos 7’50”, Neymar quase ampliou: matou no peito dentro da área uma bola cruzada já driblando o zagueiro e finalizou rasteiro, raspando a trave.  A Celeste se recompôs e, aos 11’, quase acontece o empate da Celeste: a bola foi alçada da esquerda na pequena área, o lado esquerdo da defesa amarela espiou e Suarez perdeu o gol de empate já dentro da área pequena, livre de marcação.

   Aos 26, Renato Augusto apareceu como surpresa, enfiado e, na metida de bola de Neymar, em profundidade, a zaga errou o bote: o meia brasileiro ficou com a bola, livrou-se do goleiro e fez 2 x 0. A equipe uruguaia arriscou-se mais ao ataque e chegou ao gol aos 31 min: uma nova bola alçada nas costas David e Filipe, Sanches escorou e Cavani arrematou forte, de frente, diminuindo: 2 x 1. 

   Aos 33’, Neymar arriscou de fora, forte, e a bola  raspou o poste.  Neymar aos 37 fez fila e deixou Douglas de frente, mas o chute saiu errado.

O Brasil foi melhor, criou, buscou mais o gol, porém já mostrava problemas defensivos pelo lado esquerdo, no posicionamento de David e Filipe Luis. 

*

  O Uruguai voltou pressionando, na garra, na manha e antes dos 10 minutos Luiz Suarez recebeu em profundidade, enganou a marcação de David Luiz e bateu cruzado, rasteiro, para empatar a partida: 2 x 2. A Celeste com a iniciativa, a equipe canarinho meio dispersa, após a merenda, perdida taticamente.  Só foi assentar um pouco por volta dos 25 minutos, com a entrada do Felipe Coutinho, mais ofensivo, em lugar do apoiador Fernandinho. Os uruguaios se fecharam, marcando duro e explorando os nervos e a instabilidade técnica e coletiva dos brasileiros, abaixo da produção da primeira etapa. 

Aos 32’, Dunga pôs Ricardo Oliveira em lugar de Douglas Costa. Aos 39, Lucas Lima em lugar de William.  Aos 40’, após falha grosseira de David Luiz, Suarez entrou de cara, livre, mas o goleiro Alisson salvou a pátria. 

   A Celeste foi superior em campo, ficou com as rédeas da partida na segunda etapa. Daí, foi um empate justo e muito comemorado pelos hermanos vizinhos do sul, mais organizados.  

*



  - Terça-feira, Paraguai x Brasil, em Assunção. Ambos com 8 pontos, disputando terceiro e quarto lugares. O líder, com 13 pontos, é o Equador, acreditem. 

   - Neymar não joga contra Paraguai. Levou amarelo, solada na canela do adversário. A ‘avenida’ David Luis, punido, também está fora.  Lá, a partida contra o Paraguai vai ser duríssima. 

*



Um sábado de aleluias e malhação de Judas; desde já uma Feliz Páscoa !