Dos novos com a camisa rubro-negra, destaque para o arisco e perigoso Marinho
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador |
30/01/2016 às 18:45
Jogadores do Vitória comemoram o gol
Foto: ECV
Sem festa, nada diferente, o Barradão com público abaixo do imaginado (menos de 7 mil torcedores nas arquibancadas) , começou o Campeonato Baiano/ 2016, tarde ensolarada de sábado: Vitória 3 x 0 Jacuipense. Sem novidades, mas ganhar faz bem.
Vencer o Baianão é foco total pelas bandas rubro-negras. Ser campeão virou obrigação, para o torcedor. Afinal, o time é de primeira e precisa retomar a hegemonia estadual. Ademais, o Baianão é a única competição do clube neste primeiro semestre, e o torcedor não querer ver o rival/Bahêa ser tri.
O tal baianão serve pra alimentar essas intrigas domésticas, tão somente.
*
Placar justo
No gramado do Barradão, uma equipe mais estruturada, muito mais cara contra um adversário aguerrido porém limitado. Até a abertura do placar, aos 29 minutos, a partida esteve equilibrada, com duas boas chances de golear para cada lado.
Mas prevaleceu a capacidade individual, o treinamento mais apurado: Um levantamento longo, da direita, a bola testada da esquerda para a frente da pequena área, a defensiva de bobeira, e o meia Tiago Maia completou de canhota fazendo o primeiro gol do campeonato. Dai em diante só deu Vitória em campo, mas finalizou pouco e ficou valendo o 1 x 0 na primeira etapa.
No mais, a qualidade de Fernando Miguel, Vander, umas arrancadas de Marinho, Tiago Real meio sumido... E a moçada da Jacu correndo, pegando, marcando, tentando, não mais. E o torcedor da casa chiando contra um trio de arbitragem que teve vacilos mas não chegou a comprometer.
*
O panorama continuou o mesmo até os 14 minutos da segunda etapa, quando Tiago Real recebeu em profundidade pela esquerda, foi ao fundo e serviu: Marinho deu uma de centroavante, completou de canhota, estreou e ampliou 2 x 0. Aos 23’, o goleirão Fernando Miguel defendeu um pênalti cometido por ele próprio e mal cobrado por Orobó. O Vitória ampliou fácil aos 33’, após outra jogada de fundo pela esquerda; o Picapau que mal havia entrada no lugar de Tiago Real cruzou e Alípio, também estreando, chegou antes do pregados zagueiros e tirou do goleiro: 3 x 0.
*
Dos novos com a camisa rubro-negra, destaque para o arisco e perigoso Marinho, o eficiente William Farias, Tiago Real cresceu no decorrer da partida e ... Os conhecidos F Miguel, Diego Renan, Vander. Uma equipe melhor quando ataca do que se defendendo.
*
O torcedor do Vitória ficou tiririca com a notícia de que o Barradão está entre os piores estádios do país. Ora, os parâmetros seguidos foram os das tais ‘arenas’ armadas para a Copa. O Barradão tem aconchego mas não é chique.
**
Rodada domingueira
A primeira rodada do Campeonato Baiano segue neste domingo à tarde, 16 hs.
Em Pituaçu, Juazeirense x Bahia, mando de campo do time do norte do estado. Expectativa sobre a estreia do atual campeão baiano, com nova comissão técnica e remodelado.
Um confronto regional no Sudoeste: o novato Flamengo de Guanambi contra o Vitória da Conquista; em Ilhéus, Colo Colo x Fluminense de Feira; Bahia de Feira x Feirense.
A rodada fecha na quarta-feira com o duelo Galícia x Jacobina.
**
Até quando, Ednaldo Rodriigues?