Esporte

Adriano de Souza comemora o título mundial com vitória no Pipe Masters

Adriano de Souza venceu Gabriel Medina na grande final
Waves , Oahu | 17/12/2015 às 20:33
Adriano de Souza comemora o título mundial com vitória no Pipe Masters
Foto: WSL / Kirstin.

O brasileiro Adriano de Souza, 28 anos, é o novo campeão mundial de surf e do Billabong Pipe Masters. Nesta quinta-feira, Adriano chegou à grande final em Pipeline e ultrapassou o australiano Mick Fanning, que vinha liderando o ranking, mas caiu diante de Gabriel Medina na semifinal.

Depois de superar várias baterias dramáticas, Adriano encontrou o local Mason Ho na segunda semifinal e não decepcionou, vencendo o havaiano para manter o reinado brasileiro na divisão de elite do surf mundial.

Emoção - Depois de um duelo muito acirrado que terminou com o placar de 6.83 a 3.83, a emoção tomou conta das areias de Pipeline. A torcida cercou o novo campeão mundial e fez uma merecida festa para "Mineirinho".

Muito emocionado, Adriano não conseguiu segurar as lágrimas e dedicou o título a Ricardo dos Santos e ao irmão, Ângelo, o "Mineiro", de quem herdou o apelido.

"Quero dedicar esse título a Ricardinho. Fiz essa tatuagem no braço em homenagem a ele e sei que a sua alma estará sempre comigo. Também quero dedicar ao meu irmão, que comprou a minha prancha por apenas 30 reais e sei que esse dinheiro era muito para ele. Hoje estou no topo do mundo", comemorou Adriano, chorando bastante.

Final - A final inédita entre dois brasileiros no Pipe Masters começou com Adriano mandando muito bem no Backdoor, abrindo vantagem com notas 7.67 e 6.40. A partir daí, Gabriel Medina lutou bastante para colocar seu nome na galeria de campeões do badalado evento havaiano, mas poucos tubos apareceram e a vitória ficou com o novo campeão mundial. 

Ao sair da água, Mineiro fez a festa no pódio e desabafou. "Sempre fui massacrado pela mídia brasileira por não ser um grande tube rider, e grandes nomes do surf como Kelly (Slater) não mencionaram o meu nome como possível vencedor deste evento, mas sempre acreditei muito em Deus", declarou Adriano.