O pequeno Lauan Lima, 8 anos, está radiante com o seu novo “presente”. Ele foi uma das 30 crianças do “Projeto Formando Campeões” que receberam, nesta terça-feira 23, do Governo do Estado, quimonos para a prática do jiu jitsu.
“Eu até tinha um quimono, mas já estava apertado, nem conseguia fazer os golpes e movimentos direito”, conta o garoto, exibindo com orgulho o novo material.
Idealizado e coordenado pelo estudante de educação física, Délio Lima, 33 anos, o “Projeto Formando Campeões” atende, gratuitamente, cerca de 100 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, da comunidade de Lagoa da Paixão, em Fazenda Coutos, Subúrbio Ferroviário de Salvador. As aulas são praticadas na rua, ao sabor do tempo.
“Tinham crianças aqui que há três anos treinavam sem quimono. Esse projeto é o resultado de que é possível mudar a realidade local quando todos se unem por esse objetivo. Agora, o apoio do Governo do Estado vai ser fundamental para que a gente atenda melhor às nossas crianças e jovens”, vislumbra Délio.
O secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, realizou a entrega do material. “Hoje, além dos quimonos, foram entregues dois toldos e 15 placas de tatame. O próximo passo é procurar um espaço onde a atividade possa ser desenvolvida mais adequadamente”, frisou, lembrando que a doação do material foi uma promessa do governador Rui Costa, em visita ao projeto no ano passado.
Resultados
Mesmo praticado em situações ainda adversas, o projeto já trouxe resultados positivos. Em julho do ano passado, três alunos disputaram o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu, em São Paulo. Um dos atletas ficou na terceira colocação, os outros dois foram até as quartas de final.
“Esses resultados mostram que somos capazes. Porém, mais do que a técnica do jiu jitsu, procuramos passar valores morais e éticos para eles”, pontua Délio.